A percepção dos professores sobre a inclusão de alunos com dislexia no campo de estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Keilly Cristina Delduck
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/7346
Resumo: Este trabalho tem como objetivo enfatizar a inclusão de crianças com Dislexia no processo de formação de professores. Ou seja, levando a entender a contextualização educacional, pois a inclusão de alunos com dislexia leva a escola a refletir e modificar seu espaço escolar, a fim de aprimorar seus recursos pedagógicos utilizados. Tendo isso em vista, objetivamos com esse trabalho atenuar as dificuldades do ensino aprendizagem que a dislexia causa e propor uma relação teórico e prática direcionado a percepção dos professores nas séries iniciais do ensino fundamental menor, neste sentido, garantindo aos discentes um processo de letramento mais acessível aos portadores de transtornos de dislexia, assim, alcançando um ensino mais específico e inserindo os educandos no processo de letramento, com mais eficácia e menos traumático.
id RCAP_9ff8bad165d2f451a6221e8c99f4ddbb
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/7346
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A percepção dos professores sobre a inclusão de alunos com dislexia no campo de estudoDislexiaInclusãoAprendizagemFormação de professoresDyslexiaInclusionLearningTeacher trainingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho tem como objetivo enfatizar a inclusão de crianças com Dislexia no processo de formação de professores. Ou seja, levando a entender a contextualização educacional, pois a inclusão de alunos com dislexia leva a escola a refletir e modificar seu espaço escolar, a fim de aprimorar seus recursos pedagógicos utilizados. Tendo isso em vista, objetivamos com esse trabalho atenuar as dificuldades do ensino aprendizagem que a dislexia causa e propor uma relação teórico e prática direcionado a percepção dos professores nas séries iniciais do ensino fundamental menor, neste sentido, garantindo aos discentes um processo de letramento mais acessível aos portadores de transtornos de dislexia, assim, alcançando um ensino mais específico e inserindo os educandos no processo de letramento, com mais eficácia e menos traumático.This study aims to emphasize the inclusion of children with dyslexia in the teacher training process. That is, leading to understand educational contextualization, since the inclusion of students with dyslexia leads the school to reflect and modify their school space, in order to improve their pedagogical resources used. With this in view, we aim to attenuate the difficulties of teaching learning that dyslexia causes and to propose a theoretical and practical relationship directed to the perception of teachers in the lower grades of elementary education, in this sense, guaranteeing to the students a process of more literacy accessible to people with dyslexia disorders, thus achieving a more specific teaching and inserting the students in the process of literacy, more effective and less traumatic.Saavedra, LuísaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaFeitosa, Keilly Cristina Delduck2020-07-06T00:30:14Z2018-07-06T00:00:00Z2018-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/7346porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:44Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/7346Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:44:16.086124Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A percepção dos professores sobre a inclusão de alunos com dislexia no campo de estudo
title A percepção dos professores sobre a inclusão de alunos com dislexia no campo de estudo
spellingShingle A percepção dos professores sobre a inclusão de alunos com dislexia no campo de estudo
Feitosa, Keilly Cristina Delduck
Dislexia
Inclusão
Aprendizagem
Formação de professores
Dyslexia
Inclusion
Learning
Teacher training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A percepção dos professores sobre a inclusão de alunos com dislexia no campo de estudo
title_full A percepção dos professores sobre a inclusão de alunos com dislexia no campo de estudo
title_fullStr A percepção dos professores sobre a inclusão de alunos com dislexia no campo de estudo
title_full_unstemmed A percepção dos professores sobre a inclusão de alunos com dislexia no campo de estudo
title_sort A percepção dos professores sobre a inclusão de alunos com dislexia no campo de estudo
author Feitosa, Keilly Cristina Delduck
author_facet Feitosa, Keilly Cristina Delduck
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saavedra, Luísa
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Keilly Cristina Delduck
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
Inclusão
Aprendizagem
Formação de professores
Dyslexia
Inclusion
Learning
Teacher training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Dislexia
Inclusão
Aprendizagem
Formação de professores
Dyslexia
Inclusion
Learning
Teacher training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este trabalho tem como objetivo enfatizar a inclusão de crianças com Dislexia no processo de formação de professores. Ou seja, levando a entender a contextualização educacional, pois a inclusão de alunos com dislexia leva a escola a refletir e modificar seu espaço escolar, a fim de aprimorar seus recursos pedagógicos utilizados. Tendo isso em vista, objetivamos com esse trabalho atenuar as dificuldades do ensino aprendizagem que a dislexia causa e propor uma relação teórico e prática direcionado a percepção dos professores nas séries iniciais do ensino fundamental menor, neste sentido, garantindo aos discentes um processo de letramento mais acessível aos portadores de transtornos de dislexia, assim, alcançando um ensino mais específico e inserindo os educandos no processo de letramento, com mais eficácia e menos traumático.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-06T00:00:00Z
2018-07-06T00:00:00Z
2020-07-06T00:30:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/7346
url http://hdl.handle.net/10284/7346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130308606427136