Professora é hora da história?: discussão sobre a contribuição da literatura dos contos de fadas na formação ética e social da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Patrícia Correia Barbosa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36090
Resumo: The enchantment of listening and the pleasure of telling stories portray traits of people from different cultures, fairy tales in particular arouse curiosity, imagination and allow reflection on human behavior. After all, by reading and / or tell stories children enjoy the children's imagination and stimulate discover new ways to see and face the difficulties of life. This paper aims to introduce readers to the historical conception of childhood in order to reflect on the contributions that children's literature - fairytales - provide the ethical and social formation of a child. Thus, this study will be narrowed to refer to fairy tales in order to contextualize their plurality in the school environment and analyze traditional versions - Perrault and Brothers Grimm - and a contemporary version of the fairy tale: Little Red Riding Hood
id PUC_SP-1_b21816c2751fea55f58b15f2c922e3e8
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/36090
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Emparan, Maria Liliana InésSantana, Patrícia Correia Barbosa2023-07-10T15:31:29Z2023-07-10T15:31:29Z2014-07-30Santana, Patrícia Correia Barbosa. Professora é hora da história?: discussão sobre a contribuição da literatura dos contos de fadas na formação ética e social da criança. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36090The enchantment of listening and the pleasure of telling stories portray traits of people from different cultures, fairy tales in particular arouse curiosity, imagination and allow reflection on human behavior. After all, by reading and / or tell stories children enjoy the children's imagination and stimulate discover new ways to see and face the difficulties of life. This paper aims to introduce readers to the historical conception of childhood in order to reflect on the contributions that children's literature - fairytales - provide the ethical and social formation of a child. Thus, this study will be narrowed to refer to fairy tales in order to contextualize their plurality in the school environment and analyze traditional versions - Perrault and Brothers Grimm - and a contemporary version of the fairy tale: Little Red Riding HoodO encantamento de ouvir e o prazer de contar histórias retratam traços de diferentes culturas dos povos, os contos de fadas em especial despertam a curiosidade, o imaginário e permitem a reflexão sobre o comportamento humano. Afinal, por meio da leitura e/ou contar histórias as crianças usufruem do imaginário infantil e às estimulam a descobrir novas maneiras de enxergar e enfrentar as dificuldades da vida. O presente trabalho tem como finalidade apresentar aos leitores a concepção histórica de infância a fim de refletirmos sobre as contribuições que a literatura infantil - contos de fadas – proporcionam na formação ética e social de uma criança. Assim, este estudo se limitará a fazer referência aos contos de fadas, de forma a contextualizar sua pluralidade no ambiente escolar e analisar versões tradicionais – Perrault e Irmãos Grimm - e uma versão contemporânea do conto de fadas: Chapeuzinho VermelhoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Fundamentos de uma Educação para o PensarPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOContos de fadasConcepção de infânciaLeituraÉtica e Chapeuzinho VermelhoFairytalesConception of childhoodReadingEthics and red riding hoodProfessora é hora da história?: discussão sobre a contribuição da literatura dos contos de fadas na formação ética e social da criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALPATRÍCIA CORREIA BARBOSA SANTANA.pdfapplication/pdf2583534https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36090/1/PATR%c3%8dCIA%20CORREIA%20BARBOSA%20SANTANA.pdf9232873bae91ce66953db53e4244100fMD51TEXTPATRÍCIA CORREIA BARBOSA SANTANA.pdf.txtPATRÍCIA CORREIA BARBOSA SANTANA.pdf.txtExtracted texttext/plain80990https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36090/2/PATR%c3%8dCIA%20CORREIA%20BARBOSA%20SANTANA.pdf.txt04ecd37509ea57ec43152e35e356eb78MD52THUMBNAILPATRÍCIA CORREIA BARBOSA SANTANA.pdf.jpgPATRÍCIA CORREIA BARBOSA SANTANA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1257https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36090/3/PATR%c3%8dCIA%20CORREIA%20BARBOSA%20SANTANA.pdf.jpg6f13d73b478dacacb00827928adfb6bdMD53handle/360902023-07-11 01:07:00.595oai:repositorio.pucsp.br:handle/36090Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-11T04:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Professora é hora da história?: discussão sobre a contribuição da literatura dos contos de fadas na formação ética e social da criança
title Professora é hora da história?: discussão sobre a contribuição da literatura dos contos de fadas na formação ética e social da criança
spellingShingle Professora é hora da história?: discussão sobre a contribuição da literatura dos contos de fadas na formação ética e social da criança
Santana, Patrícia Correia Barbosa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Contos de fadas
Concepção de infância
Leitura
Ética e Chapeuzinho Vermelho
Fairytales
Conception of childhood
Reading
Ethics and red riding hood
title_short Professora é hora da história?: discussão sobre a contribuição da literatura dos contos de fadas na formação ética e social da criança
title_full Professora é hora da história?: discussão sobre a contribuição da literatura dos contos de fadas na formação ética e social da criança
title_fullStr Professora é hora da história?: discussão sobre a contribuição da literatura dos contos de fadas na formação ética e social da criança
title_full_unstemmed Professora é hora da história?: discussão sobre a contribuição da literatura dos contos de fadas na formação ética e social da criança
title_sort Professora é hora da história?: discussão sobre a contribuição da literatura dos contos de fadas na formação ética e social da criança
author Santana, Patrícia Correia Barbosa
author_facet Santana, Patrícia Correia Barbosa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Emparan, Maria Liliana Inés
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Patrícia Correia Barbosa
contributor_str_mv Emparan, Maria Liliana Inés
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Contos de fadas
Concepção de infância
Leitura
Ética e Chapeuzinho Vermelho
Fairytales
Conception of childhood
Reading
Ethics and red riding hood
dc.subject.por.fl_str_mv Contos de fadas
Concepção de infância
Leitura
Ética e Chapeuzinho Vermelho
dc.subject.eng.fl_str_mv Fairytales
Conception of childhood
Reading
Ethics and red riding hood
description The enchantment of listening and the pleasure of telling stories portray traits of people from different cultures, fairy tales in particular arouse curiosity, imagination and allow reflection on human behavior. After all, by reading and / or tell stories children enjoy the children's imagination and stimulate discover new ways to see and face the difficulties of life. This paper aims to introduce readers to the historical conception of childhood in order to reflect on the contributions that children's literature - fairytales - provide the ethical and social formation of a child. Thus, this study will be narrowed to refer to fairy tales in order to contextualize their plurality in the school environment and analyze traditional versions - Perrault and Brothers Grimm - and a contemporary version of the fairy tale: Little Red Riding Hood
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-10T15:31:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-10T15:31:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santana, Patrícia Correia Barbosa. Professora é hora da história?: discussão sobre a contribuição da literatura dos contos de fadas na formação ética e social da criança. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36090
identifier_str_mv Santana, Patrícia Correia Barbosa. Professora é hora da história?: discussão sobre a contribuição da literatura dos contos de fadas na formação ética e social da criança. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36090/1/PATR%c3%8dCIA%20CORREIA%20BARBOSA%20SANTANA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36090/2/PATR%c3%8dCIA%20CORREIA%20BARBOSA%20SANTANA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36090/3/PATR%c3%8dCIA%20CORREIA%20BARBOSA%20SANTANA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9232873bae91ce66953db53e4244100f
04ecd37509ea57ec43152e35e356eb78
6f13d73b478dacacb00827928adfb6bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277943005839360