Quem apaga a memória? reflexões sobre o monumento a Federico Garcia Lorca e a estátua de Borba Gato
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41133 |
Resumo: | The objective of this course conclusion paper is to approach the discussion concerning society’s perspective around its monuments by analyzing and comparing two monuments in the city of São Paulo in addition to the impacts of their ideological projects. The research presents the extensive history of displacement of the Federico Garcia Lorca Monument (1968), by Flávio de Carvalho, from its conception to reimplementation in 1979, contextualizing the creation of the Borba Gato Statue (1963), by Júlio Guerra, talking through the mythology of the Bandeirantes present at the instauration time and the recent attacks the statue has recently suffered. As of these studies, the exercise of memory rewriting through the monuments will be explored, addressing initiatives that bring the public closer to this discussion. Projects will be analyzed such as the Demonumenta, regarding the monument as a dispute of power, and the Caminhada do Silêncio, that incorporates the monument as a memory space |
id |
PUC_SP-1_bd97f0686453a7ec0c7c615ddea65d0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/41133 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Arantes, Priscila Almeida Cunhahttp://lattes.cnpq.br/9220155250600700Gil, Carla Pereira Monteiro2024-03-07T15:01:59Z2024-03-07T15:01:59Z2023-11-27Gil, Carla Pereira Monteiro . Quem apaga a memória? reflexões sobre o monumento a Federico Garcia Lorca e a estátua de Borba Gato. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41133The objective of this course conclusion paper is to approach the discussion concerning society’s perspective around its monuments by analyzing and comparing two monuments in the city of São Paulo in addition to the impacts of their ideological projects. The research presents the extensive history of displacement of the Federico Garcia Lorca Monument (1968), by Flávio de Carvalho, from its conception to reimplementation in 1979, contextualizing the creation of the Borba Gato Statue (1963), by Júlio Guerra, talking through the mythology of the Bandeirantes present at the instauration time and the recent attacks the statue has recently suffered. As of these studies, the exercise of memory rewriting through the monuments will be explored, addressing initiatives that bring the public closer to this discussion. Projects will be analyzed such as the Demonumenta, regarding the monument as a dispute of power, and the Caminhada do Silêncio, that incorporates the monument as a memory spaceEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo abordar, a partir de análises e comparações entre dois monumentos da cidade de São Paulo, a discussão acerca da mobilização da sociedade em torno de seus monumentos, bem como sobre o projeto ideológico traduzido por eles. A pesquisa apresenta o extenso histórico de deslocamentos do Monumento a Federico Garcia Lorca (1968), de Flávio de Carvalho, desde a sua concepção até a reimplantação, em 1979, e contextualiza a criação da Estátua de Borba Gato (1963), de Júlio Guerra, passando pela mitologia bandeirantista presente na época da instauração e por alguns dos ataques recentes sofridos pela escultura. A partir destes estudos, percorre-se, ainda, pelo exercício de reescritura da memória através dos monumentos, abordando iniciativas que aproximam o público dessa discussão. Serão analisados projetos como o Demonumenta, que visa discutir a questão do monumento enquanto uma disputa de poder, e a Caminhada do Silêncio, que incorpora o monumento como espaço de memóriaporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em Arte: História, Crítica e CuradoriaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::CRITICA DA ARTEMonumentoMemóriaGarcia LorcaBorba GatoMonumentMemoryGarcia LorcaBorba GatoQuem apaga a memória? reflexões sobre o monumento a Federico Garcia Lorca e a estátua de Borba Gatoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALtcc_Carla Pereira Montei.pdfapplication/pdf1758757https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41133/1/tcc_Carla%20Pereira%20Montei.pdf78388bdabc6ecef432fc5dc82855d270MD51TEXTtcc_Carla Pereira Montei.pdf.txttcc_Carla Pereira Montei.pdf.txtExtracted texttext/plain98266https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41133/2/tcc_Carla%20Pereira%20Montei.pdf.txt52d12cc43c35cdfdbfe99183181ad624MD52THUMBNAILtcc_Carla Pereira Montei.pdf.jpgtcc_Carla Pereira Montei.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41133/3/tcc_Carla%20Pereira%20Montei.pdf.jpg035e47b7ff044693bb10ad35b8ac4daaMD53handle/411332024-03-08 01:03:21.835oai:repositorio.pucsp.br:handle/41133Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2024-03-08T04:03:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Quem apaga a memória? reflexões sobre o monumento a Federico Garcia Lorca e a estátua de Borba Gato |
