O ambiente virtual como laboratório de práticas pedagógicas inclusivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39906 |
Resumo: | O presente trabalho visa analisar e refletir sobre como as evoluções tecnológicas, potencializadas pela implementação de medidas de isolamento social durante a pandemia de COVID-19, podem contribuir no processo de formação continuada de professores da rede regular de ensino, que trabalham diretamente com alunos com deficiência. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e aplicada com intuito de ressaltar a importância do aprimoramento e expansão de ambientes virtuais de redes interconectadas, promovendo a criação e aplicação de filtros de controle informacional, possibilitando que espaços coletivos virtuais possam servir como laboratórios de trocas pedagógicas e estudo de casos, por meio dos quais os professores possam encontrar suporte teórico e pedagógico a fim de aprimorar seus conhecimentos a respeito da educação inclusiva e, desta forma, possam atuar de forma efetiva no processo de aprendizagem de seus alunos com deficiência |
id |
PUC_SP-1_b8d8c8601d99f78396c6fdb91de5336b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/39906 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Raiça, DarcyLeite, Lívia Brito dos Santos2023-11-09T19:43:41Z2023-11-09T19:43:41Z2020-12-01Leite, Lívia Brito dos Santos. O ambiente virtual como laboratório de práticas pedagógicas inclusivas. 2020. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39906O presente trabalho visa analisar e refletir sobre como as evoluções tecnológicas, potencializadas pela implementação de medidas de isolamento social durante a pandemia de COVID-19, podem contribuir no processo de formação continuada de professores da rede regular de ensino, que trabalham diretamente com alunos com deficiência. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e aplicada com intuito de ressaltar a importância do aprimoramento e expansão de ambientes virtuais de redes interconectadas, promovendo a criação e aplicação de filtros de controle informacional, possibilitando que espaços coletivos virtuais possam servir como laboratórios de trocas pedagógicas e estudo de casos, por meio dos quais os professores possam encontrar suporte teórico e pedagógico a fim de aprimorar seus conhecimentos a respeito da educação inclusiva e, desta forma, possam atuar de forma efetiva no processo de aprendizagem de seus alunos com deficiênciaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOFormação de professoresFormação continuadaEducação inclusivaAmbientes virtuaisPlataformas de ensinoO ambiente virtual como laboratório de práticas pedagógicas inclusivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALLívia Brito dos Santos Leite - Monografia.pdfapplication/pdf733071https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39906/1/L%c3%advia%20Brito%20dos%20Santos%20Leite%20-%20Monografia.pdf26f3393b085e94f000b83f05e1b195e1MD51TEXTLívia Brito dos Santos Leite - Monografia.pdf.txtLívia Brito dos Santos Leite - Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain85955https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39906/2/L%c3%advia%20Brito%20dos%20Santos%20Leite%20-%20Monografia.pdf.txtaf86bc6bf8680ead6dd9e20143b5b255MD52THUMBNAILLívia Brito dos Santos Leite - Monografia.pdf.jpgLívia Brito dos Santos Leite - Monografia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1178https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39906/3/L%c3%advia%20Brito%20dos%20Santos%20Leite%20-%20Monografia.pdf.jpg90162a5a04a27aac4c2a47dc9cd3f386MD53handle/399062023-11-10 01:05:44.429oai:repositorio.pucsp.br:handle/39906Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-11-10T04:05:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ambiente virtual como laboratório de práticas pedagógicas inclusivas |
title |
O ambiente virtual como laboratório de práticas pedagógicas inclusivas |
spellingShingle |
O ambiente virtual como laboratório de práticas pedagógicas inclusivas Leite, Lívia Brito dos Santos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Formação de professores Formação continuada Educação inclusiva Ambientes virtuais Plataformas de ensino |
title_short |
O ambiente virtual como laboratório de práticas pedagógicas inclusivas |
title_full |
O ambiente virtual como laboratório de práticas pedagógicas inclusivas |
title_fullStr |
O ambiente virtual como laboratório de práticas pedagógicas inclusivas |
title_full_unstemmed |
O ambiente virtual como laboratório de práticas pedagógicas inclusivas |
title_sort |
O ambiente virtual como laboratório de práticas pedagógicas inclusivas |
author |
Leite, Lívia Brito dos Santos |
author_facet |
Leite, Lívia Brito dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Raiça, Darcy |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Lívia Brito dos Santos |
contributor_str_mv |
Raiça, Darcy |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Formação de professores Formação continuada Educação inclusiva Ambientes virtuais Plataformas de ensino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Formação continuada Educação inclusiva Ambientes virtuais Plataformas de ensino |
description |
O presente trabalho visa analisar e refletir sobre como as evoluções tecnológicas, potencializadas pela implementação de medidas de isolamento social durante a pandemia de COVID-19, podem contribuir no processo de formação continuada de professores da rede regular de ensino, que trabalham diretamente com alunos com deficiência. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e aplicada com intuito de ressaltar a importância do aprimoramento e expansão de ambientes virtuais de redes interconectadas, promovendo a criação e aplicação de filtros de controle informacional, possibilitando que espaços coletivos virtuais possam servir como laboratórios de trocas pedagógicas e estudo de casos, por meio dos quais os professores possam encontrar suporte teórico e pedagógico a fim de aprimorar seus conhecimentos a respeito da educação inclusiva e, desta forma, possam atuar de forma efetiva no processo de aprendizagem de seus alunos com deficiência |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-09T19:43:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-09T19:43:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Leite, Lívia Brito dos Santos. O ambiente virtual como laboratório de práticas pedagógicas inclusivas. 2020. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39906 |
identifier_str_mv |
Leite, Lívia Brito dos Santos. O ambiente virtual como laboratório de práticas pedagógicas inclusivas. 2020. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39906/1/L%c3%advia%20Brito%20dos%20Santos%20Leite%20-%20Monografia.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39906/2/L%c3%advia%20Brito%20dos%20Santos%20Leite%20-%20Monografia.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39906/3/L%c3%advia%20Brito%20dos%20Santos%20Leite%20-%20Monografia.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
26f3393b085e94f000b83f05e1b195e1 af86bc6bf8680ead6dd9e20143b5b255 90162a5a04a27aac4c2a47dc9cd3f386 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278021120557056 |