Professora é hora da história?: discussão sobre a contribuição da literatura dos contos de fadas na formação ética e social da criança
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36090 |
Resumo: | The enchantment of listening and the pleasure of telling stories portray traits of people from different cultures, fairy tales in particular arouse curiosity, imagination and allow reflection on human behavior. After all, by reading and / or tell stories children enjoy the children's imagination and stimulate discover new ways to see and face the difficulties of life. This paper aims to introduce readers to the historical conception of childhood in order to reflect on the contributions that children's literature - fairytales - provide the ethical and social formation of a child. Thus, this study will be narrowed to refer to fairy tales in order to contextualize their plurality in the school environment and analyze traditional versions - Perrault and Brothers Grimm - and a contemporary version of the fairy tale: Little Red Riding Hood |
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Emparan, Maria Liliana InésSantana, Patrícia Correia Barbosa2023-07-10T15:31:29Z2023-07-10T15:31:29Z2014-07-30Santana, Patrícia Correia Barbosa. Professora é hora da história?: discussão sobre a contribuição da literatura dos contos de fadas na formação ética e social da criança. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36090The enchantment of listening and the pleasure of telling stories portray traits of people from different cultures, fairy tales in particular arouse curiosity, imagination and allow reflection on human behavior. After all, by reading and / or tell stories children enjoy the children's imagination and stimulate discover new ways to see and face the difficulties of life. This paper aims to introduce readers to the historical conception of childhood in order to reflect on the contributions that children's literature - fairytales - provide the ethical and social formation of a child. Thus, this study will be narrowed to refer to fairy tales in order to contextualize their plurality in the school environment and analyze traditional versions - Perrault and Brothers Grimm - and a contemporary version of the fairy tale: Little Red Riding HoodO encantamento de ouvir e o prazer de contar histórias retratam traços de diferentes culturas dos povos, os contos de fadas em especial despertam a curiosidade, o imaginário e permitem a reflexão sobre o comportamento humano. Afinal, por meio da leitura e/ou contar histórias as crianças usufruem do imaginário infantil e às estimulam a descobrir novas maneiras de enxergar e enfrentar as dificuldades da vida. O presente trabalho tem como finalidade apresentar aos leitores a concepção histórica de infância a fim de refletirmos sobre as contribuições que a literatura infantil - contos de fadas – proporcionam na formação ética e social de uma criança. Assim, este estudo se limitará a fazer referência aos contos de fadas, de forma a contextualizar sua pluralidade no ambiente escolar e analisar versões tradicionais – Perrault e Irmãos Grimm - e uma versão contemporânea do conto de fadas: Chapeuzinho VermelhoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Fundamentos de uma Educação para o PensarPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOContos de fadasConcepção de infânciaLeituraÉtica e Chapeuzinho VermelhoFairytalesConception of childhoodReadingEthics and red riding hoodProfessora é hora da história?: discussão sobre a contribuição da literatura dos contos de fadas na formação ética e social da criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALPATRÍCIA CORREIA BARBOSA SANTANA.pdfapplication/pdf2583534https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36090/1/PATR%c3%8dCIA%20CORREIA%20BARBOSA%20SANTANA.pdf9232873bae91ce66953db53e4244100fMD51TEXTPATRÍCIA CORREIA BARBOSA SANTANA.pdf.txtPATRÍCIA CORREIA BARBOSA SANTANA.pdf.txtExtracted texttext/plain80990https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36090/2/PATR%c3%8dCIA%20CORREIA%20BARBOSA%20SANTANA.pdf.txt04ecd37509ea57ec43152e35e356eb78MD52THUMBNAILPATRÍCIA CORREIA BARBOSA SANTANA.pdf.jpgPATRÍCIA CORREIA BARBOSA SANTANA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1257https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36090/3/PATR%c3%8dCIA%20CORREIA%20BARBOSA%20SANTANA.pdf.jpg6f13d73b478dacacb00827928adfb6bdMD53handle/360902023-07-11 01:07:00.595oai:repositorio.pucsp.br:handle/36090Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-11T04:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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