Educação e inclusão: a importância do professor e da escola no tratamento de alunos com dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zampa, Marina Passos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28432
Resumo: The interest in pursuing the study of dyslexia came through my experience as a student, who for years suffered with school failure, accompanied by the lack of preparation of teachers and coordinators. The objective is to contribute to these professionals in order to provide tools and knowledge on the subject, to be able to understand the needs that some students have during their development. It is a literature that highlights the importance of understanding dyslexia of all professionals involved in the educational field as a difficulty in acquiring reading and writing process. The same is structured in five parts, the first part deals with the definition of TEA- Specific Learning Disorder, the second part highlighted historical survey of dyslexia, beyond the current definition and comorbidities, the third describe the structure of the brain and the difference between proficient readers and dyslexic readers. The quarte part explains how the diagnosis is made and the fifth part highlights the importance of school and the teacher during the treatment of dyslexic students. This study served to me, as a professional, has a different look during the observation of guiding students in their needs and encouraging their abilities
id PUC_SP-1_b0155f75bf5c9c10e7efd1482462df6f
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28432
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Raiça, DarcyZampa, Marina Passos2022-10-05T22:04:07Z2022-10-05T22:04:07Z2013-11-27Zampa, Marina Passos. Educação e inclusão: a importância do professor e da escola no tratamento de alunos com dislexia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28432The interest in pursuing the study of dyslexia came through my experience as a student, who for years suffered with school failure, accompanied by the lack of preparation of teachers and coordinators. The objective is to contribute to these professionals in order to provide tools and knowledge on the subject, to be able to understand the needs that some students have during their development. It is a literature that highlights the importance of understanding dyslexia of all professionals involved in the educational field as a difficulty in acquiring reading and writing process. The same is structured in five parts, the first part deals with the definition of TEA- Specific Learning Disorder, the second part highlighted historical survey of dyslexia, beyond the current definition and comorbidities, the third describe the structure of the brain and the difference between proficient readers and dyslexic readers. The quarte part explains how the diagnosis is made and the fifth part highlights the importance of school and the teacher during the treatment of dyslexic students. This study served to me, as a professional, has a different look during the observation of guiding students in their needs and encouraging their abilitiesO interesse em realizar o estudo sobre a dislexia surgiu através da minha experiência como aluna, que durante anos sofri com fracasso escolar, acompanhada pela falta de preparo de professores e coordenadores. O objetivo é contribuir com esses profissionais, no sentido de oferecer ferramentas e conhecimento sobre o tema, para que sejam capazes de perceber as necessidades que alguns alunos têm durante seu desenvolvimento. É uma pesquisa bibliográfica que evidência a importância do entendimento da dislexia de todos os profissionais ligados à área educacional, como uma dificuldade no processo de aquisição de leitura e escrita. O mesmo está estruturado em cinco partes, sendo que a primeira parte trata da definição de TEA –Transtorno Específico de Aprendizagem, a segunda parte destaquei o levantamento histórico da dislexia, além da definição atual e comorbidades, no terceiro descrevo a estrutura dos cérebro e a diferença entre de leitores proficientes e de leitores disléxicos. A quarte parte explica como é feito o diagnóstico e a quinta parte destaca a importância da escola e do professor durante o tratamento de alunos disléxicos. Este estudo serviu para que eu, quanto profissional, tenha um olhar diferenciado durante a observação dos alunos orientando em suas necessidades e estimulando suas habilidadesporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODislexiaCérebroEscolaInclusãoProfessorDyslexiaBrainSchoolInclusionTeacherEducação e inclusão: a importância do professor e da escola no tratamento de alunos com dislexiaEducation and inclusion: the importance of the teacher and of school in the teatment of dyslexicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMARINA PASSOS ZAMPA - TCC.pdfapplication/pdf870773https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28432/1/MARINA%20PASSOS%20ZAMPA%20-%20TCC.pdfcd9f633b19dc23a04b7559e7ab8e5c64MD51TEXTMARINA PASSOS ZAMPA - TCC.pdf.txtMARINA PASSOS ZAMPA - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain50458https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28432/2/MARINA%20PASSOS%20ZAMPA%20-%20TCC.pdf.txt35c5476cb898b716336880c9a09fbca7MD52THUMBNAILMARINA PASSOS ZAMPA - TCC.pdf.jpgMARINA PASSOS ZAMPA - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28432/3/MARINA%20PASSOS%20ZAMPA%20-%20TCC.pdf.jpgf61c0e92af7d4ddc4366d1bf210d5c2eMD53handle/284322022-10-06 01:02:20.647oai:repositorio.pucsp.br:handle/28432Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-06T04:02:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação e inclusão: a importância do professor e da escola no tratamento de alunos com dislexia
dc.title.alternative.en_US.fl_str_mv Education and inclusion: the importance of the teacher and of school in the teatment of dyslexic
title Educação e inclusão: a importância do professor e da escola no tratamento de alunos com dislexia
spellingShingle Educação e inclusão: a importância do professor e da escola no tratamento de alunos com dislexia
Zampa, Marina Passos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Dislexia
Cérebro
Escola
Inclusão
Professor
Dyslexia
Brain
School
Inclusion
Teacher
title_short Educação e inclusão: a importância do professor e da escola no tratamento de alunos com dislexia
title_full Educação e inclusão: a importância do professor e da escola no tratamento de alunos com dislexia
title_fullStr Educação e inclusão: a importância do professor e da escola no tratamento de alunos com dislexia
title_full_unstemmed Educação e inclusão: a importância do professor e da escola no tratamento de alunos com dislexia
title_sort Educação e inclusão: a importância do professor e da escola no tratamento de alunos com dislexia
author Zampa, Marina Passos
author_facet Zampa, Marina Passos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raiça, Darcy
dc.contributor.author.fl_str_mv Zampa, Marina Passos
contributor_str_mv Raiça, Darcy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Dislexia
Cérebro
Escola
Inclusão
Professor
Dyslexia
Brain
School
Inclusion
Teacher
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
Cérebro
Escola
Inclusão
Professor
dc.subject.eng.fl_str_mv Dyslexia
Brain
School
Inclusion
Teacher
description The interest in pursuing the study of dyslexia came through my experience as a student, who for years suffered with school failure, accompanied by the lack of preparation of teachers and coordinators. The objective is to contribute to these professionals in order to provide tools and knowledge on the subject, to be able to understand the needs that some students have during their development. It is a literature that highlights the importance of understanding dyslexia of all professionals involved in the educational field as a difficulty in acquiring reading and writing process. The same is structured in five parts, the first part deals with the definition of TEA- Specific Learning Disorder, the second part highlighted historical survey of dyslexia, beyond the current definition and comorbidities, the third describe the structure of the brain and the difference between proficient readers and dyslexic readers. The quarte part explains how the diagnosis is made and the fifth part highlights the importance of school and the teacher during the treatment of dyslexic students. This study served to me, as a professional, has a different look during the observation of guiding students in their needs and encouraging their abilities
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-05T22:04:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-05T22:04:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Zampa, Marina Passos. Educação e inclusão: a importância do professor e da escola no tratamento de alunos com dislexia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28432
identifier_str_mv Zampa, Marina Passos. Educação e inclusão: a importância do professor e da escola no tratamento de alunos com dislexia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28432/1/MARINA%20PASSOS%20ZAMPA%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28432/2/MARINA%20PASSOS%20ZAMPA%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28432/3/MARINA%20PASSOS%20ZAMPA%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cd9f633b19dc23a04b7559e7ab8e5c64
35c5476cb898b716336880c9a09fbca7
f61c0e92af7d4ddc4366d1bf210d5c2e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277783658987520