De-colonizando saberes em Círculos Narrativos: uma experiência em escola da periferia de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12815 |
Resumo: | This research focused on literacy as a way to question the civility, progress and modernity, through discourses of intellectuals and scholars of public policy in the educational field, throughout the twentieth century, focused on school integration of people ensnared in universes of matrices oral. Through the experience of Circles Narrative, bring to the surface tension between orality and literacy as cultural violence perpetrated by the school curriculum, without losing sight of acts of re-existence of youth peripheral municipality of São Paulo. Moreover, we raise issues related to education through performance and senses a "Pedagoginga" or education that consider popular knowledge, indicate paths for intercultural education |
id |
PUC_SP-1_b248227a2acda680f0f47b1aec084c65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/12815 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Antonacci, Maria Antonieta MartinezCarlos, Priscila Dias2016-04-27T19:30:52Z2014-02-262013-11-18Carlos, Priscila Dias. De-colonizando saberes em Círculos Narrativos: uma experiência em escola da periferia de São Paulo. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12815This research focused on literacy as a way to question the civility, progress and modernity, through discourses of intellectuals and scholars of public policy in the educational field, throughout the twentieth century, focused on school integration of people ensnared in universes of matrices oral. Through the experience of Circles Narrative, bring to the surface tension between orality and literacy as cultural violence perpetrated by the school curriculum, without losing sight of acts of re-existence of youth peripheral municipality of São Paulo. Moreover, we raise issues related to education through performance and senses a "Pedagoginga" or education that consider popular knowledge, indicate paths for intercultural educationEssa pesquisa centrou-se em problematizar a alfabetização como caminho da civilidade, progresso e modernidade, através de discursos de intelectuais letrados e de políticas públicas, no campo educacional, ao longo do século XX, voltadas para inserção escolar de populações enlaçadas em universos de matrizes orais. Através da experiência de Círculos Narrativos, trazemos à superfície tensões entre oralidade e letramento enquanto violências culturais perpetradas pelo currículo escolar, sem perder de vista atos de re-existência da juventude periférica em município de São Paulo. Ademais, levantamos questões relacionadas à educação através da performance e dos sentidos de uma "Pedagoginga", ou educação que considere saberes populares, apontando caminhos para uma educação interculturalCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24979/Priscila%20Dias%20Carlos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em HistóriaPUC-SPBRHistóriaOralidadeLetramentoEscolaNarrativasSaberes popularesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIADe-colonizando saberes em Círculos Narrativos: uma experiência em escola da periferia de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTPriscila Dias Carlos.pdf.txtPriscila Dias Carlos.pdf.txtExtracted texttext/plain317015https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12815/3/Priscila%20Dias%20Carlos.pdf.txt113ffa3cbe77dedabf73c743c775a41eMD53ORIGINALPriscila Dias Carlos.pdfapplication/pdf1084511https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12815/1/Priscila%20Dias%20Carlos.pdfb126d303eb47e2769f2ade55508a0fefMD51THUMBNAILPriscila Dias Carlos.pdf.jpgPriscila Dias Carlos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12815/2/Priscila%20Dias%20Carlos.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/128152022-04-28 08:24:58.172oai:repositorio.pucsp.br:handle/12815Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T11:24:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
De-colonizando saberes em Círculos Narrativos: uma experiência em escola da periferia de São Paulo |
title |
De-colonizando saberes em Círculos Narrativos: uma experiência em escola da periferia de São Paulo |
spellingShingle |
De-colonizando saberes em Círculos Narrativos: uma experiência em escola da periferia de São Paulo Carlos, Priscila Dias Oralidade Letramento Escola Narrativas Saberes populares CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
De-colonizando saberes em Círculos Narrativos: uma experiência em escola da periferia de São Paulo |
title_full |
De-colonizando saberes em Círculos Narrativos: uma experiência em escola da periferia de São Paulo |
title_fullStr |
De-colonizando saberes em Círculos Narrativos: uma experiência em escola da periferia de São Paulo |
title_full_unstemmed |
De-colonizando saberes em Círculos Narrativos: uma experiência em escola da periferia de São Paulo |
title_sort |
De-colonizando saberes em Círculos Narrativos: uma experiência em escola da periferia de São Paulo |
author |
Carlos, Priscila Dias |
author_facet |
Carlos, Priscila Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Antonacci, Maria Antonieta Martinez |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos, Priscila Dias |
contributor_str_mv |
Antonacci, Maria Antonieta Martinez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oralidade Letramento Escola Narrativas Saberes populares |
topic |
Oralidade Letramento Escola Narrativas Saberes populares CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
This research focused on literacy as a way to question the civility, progress and modernity, through discourses of intellectuals and scholars of public policy in the educational field, throughout the twentieth century, focused on school integration of people ensnared in universes of matrices oral. Through the experience of Circles Narrative, bring to the surface tension between orality and literacy as cultural violence perpetrated by the school curriculum, without losing sight of acts of re-existence of youth peripheral municipality of São Paulo. Moreover, we raise issues related to education through performance and senses a "Pedagoginga" or education that consider popular knowledge, indicate paths for intercultural education |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-11-18 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T19:30:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Carlos, Priscila Dias. De-colonizando saberes em Círculos Narrativos: uma experiência em escola da periferia de São Paulo. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12815 |
identifier_str_mv |
Carlos, Priscila Dias. De-colonizando saberes em Círculos Narrativos: uma experiência em escola da periferia de São Paulo. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12815 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em História |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
História |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12815/3/Priscila%20Dias%20Carlos.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12815/1/Priscila%20Dias%20Carlos.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12815/2/Priscila%20Dias%20Carlos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
113ffa3cbe77dedabf73c743c775a41e b126d303eb47e2769f2ade55508a0fef cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277771357093888 |