Uma investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo por meio de atividades de construções geométricas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31363 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como tema norteador deste trabalho o acompanhamento e a investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano da Rede Escolar SESI de Ensino no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo utilizando uma sequência didática com atividades de construções geométricas encontrada na dissertação de mestrado de Oliveira (2009). Organizado em torno dos pressupostos da Engenharia Didática, este trabalho tem como objetivo desenvolver nos alunos habilidades investigativas para contribuir na construção do conhecimento geométrico. Para isso, as justificativas e argumentações dos alunos foram analisadas segundo a Tipologia de Provas de Balacheff que as caracteriza em 4 níveis: empirismo ingênuo, experiência crucial, exemplo genérico e experiência mental. Assim, a análise dos resultados desta pesquisa nos permite afirmar que atividades de construções geométricas desenvolvem e incentivam a produção de argumentações dos alunos, mesmo sem evoluir dentro dos níveis de prova, o que demandaria mais tempo de trabalho com os alunos |
id |
PUC_SP-1_b0c422cd9dc45b891a01d9c731233364 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/31363 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Ag Almouloud, SaddoMaia, Lina Flávia Morete de Queirós2023-02-28T22:44:00Z2023-02-28T22:44:00Z2011-12-17Maia, Lina Flávia Morete de Queirós. Uma investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo por meio de atividades de construções geométricas. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31363A presente pesquisa tem como tema norteador deste trabalho o acompanhamento e a investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano da Rede Escolar SESI de Ensino no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo utilizando uma sequência didática com atividades de construções geométricas encontrada na dissertação de mestrado de Oliveira (2009). Organizado em torno dos pressupostos da Engenharia Didática, este trabalho tem como objetivo desenvolver nos alunos habilidades investigativas para contribuir na construção do conhecimento geométrico. Para isso, as justificativas e argumentações dos alunos foram analisadas segundo a Tipologia de Provas de Balacheff que as caracteriza em 4 níveis: empirismo ingênuo, experiência crucial, exemplo genérico e experiência mental. Assim, a análise dos resultados desta pesquisa nos permite afirmar que atividades de construções geométricas desenvolvem e incentivam a produção de argumentações dos alunos, mesmo sem evoluir dentro dos níveis de prova, o que demandaria mais tempo de trabalho com os alunosporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e MetodológicosPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAArgumentaçãoTriânguloUma investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo por meio de atividades de construções geométricasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALLINA FLÁVIA MORETE DE QUEIRÓS MAIA.pdfapplication/pdf1239125https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31363/1/LINA%20FL%c3%81VIA%20MORETE%20DE%20QUEIR%c3%93S%20MAIA.pdf6d1aa93a73177e8bf8bb0efc7f12da0bMD51TEXTLINA FLÁVIA MORETE DE QUEIRÓS MAIA.pdf.txtLINA FLÁVIA MORETE DE QUEIRÓS MAIA.pdf.txtExtracted texttext/plain113285https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31363/2/LINA%20FL%c3%81VIA%20MORETE%20DE%20QUEIR%c3%93S%20MAIA.pdf.txt4222b630c0ff15f3324d44d65b7ed7eeMD52THUMBNAILLINA FLÁVIA MORETE DE QUEIRÓS MAIA.pdf.jpgLINA FLÁVIA MORETE DE QUEIRÓS MAIA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31363/3/LINA%20FL%c3%81VIA%20MORETE%20DE%20QUEIR%c3%93S%20MAIA.pdf.jpgcab10c31845c84d86e3636e91abba649MD53handle/313632023-03-01 01:09:50.045oai:repositorio.pucsp.br:handle/31363Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-01T04:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo por meio de atividades de construções geométricas |
title |
Uma investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo por meio de atividades de construções geométricas |
spellingShingle |
Uma investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo por meio de atividades de construções geométricas Maia, Lina Flávia Morete de Queirós CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Argumentação Triângulo |
title_short |
Uma investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo por meio de atividades de construções geométricas |
title_full |
Uma investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo por meio de atividades de construções geométricas |
title_fullStr |
Uma investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo por meio de atividades de construções geométricas |
title_full_unstemmed |
Uma investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo por meio de atividades de construções geométricas |
title_sort |
Uma investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo por meio de atividades de construções geométricas |
author |
Maia, Lina Flávia Morete de Queirós |
author_facet |
Maia, Lina Flávia Morete de Queirós |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ag Almouloud, Saddo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Lina Flávia Morete de Queirós |
contributor_str_mv |
Ag Almouloud, Saddo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Argumentação Triângulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Argumentação Triângulo |
description |
A presente pesquisa tem como tema norteador deste trabalho o acompanhamento e a investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano da Rede Escolar SESI de Ensino no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo utilizando uma sequência didática com atividades de construções geométricas encontrada na dissertação de mestrado de Oliveira (2009). Organizado em torno dos pressupostos da Engenharia Didática, este trabalho tem como objetivo desenvolver nos alunos habilidades investigativas para contribuir na construção do conhecimento geométrico. Para isso, as justificativas e argumentações dos alunos foram analisadas segundo a Tipologia de Provas de Balacheff que as caracteriza em 4 níveis: empirismo ingênuo, experiência crucial, exemplo genérico e experiência mental. Assim, a análise dos resultados desta pesquisa nos permite afirmar que atividades de construções geométricas desenvolvem e incentivam a produção de argumentações dos alunos, mesmo sem evoluir dentro dos níveis de prova, o que demandaria mais tempo de trabalho com os alunos |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-28T22:44:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-28T22:44:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Maia, Lina Flávia Morete de Queirós. Uma investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo por meio de atividades de construções geométricas. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31363 |
identifier_str_mv |
Maia, Lina Flávia Morete de Queirós. Uma investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo por meio de atividades de construções geométricas. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31363/1/LINA%20FL%c3%81VIA%20MORETE%20DE%20QUEIR%c3%93S%20MAIA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31363/2/LINA%20FL%c3%81VIA%20MORETE%20DE%20QUEIR%c3%93S%20MAIA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31363/3/LINA%20FL%c3%81VIA%20MORETE%20DE%20QUEIR%c3%93S%20MAIA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6d1aa93a73177e8bf8bb0efc7f12da0b 4222b630c0ff15f3324d44d65b7ed7ee cab10c31845c84d86e3636e91abba649 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277929801121792 |