title |
Quem apaga a memória? reflexões sobre o monumento a Federico Garcia Lorca e a estátua de Borba Gato |
spellingShingle |
Quem apaga a memória? reflexões sobre o monumento a Federico Garcia Lorca e a estátua de Borba Gato Gil, Carla Pereira Monteiro CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::CRITICA DA ARTE Monumento Memória Garcia Lorca Borba Gato Monument Memory Garcia Lorca Borba Gato |
title_short |
Quem apaga a memória? reflexões sobre o monumento a Federico Garcia Lorca e a estátua de Borba Gato |
title_full |
Quem apaga a memória? reflexões sobre o monumento a Federico Garcia Lorca e a estátua de Borba Gato |
title_fullStr |
Quem apaga a memória? reflexões sobre o monumento a Federico Garcia Lorca e a estátua de Borba Gato |
title_full_unstemmed |
Quem apaga a memória? reflexões sobre o monumento a Federico Garcia Lorca e a estátua de Borba Gato |
title_sort |
Quem apaga a memória? reflexões sobre o monumento a Federico Garcia Lorca e a estátua de Borba Gato |
author |
Gil, Carla Pereira Monteiro |
author_facet |
Gil, Carla Pereira Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Arantes, Priscila Almeida Cunha |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9220155250600700 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Carla Pereira Monteiro |
contributor_str_mv |
Arantes, Priscila Almeida Cunha |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::CRITICA DA ARTE |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::CRITICA DA ARTE Monumento Memória Garcia Lorca Borba Gato Monument Memory Garcia Lorca Borba Gato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Monumento Memória Garcia Lorca Borba Gato |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Monument Memory Garcia Lorca Borba Gato |
description |
The objective of this course conclusion paper is to approach the discussion concerning society’s perspective around its monuments by analyzing and comparing two monuments in the city of São Paulo in addition to the impacts of their ideological projects. The research presents the extensive history of displacement of the Federico Garcia Lorca Monument (1968), by Flávio de Carvalho, from its conception to reimplementation in 1979, contextualizing the creation of the Borba Gato Statue (1963), by Júlio Guerra, talking through the mythology of the Bandeirantes present at the instauration time and the recent attacks the statue has recently suffered. As of these studies, the exercise of memory rewriting through the monuments will be explored, addressing initiatives that bring the public closer to this discussion. Projects will be analyzed such as the Demonumenta, regarding the monument as a dispute of power, and the Caminhada do Silêncio, that incorporates the monument as a memory space |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-11-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-07T15:01:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-03-07T15:01:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Gil, Carla Pereira Monteiro . Quem apaga a memória? reflexões sobre o monumento a Federico Garcia Lorca e a estátua de Borba Gato. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41133 |
identifier_str_mv |
Gil, Carla Pereira Monteiro . Quem apaga a memória? reflexões sobre o monumento a Federico Garcia Lorca e a estátua de Borba Gato. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41133/1/tcc_Carla%20Pereira%20Montei.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41133/2/tcc_Carla%20Pereira%20Montei.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41133/3/tcc_Carla%20Pereira%20Montei.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
78388bdabc6ecef432fc5dc82855d270 52d12cc43c35cdfdbfe99183181ad624 035e47b7ff044693bb10ad35b8ac4daa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277846612344832 |