De-colonizando saberes em Círculos Narrativos: uma experiência em escola da periferia de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos, Priscila Dias
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12815
Resumo: This research focused on literacy as a way to question the civility, progress and modernity, through discourses of intellectuals and scholars of public policy in the educational field, throughout the twentieth century, focused on school integration of people ensnared in universes of matrices oral. Through the experience of Circles Narrative, bring to the surface tension between orality and literacy as cultural violence perpetrated by the school curriculum, without losing sight of acts of re-existence of youth peripheral municipality of São Paulo. Moreover, we raise issues related to education through performance and senses a "Pedagoginga" or education that consider popular knowledge, indicate paths for intercultural education
id PUC_SP-1_b248227a2acda680f0f47b1aec084c65
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/12815
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Antonacci, Maria Antonieta MartinezCarlos, Priscila Dias2016-04-27T19:30:52Z2014-02-262013-11-18Carlos, Priscila Dias. De-colonizando saberes em Círculos Narrativos: uma experiência em escola da periferia de São Paulo. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12815This research focused on literacy as a way to question the civility, progress and modernity, through discourses of intellectuals and scholars of public policy in the educational field, throughout the twentieth century, focused on school integration of people ensnared in universes of matrices oral. Through the experience of Circles Narrative, bring to the surface tension between orality and literacy as cultural violence perpetrated by the school curriculum, without losing sight of acts of re-existence of youth peripheral municipality of São Paulo. Moreover, we raise issues related to education through performance and senses a "Pedagoginga" or education that consider popular knowledge, indicate paths for intercultural educationEssa pesquisa centrou-se em problematizar a alfabetização como caminho da civilidade, progresso e modernidade, através de discursos de intelectuais letrados e de políticas públicas, no campo educacional, ao longo do século XX, voltadas para inserção escolar de populações enlaçadas em universos de matrizes orais. Através da experiência de Círculos Narrativos, trazemos à superfície tensões entre oralidade e letramento enquanto violências culturais perpetradas pelo currículo escolar, sem perder de vista atos de re-existência da juventude periférica em município de São Paulo. Ademais, levantamos questões relacionadas à educação através da performance e dos sentidos de uma "Pedagoginga", ou educação que considere saberes populares, apontando caminhos para uma educação interculturalCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24979/Priscila%20Dias%20Carlos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em HistóriaPUC-SPBRHistóriaOralidadeLetramentoEscolaNarrativasSaberes popularesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIADe-colonizando saberes em Círculos Narrativos: uma experiência em escola da periferia de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTPriscila Dias Carlos.pdf.txtPriscila Dias Carlos.pdf.txtExtracted texttext/plain317015https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12815/3/Priscila%20Dias%20Carlos.pdf.txt113ffa3cbe77dedabf73c743c775a41eMD53ORIGINALPriscila Dias Carlos.pdfapplication/pdf1084511https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12815/1/Priscila%20Dias%20Carlos.pdfb126d303eb47e2769f2ade55508a0fefMD51THUMBNAILPriscila Dias Carlos.pdf.jpgPriscila Dias Carlos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12815/2/Priscila%20Dias%20Carlos.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/128152022-04-28 08:24:58.172oai:repositorio.pucsp.br:handle/12815Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T11:24:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv De-colonizando saberes em Círculos Narrativos: uma experiência em escola da periferia de São Paulo
title De-colonizando saberes em Círculos Narrativos: uma experiência em escola da periferia de São Paulo
spellingShingle De-colonizando saberes em Círculos Narrativos: uma experiência em escola da periferia de São Paulo
Carlos, Priscila Dias
Oralidade
Letramento
Escola
Narrativas
Saberes populares
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short De-colonizando saberes em Círculos Narrativos: uma experiência em escola da periferia de São Paulo
title_full De-colonizando saberes em Círculos Narrativos: uma experiência em escola da periferia de São Paulo
title_fullStr De-colonizando saberes em Círculos Narrativos: uma experiência em escola da periferia de São Paulo
title_full_unstemmed De-colonizando saberes em Círculos Narrativos: uma experiência em escola da periferia de São Paulo
title_sort De-colonizando saberes em Círculos Narrativos: uma experiência em escola da periferia de São Paulo
author Carlos, Priscila Dias
author_facet Carlos, Priscila Dias
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonacci, Maria Antonieta Martinez
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos, Priscila Dias
contributor_str_mv Antonacci, Maria Antonieta Martinez
dc.subject.por.fl_str_mv Oralidade
Letramento
Escola
Narrativas
Saberes populares
topic Oralidade
Letramento
Escola
Narrativas
Saberes populares
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description This research focused on literacy as a way to question the civility, progress and modernity, through discourses of intellectuals and scholars of public policy in the educational field, throughout the twentieth century, focused on school integration of people ensnared in universes of matrices oral. Through the experience of Circles Narrative, bring to the surface tension between orality and literacy as cultural violence perpetrated by the school curriculum, without losing sight of acts of re-existence of youth peripheral municipality of São Paulo. Moreover, we raise issues related to education through performance and senses a "Pedagoginga" or education that consider popular knowledge, indicate paths for intercultural education
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-18
dc.date.available.fl_str_mv 2014-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T19:30:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Carlos, Priscila Dias. De-colonizando saberes em Círculos Narrativos: uma experiência em escola da periferia de São Paulo. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12815
identifier_str_mv Carlos, Priscila Dias. De-colonizando saberes em Círculos Narrativos: uma experiência em escola da periferia de São Paulo. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv História
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12815/3/Priscila%20Dias%20Carlos.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12815/1/Priscila%20Dias%20Carlos.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12815/2/Priscila%20Dias%20Carlos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 113ffa3cbe77dedabf73c743c775a41e
b126d303eb47e2769f2ade55508a0fef
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277771357093888