Análise de registros de representação mobilizados por crianças do 3º. ano em atividades com o jogo pega-varetas para multiplicação e adição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villaça, Virginia Montezzo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31109
Resumo: Nosso objetivo neste estudo é fazer uma análise qualitativa dos registros de representação mobilizados por alunos de 3º ano do Ensino Fundamental em atividades desenvolvidas a partir do jogo Pega-varetas. As atividades apresentadas e analisadas foram elaboradas e aplicadas com a intenção de ampliar, aprofundar e sistematizar conhecimentos sobre a operação da adição; e, disparar novas reflexões sobre os significados da multiplicação, em ambos os casos propiciando construção de repertório e de estratégias de cálculo. A escolha do jogo Pega-varetas baseou-se na observação de uma estrutura, isto é, material, modo de jogar e regras, capaz de gerar interessantes situações de aprendizagem matemática de conteúdos dos eixos de números e operações. Após a análise das atividades, confirmamos que o jogo Pega-varetas é permite não só de criação de um contexto de interação e troca entre os integrantes da classe, como também de desafio individual e coletivo em situações de aprendizagem. Para concluir, verificamos que as situações propostas, para serem desenvolvidas antes, durante e depois de jogar, cumpriram o propósito de levar os alunos a operar, colocando um conjunto de conhecimentos em relação pela mobilização de diversos registros de representação
id PUC_SP-1_c015b7839eca65b24dc5137855d5c301
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/31109
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Silva, Maria José Ferreira daVillaça, Virginia Montezzo2023-02-28T22:38:15Z2023-02-28T22:38:15Z2010-12-17Villaça, Virginia Montezzo. Análise de registros de representação mobilizados por crianças do 3º. ano em atividades com o jogo pega-varetas para multiplicação e adição. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31109Nosso objetivo neste estudo é fazer uma análise qualitativa dos registros de representação mobilizados por alunos de 3º ano do Ensino Fundamental em atividades desenvolvidas a partir do jogo Pega-varetas. As atividades apresentadas e analisadas foram elaboradas e aplicadas com a intenção de ampliar, aprofundar e sistematizar conhecimentos sobre a operação da adição; e, disparar novas reflexões sobre os significados da multiplicação, em ambos os casos propiciando construção de repertório e de estratégias de cálculo. A escolha do jogo Pega-varetas baseou-se na observação de uma estrutura, isto é, material, modo de jogar e regras, capaz de gerar interessantes situações de aprendizagem matemática de conteúdos dos eixos de números e operações. Após a análise das atividades, confirmamos que o jogo Pega-varetas é permite não só de criação de um contexto de interação e troca entre os integrantes da classe, como também de desafio individual e coletivo em situações de aprendizagem. Para concluir, verificamos que as situações propostas, para serem desenvolvidas antes, durante e depois de jogar, cumpriram o propósito de levar os alunos a operar, colocando um conjunto de conhecimentos em relação pela mobilização de diversos registros de representaçãoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e MetodológicosPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAJogos no ensino da matemáticaJogos educativosRepresentação semióticaAnálise de registros de representação mobilizados por crianças do 3º. ano em atividades com o jogo pega-varetas para multiplicação e adiçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALVIRGINIA MONTEZZO VILLAÇA.pdfapplication/pdf2651505https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31109/1/VIRGINIA%20MONTEZZO%20VILLA%c3%87A.pdf0915a8f1e65ae5e689beeddabe48d1e9MD51TEXTVIRGINIA MONTEZZO VILLAÇA.pdf.txtVIRGINIA MONTEZZO VILLAÇA.pdf.txtExtracted texttext/plain106698https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31109/2/VIRGINIA%20MONTEZZO%20VILLA%c3%87A.pdf.txt01556f335aedce95e23afceaa1d38801MD52THUMBNAILVIRGINIA MONTEZZO VILLAÇA.pdf.jpgVIRGINIA MONTEZZO VILLAÇA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31109/3/VIRGINIA%20MONTEZZO%20VILLA%c3%87A.pdf.jpg1c422df65063df3369659e2711b3c683MD53handle/311092023-03-01 01:06:35.356oai:repositorio.pucsp.br:handle/31109Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-01T04:06:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de registros de representação mobilizados por crianças do 3º. ano em atividades com o jogo pega-varetas para multiplicação e adição
