O brincar e a cultura popular: uma aproximação entre as teorizações da psicanálise sobre o brincar e as cantigas e brincadeiras populares brasileiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18595 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi elaborar uma aproximação entre as proposições teóricas da Psicanálise sobre o brincar, com ênfase particular na teoria winnicottiana, e as cantigas e brincadeiras populares brasileiras, levando em consideração não apenas o seu conteúdo simbólico, mas também a maneira como este fenômeno se insere no universo infantil. Partindo do pressuposto de que o brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança, bem como para sua inserção na vida social, tais manifestações populares são aqui tratadas como pertencentes ao universo do brincar, que ao possibilitar à criança sua inserção no mundo da cultura de forma simbólica, a auxilia na árdua tarefa de tornar-se sujeito. Sendo assim, a reflexão foi dividida em três capítulos teóricos. O primeiro é destinado à uma revisão bibliográfica da teoria psicanalítica sobre o brincar e tem como referencial as teorias de três autores que muito contribuíram para a Psicanálise: Freud, como não poderia deixar de ser, Klein e Winnicott. O segundo capítulo trata do tema da criatividade, conceito fundamental para o entendimento da reflexão de Winnicott sobre o brincar, e o terceiro capítulo procura situar a brincadeira no universo da cultura, estabelecendo as relações pertinentes. Por fim, os últimos capítulos são dedicados a uma pequena aventura no sentido de utilizar a teoria psicanalítica para compreender o sentido simbólico de algumas brincadeiras e cantigas escolhidas segundo sua pertinência, bem como a uma reflexão sobre o processo de construção do trabalho |
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