Escola inclusiva : perceções de professores sobre dislexia, inclusão e estratégias pedagógicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/4888 |
Resumo: | A escola atual destaca-se pelo trabalho desenvolvido no âmbito da igualdade de oportunidades no acesso e sucesso educativos de todas as crianças, defendendo a inclusão de alunos com Necessidade Educativas Especiais (NEE) no sistema regular de ensino, uma preocupação que instiga à criação de condições necessárias à sua plena inclusão. De entre essa diversidade, prevalecem os alunos com Perturbações da Aprendizagem Específicas (PAE), cujas dificuldades condicionam a aquisição de competências académicas e uma participação ativa na vida escolar e social. A nossa investigação prende-se, em particular, com a dislexia. Centramos a nossa análise nas perceções por parte dos professores sobre a perturbação, estratégias pedagógicas e inclusão destes alunos, procurando explorar a relação entre estas dimensões e como se comportam estas variáveis em função de aspetos de natureza sociodemográfica, formativa e profissional dos docentes. Para tal, optou-se por um estudo exploratório e uma metodologia quantitativa, recorrendo-se ao inquérito por questionário para a recolha de dados, junto de uma amostra de 77 participantes representativa da população docente de escolas da região centro de Portugal. Os resultados obtidos permitiram confirmar que existe uma perceção favorável face à presença de alunos com dislexia nas turmas de ensino regular e uma perceção adequada da problemática da dislexia. Contudo, existem diferenças estatisticamente significativas nas perceções dos professores sobre a dislexia e inclusão destes alunos na sala de aula em função da formação dos docentes e do nível de ensino. No domínio das estratégias pedagógicas e em função de variáveis sociodemográficas, profissionais e de formação, concluiu-se que as variáveis em questão não influenciam a perceção dos docentes sobre as estratégias pedagógicas adotadas, destacando-se uma prática docente assente em estratégias educativas inclusivas e diferenciadas. Este estudo constitui-se como mais um contributo para o aumento do conhecimento sobre a perceção que os professores têm em relação à inclusão e à dislexia e para uma reflexão sobre as estratégias pedagógicas adotadas num contexto de escola inclusiva. |
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Centramos a nossa análise nas perceções por parte dos professores sobre a perturbação, estratégias pedagógicas e inclusão destes alunos, procurando explorar a relação entre estas dimensões e como se comportam estas variáveis em função de aspetos de natureza sociodemográfica, formativa e profissional dos docentes. Para tal, optou-se por um estudo exploratório e uma metodologia quantitativa, recorrendo-se ao inquérito por questionário para a recolha de dados, junto de uma amostra de 77 participantes representativa da população docente de escolas da região centro de Portugal. Os resultados obtidos permitiram confirmar que existe uma perceção favorável face à presença de alunos com dislexia nas turmas de ensino regular e uma perceção adequada da problemática da dislexia. Contudo, existem diferenças estatisticamente significativas nas perceções dos professores sobre a dislexia e inclusão destes alunos na sala de aula em função da formação dos docentes e do nível de ensino. No domínio das estratégias pedagógicas e em função de variáveis sociodemográficas, profissionais e de formação, concluiu-se que as variáveis em questão não influenciam a perceção dos docentes sobre as estratégias pedagógicas adotadas, destacando-se uma prática docente assente em estratégias educativas inclusivas e diferenciadas. Este estudo constitui-se como mais um contributo para o aumento do conhecimento sobre a perceção que os professores têm em relação à inclusão e à dislexia e para uma reflexão sobre as estratégias pedagógicas adotadas num contexto de escola inclusiva.The current school stands out for its work in the field of equal opportunities in the access and educational success of all children, defending the inclusion of students with Special Educational Needs (SEN) in the regular education system, a concern that instigates the creation of conditions for their full inclusion. Among this diversity, students with Specific Learning Disorders (AEDs) prevail, whose difficulties condition the acquisition of academic skills and an active participation in school and social life. Our research focuses in particular on dyslexia, addressing concepts such as integration and inclusion, SEN and dyslexia. We focused our analysis on teacher’s perceptions of this disorder, strategies and inclusion of these students, exploring the relationship between these dimensions and how these variables are related to sociodemographic, formative and professional aspects. For this, an exploratory study and a quantitative methodology were chosen, using a questionnaire survey to collect data, in a representative sample (77 participants) of the teaching population of schools in the central region of Portugal. The results obtained allowed us to confirm that there is a favorable perception regarding the presence of students with dyslexia in the regular classes and an adequate perception of dyslexia problems. However, there are statistically significant differences in teacher perceptions of dyslexia and inclusion of these students in the classroom due to teacher training and level of education. In the domain of pedagogical strategies and in relation to sociodemographic, professional and training variables, it was concluded that the variables in question do not influence the teacher’s perception of the pedagogical strategies adopted, especially a teaching practice based on inclusive and differentiated educational strategies. This study constitutes a further contribution to the increase of the knowledge about teachers' perception of inclusion and dyslexia and to a reflection on the pedagogical strategies adopted in an inclusive school context.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuRibeiro, Esperança JalesRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFernandes, Raquel Grilo Oliveira2018-04-24T10:20:05Z2016-11-142016-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4888TID:201903911porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:42Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4888Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:24.632859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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