title Análise de registros de representação mobilizados por crianças do 3º. ano em atividades com o jogo pega-varetas para multiplicação e adição
spellingShingle Análise de registros de representação mobilizados por crianças do 3º. ano em atividades com o jogo pega-varetas para multiplicação e adição
Villaça, Virginia Montezzo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Jogos no ensino da matemática
Jogos educativos
Representação semiótica
title_short Análise de registros de representação mobilizados por crianças do 3º. ano em atividades com o jogo pega-varetas para multiplicação e adição
title_full Análise de registros de representação mobilizados por crianças do 3º. ano em atividades com o jogo pega-varetas para multiplicação e adição
title_fullStr Análise de registros de representação mobilizados por crianças do 3º. ano em atividades com o jogo pega-varetas para multiplicação e adição
title_full_unstemmed Análise de registros de representação mobilizados por crianças do 3º. ano em atividades com o jogo pega-varetas para multiplicação e adição
title_sort Análise de registros de representação mobilizados por crianças do 3º. ano em atividades com o jogo pega-varetas para multiplicação e adição
author Villaça, Virginia Montezzo
author_facet Villaça, Virginia Montezzo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Maria José Ferreira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Villaça, Virginia Montezzo
contributor_str_mv Silva, Maria José Ferreira da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Jogos no ensino da matemática
Jogos educativos
Representação semiótica
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos no ensino da matemática
Jogos educativos
Representação semiótica
description Nosso objetivo neste estudo é fazer uma análise qualitativa dos registros de representação mobilizados por alunos de 3º ano do Ensino Fundamental em atividades desenvolvidas a partir do jogo Pega-varetas. As atividades apresentadas e analisadas foram elaboradas e aplicadas com a intenção de ampliar, aprofundar e sistematizar conhecimentos sobre a operação da adição; e, disparar novas reflexões sobre os significados da multiplicação, em ambos os casos propiciando construção de repertório e de estratégias de cálculo. A escolha do jogo Pega-varetas baseou-se na observação de uma estrutura, isto é, material, modo de jogar e regras, capaz de gerar interessantes situações de aprendizagem matemática de conteúdos dos eixos de números e operações. Após a análise das atividades, confirmamos que o jogo Pega-varetas é permite não só de criação de um contexto de interação e troca entre os integrantes da classe, como também de desafio individual e coletivo em situações de aprendizagem. Para concluir, verificamos que as situações propostas, para serem desenvolvidas antes, durante e depois de jogar, cumpriram o propósito de levar os alunos a operar, colocando um conjunto de conhecimentos em relação pela mobilização de diversos registros de representação
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T22:38:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-28T22:38:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Villaça, Virginia Montezzo. Análise de registros de representação mobilizados por crianças do 3º. ano em atividades com o jogo pega-varetas para multiplicação e adição. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31109
identifier_str_mv Villaça, Virginia Montezzo. Análise de registros de representação mobilizados por crianças do 3º. ano em atividades com o jogo pega-varetas para multiplicação e adição. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31109/1/VIRGINIA%20MONTEZZO%20VILLA%c3%87A.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31109/2/VIRGINIA%20MONTEZZO%20VILLA%c3%87A.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31109/3/VIRGINIA%20MONTEZZO%20VILLA%c3%87A.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0915a8f1e65ae5e689beeddabe48d1e9
01556f335aedce95e23afceaa1d38801
1c422df65063df3369659e2711b3c683
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277955863478272