Uma investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo por meio de atividades de construções geométricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Lina Flávia Morete de Queirós
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31363
Resumo: A presente pesquisa tem como tema norteador deste trabalho o acompanhamento e a investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano da Rede Escolar SESI de Ensino no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo utilizando uma sequência didática com atividades de construções geométricas encontrada na dissertação de mestrado de Oliveira (2009). Organizado em torno dos pressupostos da Engenharia Didática, este trabalho tem como objetivo desenvolver nos alunos habilidades investigativas para contribuir na construção do conhecimento geométrico. Para isso, as justificativas e argumentações dos alunos foram analisadas segundo a Tipologia de Provas de Balacheff que as caracteriza em 4 níveis: empirismo ingênuo, experiência crucial, exemplo genérico e experiência mental. Assim, a análise dos resultados desta pesquisa nos permite afirmar que atividades de construções geométricas desenvolvem e incentivam a produção de argumentações dos alunos, mesmo sem evoluir dentro dos níveis de prova, o que demandaria mais tempo de trabalho com os alunos
id PUC_SP-1_b0c422cd9dc45b891a01d9c731233364
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/31363
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ag Almouloud, SaddoMaia, Lina Flávia Morete de Queirós2023-02-28T22:44:00Z2023-02-28T22:44:00Z2011-12-17Maia, Lina Flávia Morete de Queirós. Uma investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo por meio de atividades de construções geométricas. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31363A presente pesquisa tem como tema norteador deste trabalho o acompanhamento e a investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano da Rede Escolar SESI de Ensino no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo utilizando uma sequência didática com atividades de construções geométricas encontrada na dissertação de mestrado de Oliveira (2009). Organizado em torno dos pressupostos da Engenharia Didática, este trabalho tem como objetivo desenvolver nos alunos habilidades investigativas para contribuir na construção do conhecimento geométrico. Para isso, as justificativas e argumentações dos alunos foram analisadas segundo a Tipologia de Provas de Balacheff que as caracteriza em 4 níveis: empirismo ingênuo, experiência crucial, exemplo genérico e experiência mental. Assim, a análise dos resultados desta pesquisa nos permite afirmar que atividades de construções geométricas desenvolvem e incentivam a produção de argumentações dos alunos, mesmo sem evoluir dentro dos níveis de prova, o que demandaria mais tempo de trabalho com os alunosporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e MetodológicosPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAArgumentaçãoTriânguloUma investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo por meio de atividades de construções geométricasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALLINA FLÁVIA MORETE DE QUEIRÓS MAIA.pdfapplication/pdf1239125https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31363/1/LINA%20FL%c3%81VIA%20MORETE%20DE%20QUEIR%c3%93S%20MAIA.pdf6d1aa93a73177e8bf8bb0efc7f12da0bMD51TEXTLINA FLÁVIA MORETE DE QUEIRÓS MAIA.pdf.txtLINA FLÁVIA MORETE DE QUEIRÓS MAIA.pdf.txtExtracted texttext/plain113285https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31363/2/LINA%20FL%c3%81VIA%20MORETE%20DE%20QUEIR%c3%93S%20MAIA.pdf.txt4222b630c0ff15f3324d44d65b7ed7eeMD52THUMBNAILLINA FLÁVIA MORETE DE QUEIRÓS MAIA.pdf.jpgLINA FLÁVIA MORETE DE QUEIRÓS MAIA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31363/3/LINA%20FL%c3%81VIA%20MORETE%20DE%20QUEIR%c3%93S%20MAIA.pdf.jpgcab10c31845c84d86e3636e91abba649MD53handle/313632023-03-01 01:09:50.045oai:repositorio.pucsp.br:handle/31363Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-01T04:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo por meio de atividades de construções geométricas
title Uma investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo por meio de atividades de construções geométricas
spellingShingle Uma investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo por meio de atividades de construções geométricas
Maia, Lina Flávia Morete de Queirós
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Argumentação
Triângulo
title_short Uma investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo por meio de atividades de construções geométricas
title_full Uma investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo por meio de atividades de construções geométricas
title_fullStr Uma investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo por meio de atividades de construções geométricas
title_full_unstemmed Uma investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo por meio de atividades de construções geométricas
title_sort Uma investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo por meio de atividades de construções geométricas
author Maia, Lina Flávia Morete de Queirós
author_facet Maia, Lina Flávia Morete de Queirós
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ag Almouloud, Saddo
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Lina Flávia Morete de Queirós
contributor_str_mv Ag Almouloud, Saddo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Argumentação
Triângulo
dc.subject.por.fl_str_mv Argumentação
Triângulo
description A presente pesquisa tem como tema norteador deste trabalho o acompanhamento e a investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano da Rede Escolar SESI de Ensino no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo utilizando uma sequência didática com atividades de construções geométricas encontrada na dissertação de mestrado de Oliveira (2009). Organizado em torno dos pressupostos da Engenharia Didática, este trabalho tem como objetivo desenvolver nos alunos habilidades investigativas para contribuir na construção do conhecimento geométrico. Para isso, as justificativas e argumentações dos alunos foram analisadas segundo a Tipologia de Provas de Balacheff que as caracteriza em 4 níveis: empirismo ingênuo, experiência crucial, exemplo genérico e experiência mental. Assim, a análise dos resultados desta pesquisa nos permite afirmar que atividades de construções geométricas desenvolvem e incentivam a produção de argumentações dos alunos, mesmo sem evoluir dentro dos níveis de prova, o que demandaria mais tempo de trabalho com os alunos
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T22:44:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-28T22:44:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Maia, Lina Flávia Morete de Queirós. Uma investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo por meio de atividades de construções geométricas. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31363
identifier_str_mv Maia, Lina Flávia Morete de Queirós. Uma investigação na construção de argumentações por alunos do 9º ano no estudo das propriedades dos pontos notáveis de triângulo por meio de atividades de construções geométricas. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31363/1/LINA%20FL%c3%81VIA%20MORETE%20DE%20QUEIR%c3%93S%20MAIA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31363/2/LINA%20FL%c3%81VIA%20MORETE%20DE%20QUEIR%c3%93S%20MAIA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31363/3/LINA%20FL%c3%81VIA%20MORETE%20DE%20QUEIR%c3%93S%20MAIA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6d1aa93a73177e8bf8bb0efc7f12da0b
4222b630c0ff15f3324d44d65b7ed7ee
cab10c31845c84d86e3636e91abba649
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277929801121792