O ambiente virtual como laboratório de práticas pedagógicas inclusivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Lívia Brito dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39906
Resumo: O presente trabalho visa analisar e refletir sobre como as evoluções tecnológicas, potencializadas pela implementação de medidas de isolamento social durante a pandemia de COVID-19, podem contribuir no processo de formação continuada de professores da rede regular de ensino, que trabalham diretamente com alunos com deficiência. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e aplicada com intuito de ressaltar a importância do aprimoramento e expansão de ambientes virtuais de redes interconectadas, promovendo a criação e aplicação de filtros de controle informacional, possibilitando que espaços coletivos virtuais possam servir como laboratórios de trocas pedagógicas e estudo de casos, por meio dos quais os professores possam encontrar suporte teórico e pedagógico a fim de aprimorar seus conhecimentos a respeito da educação inclusiva e, desta forma, possam atuar de forma efetiva no processo de aprendizagem de seus alunos com deficiência
id PUC_SP-1_b8d8c8601d99f78396c6fdb91de5336b
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/39906
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Raiça, DarcyLeite, Lívia Brito dos Santos2023-11-09T19:43:41Z2023-11-09T19:43:41Z2020-12-01Leite, Lívia Brito dos Santos. O ambiente virtual como laboratório de práticas pedagógicas inclusivas. 2020. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39906O presente trabalho visa analisar e refletir sobre como as evoluções tecnológicas, potencializadas pela implementação de medidas de isolamento social durante a pandemia de COVID-19, podem contribuir no processo de formação continuada de professores da rede regular de ensino, que trabalham diretamente com alunos com deficiência. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e aplicada com intuito de ressaltar a importância do aprimoramento e expansão de ambientes virtuais de redes interconectadas, promovendo a criação e aplicação de filtros de controle informacional, possibilitando que espaços coletivos virtuais possam servir como laboratórios de trocas pedagógicas e estudo de casos, por meio dos quais os professores possam encontrar suporte teórico e pedagógico a fim de aprimorar seus conhecimentos a respeito da educação inclusiva e, desta forma, possam atuar de forma efetiva no processo de aprendizagem de seus alunos com deficiênciaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOFormação de professoresFormação continuadaEducação inclusivaAmbientes virtuaisPlataformas de ensinoO ambiente virtual como laboratório de práticas pedagógicas inclusivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALLívia Brito dos Santos Leite - Monografia.pdfapplication/pdf733071https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39906/1/L%c3%advia%20Brito%20dos%20Santos%20Leite%20-%20Monografia.pdf26f3393b085e94f000b83f05e1b195e1MD51TEXTLívia Brito dos Santos Leite - Monografia.pdf.txtLívia Brito dos Santos Leite - Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain85955https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39906/2/L%c3%advia%20Brito%20dos%20Santos%20Leite%20-%20Monografia.pdf.txtaf86bc6bf8680ead6dd9e20143b5b255MD52THUMBNAILLívia Brito dos Santos Leite - Monografia.pdf.jpgLívia Brito dos Santos Leite - Monografia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1178https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39906/3/L%c3%advia%20Brito%20dos%20Santos%20Leite%20-%20Monografia.pdf.jpg90162a5a04a27aac4c2a47dc9cd3f386MD53handle/399062023-11-10 01:05:44.429oai:repositorio.pucsp.br:handle/39906Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-11-10T04:05:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ambiente virtual como laboratório de práticas pedagógicas inclusivas
title O ambiente virtual como laboratório de práticas pedagógicas inclusivas
spellingShingle O ambiente virtual como laboratório de práticas pedagógicas inclusivas
Leite, Lívia Brito dos Santos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Formação de professores
Formação continuada
Educação inclusiva
Ambientes virtuais
Plataformas de ensino
title_short O ambiente virtual como laboratório de práticas pedagógicas inclusivas
title_full O ambiente virtual como laboratório de práticas pedagógicas inclusivas
title_fullStr O ambiente virtual como laboratório de práticas pedagógicas inclusivas
title_full_unstemmed O ambiente virtual como laboratório de práticas pedagógicas inclusivas
title_sort O ambiente virtual como laboratório de práticas pedagógicas inclusivas
author Leite, Lívia Brito dos Santos
author_facet Leite, Lívia Brito dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raiça, Darcy
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Lívia Brito dos Santos
contributor_str_mv Raiça, Darcy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Formação de professores
Formação continuada
Educação inclusiva
Ambientes virtuais
Plataformas de ensino
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Formação continuada
Educação inclusiva
Ambientes virtuais
Plataformas de ensino
description O presente trabalho visa analisar e refletir sobre como as evoluções tecnológicas, potencializadas pela implementação de medidas de isolamento social durante a pandemia de COVID-19, podem contribuir no processo de formação continuada de professores da rede regular de ensino, que trabalham diretamente com alunos com deficiência. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e aplicada com intuito de ressaltar a importância do aprimoramento e expansão de ambientes virtuais de redes interconectadas, promovendo a criação e aplicação de filtros de controle informacional, possibilitando que espaços coletivos virtuais possam servir como laboratórios de trocas pedagógicas e estudo de casos, por meio dos quais os professores possam encontrar suporte teórico e pedagógico a fim de aprimorar seus conhecimentos a respeito da educação inclusiva e, desta forma, possam atuar de forma efetiva no processo de aprendizagem de seus alunos com deficiência
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-09T19:43:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-09T19:43:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Leite, Lívia Brito dos Santos. O ambiente virtual como laboratório de práticas pedagógicas inclusivas. 2020. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39906
identifier_str_mv Leite, Lívia Brito dos Santos. O ambiente virtual como laboratório de práticas pedagógicas inclusivas. 2020. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39906/1/L%c3%advia%20Brito%20dos%20Santos%20Leite%20-%20Monografia.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39906/2/L%c3%advia%20Brito%20dos%20Santos%20Leite%20-%20Monografia.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39906/3/L%c3%advia%20Brito%20dos%20Santos%20Leite%20-%20Monografia.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 26f3393b085e94f000b83f05e1b195e1
af86bc6bf8680ead6dd9e20143b5b255
90162a5a04a27aac4c2a47dc9cd3f386
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278021120557056