O uso de videogames na saúde mental: uma revisão sistemática de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28256 |
Resumo: | Recentemente, o uso de videogames vem crescendo como recurso para tratamento e prevenção na área da saúde pública. Entretanto, o uso desse recurso na área da saúde mental ainda é pouco conhecido, explorado e divulgado. Os objetivos desse trabalho são: (a) fazer uma revisão sistemática de literatura sobre pesquisas de livre acesso ao público, publicadas entre 2012 e 2016, que utilizaram videogames comerciais ou serious games como trabalho de campo; e (b) levantar o estado da arte, analisando dados gerais, métodos e resultados das pesquisas. As bases utilizadas para pesquisa foram o Ann Liebert Pub, Pubmed e Google Acadêmico. Foram selecionados 16 artigos a partir das palavras-chave “mhealth games”, “mental health videogames”, “games for health” e “games for mental health”. Resultados mostraram que há semelhanças entre as pesquisas em relação a dados gerais, como ano, país, autores que se repetem, plataforma de jogo utilizada, faixa etária dos sujeitos e alguns procedimentos de método. Verificou-se também que 11 entre 16 pesquisas obtiveram resultados puramente benéficos com o uso de videogames, mostrando, entretanto, resultados significativos com 5 pesquisas apresentando ausência de quaisquer efeitos com o uso do recurso, indicando a necessidade de maior investigação e pesquisa na área para comprovar a eficácia de seu uso como tratamento e prevenção de transtornos mentais |
id |
PUC_SP-1_bbe07df02bd3c7e37667af1978142af7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/28256 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Fortim, IvelisePirro, Roxane Albuquerque2022-09-30T12:38:46Z2022-09-30T12:38:46Z2016-12-01Pirro, Roxane Albuquerque. O uso de videogames na saúde mental: uma revisão sistemática de literatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28256Recentemente, o uso de videogames vem crescendo como recurso para tratamento e prevenção na área da saúde pública. Entretanto, o uso desse recurso na área da saúde mental ainda é pouco conhecido, explorado e divulgado. Os objetivos desse trabalho são: (a) fazer uma revisão sistemática de literatura sobre pesquisas de livre acesso ao público, publicadas entre 2012 e 2016, que utilizaram videogames comerciais ou serious games como trabalho de campo; e (b) levantar o estado da arte, analisando dados gerais, métodos e resultados das pesquisas. As bases utilizadas para pesquisa foram o Ann Liebert Pub, Pubmed e Google Acadêmico. Foram selecionados 16 artigos a partir das palavras-chave “mhealth games”, “mental health videogames”, “games for health” e “games for mental health”. Resultados mostraram que há semelhanças entre as pesquisas em relação a dados gerais, como ano, país, autores que se repetem, plataforma de jogo utilizada, faixa etária dos sujeitos e alguns procedimentos de método. Verificou-se também que 11 entre 16 pesquisas obtiveram resultados puramente benéficos com o uso de videogames, mostrando, entretanto, resultados significativos com 5 pesquisas apresentando ausência de quaisquer efeitos com o uso do recurso, indicando a necessidade de maior investigação e pesquisa na área para comprovar a eficácia de seu uso como tratamento e prevenção de transtornos mentaisporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAJogos para saúdeVideogamesSerious gamesSaúde mentalO uso de videogames na saúde mental: uma revisão sistemática de literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALROXANE ALBUQUERQUE PIRRO - TCC.pdfapplication/pdf1204020https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28256/1/ROXANE%20ALBUQUERQUE%20PIRRO%20-%20TCC.pdfe67fb6fb1c3721f22092ac40a5c51c14MD51TEXTROXANE ALBUQUERQUE PIRRO - TCC.pdf.txtROXANE ALBUQUERQUE PIRRO - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain106764https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28256/2/ROXANE%20ALBUQUERQUE%20PIRRO%20-%20TCC.pdf.txt67b233c37c15282927fafa186f9a0042MD52THUMBNAILROXANE ALBUQUERQUE PIRRO - TCC.pdf.jpgROXANE ALBUQUERQUE PIRRO - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28256/3/ROXANE%20ALBUQUERQUE%20PIRRO%20-%20TCC.pdf.jpg89773bb9ab1e4f35fe3144b3bc2785afMD53handle/282562022-10-01 01:03:11.868oai:repositorio.pucsp.br:handle/28256Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-01T04:03:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de videogames na saúde mental: uma revisão sistemática de literatura |
title |
O uso de videogames na saúde mental: uma revisão sistemática de literatura |
spellingShingle |
O uso de videogames na saúde mental: uma revisão sistemática de literatura Pirro, Roxane Albuquerque CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Jogos para saúde Videogames Serious games Saúde mental |
title_short |
O uso de videogames na saúde mental: uma revisão sistemática de literatura |
title_full |
O uso de videogames na saúde mental: uma revisão sistemática de literatura |
title_fullStr |
O uso de videogames na saúde mental: uma revisão sistemática de literatura |
title_full_unstemmed |
O uso de videogames na saúde mental: uma revisão sistemática de literatura |
title_sort |
O uso de videogames na saúde mental: uma revisão sistemática de literatura |
author |
Pirro, Roxane Albuquerque |
author_facet |
Pirro, Roxane Albuquerque |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fortim, Ivelise |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pirro, Roxane Albuquerque |
contributor_str_mv |
Fortim, Ivelise |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Jogos para saúde Videogames Serious games Saúde mental |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos para saúde Videogames Serious games Saúde mental |
description |
Recentemente, o uso de videogames vem crescendo como recurso para tratamento e prevenção na área da saúde pública. Entretanto, o uso desse recurso na área da saúde mental ainda é pouco conhecido, explorado e divulgado. Os objetivos desse trabalho são: (a) fazer uma revisão sistemática de literatura sobre pesquisas de livre acesso ao público, publicadas entre 2012 e 2016, que utilizaram videogames comerciais ou serious games como trabalho de campo; e (b) levantar o estado da arte, analisando dados gerais, métodos e resultados das pesquisas. As bases utilizadas para pesquisa foram o Ann Liebert Pub, Pubmed e Google Acadêmico. Foram selecionados 16 artigos a partir das palavras-chave “mhealth games”, “mental health videogames”, “games for health” e “games for mental health”. Resultados mostraram que há semelhanças entre as pesquisas em relação a dados gerais, como ano, país, autores que se repetem, plataforma de jogo utilizada, faixa etária dos sujeitos e alguns procedimentos de método. Verificou-se também que 11 entre 16 pesquisas obtiveram resultados puramente benéficos com o uso de videogames, mostrando, entretanto, resultados significativos com 5 pesquisas apresentando ausência de quaisquer efeitos com o uso do recurso, indicando a necessidade de maior investigação e pesquisa na área para comprovar a eficácia de seu uso como tratamento e prevenção de transtornos mentais |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-30T12:38:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-30T12:38:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Pirro, Roxane Albuquerque. O uso de videogames na saúde mental: uma revisão sistemática de literatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28256 |
identifier_str_mv |
Pirro, Roxane Albuquerque. O uso de videogames na saúde mental: uma revisão sistemática de literatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28256/1/ROXANE%20ALBUQUERQUE%20PIRRO%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28256/2/ROXANE%20ALBUQUERQUE%20PIRRO%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28256/3/ROXANE%20ALBUQUERQUE%20PIRRO%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e67fb6fb1c3721f22092ac40a5c51c14 67b233c37c15282927fafa186f9a0042 89773bb9ab1e4f35fe3144b3bc2785af |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277870831304704 |