O brincar e a cultura popular: reflexões para a Terapia Ocupacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Marina Fenício Soares
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lima, Elisabeth Maria Freire de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/216864
Resumo: Considerando o brincar como atividade humana, este artigo traz uma reflexão sobre as relações entre o brincar, asbrincadeiras tradicionais, a cultura popular e a terapia ocupacional, na busca por ampliar perspectivas no fazer terapêutico e na participação social de crianças e jovens. Parte-se do pressuposto de que o brincar é um fazer criativo, e que a perspectiva popular traz como proposta fundante a relação desse fazer com a ancestralidade cultural de povos historicamente oprimidos e subalternizados, que buscam em sua expressão combater a cultura do silêncio impostas pelas classes dominantes. A abordagem da Terapia Ocupacional para o brincar e as brincadeiras proposta aqui considera aspectos sociais, ambientais e valores do universo lúdico no desenvolvimento da prática, buscando contribuir para processos terapêuticos que explorem com as crianças seu relacionamento com o mundo e as conexões em esferas subjetivas que estão se movendo, fluindo, se articulando a valores que confrontam os processos hegemônicos de consumo, homogeneização e subalternização.
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