Análise de registros de representação mobilizados por crianças do 3º. ano em atividades com o jogo pega-varetas para multiplicação e adição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31109 |
Resumo: | Nosso objetivo neste estudo é fazer uma análise qualitativa dos registros de representação mobilizados por alunos de 3º ano do Ensino Fundamental em atividades desenvolvidas a partir do jogo Pega-varetas. As atividades apresentadas e analisadas foram elaboradas e aplicadas com a intenção de ampliar, aprofundar e sistematizar conhecimentos sobre a operação da adição; e, disparar novas reflexões sobre os significados da multiplicação, em ambos os casos propiciando construção de repertório e de estratégias de cálculo. A escolha do jogo Pega-varetas baseou-se na observação de uma estrutura, isto é, material, modo de jogar e regras, capaz de gerar interessantes situações de aprendizagem matemática de conteúdos dos eixos de números e operações. Após a análise das atividades, confirmamos que o jogo Pega-varetas é permite não só de criação de um contexto de interação e troca entre os integrantes da classe, como também de desafio individual e coletivo em situações de aprendizagem. Para concluir, verificamos que as situações propostas, para serem desenvolvidas antes, durante e depois de jogar, cumpriram o propósito de levar os alunos a operar, colocando um conjunto de conhecimentos em relação pela mobilização de diversos registros de representação |
id |
PUC_SP-1_c015b7839eca65b24dc5137855d5c301 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/31109 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Maria José Ferreira daVillaça, Virginia Montezzo2023-02-28T22:38:15Z2023-02-28T22:38:15Z2010-12-17Villaça, Virginia Montezzo. Análise de registros de representação mobilizados por crianças do 3º. ano em atividades com o jogo pega-varetas para multiplicação e adição. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31109Nosso objetivo neste estudo é fazer uma análise qualitativa dos registros de representação mobilizados por alunos de 3º ano do Ensino Fundamental em atividades desenvolvidas a partir do jogo Pega-varetas. As atividades apresentadas e analisadas foram elaboradas e aplicadas com a intenção de ampliar, aprofundar e sistematizar conhecimentos sobre a operação da adição; e, disparar novas reflexões sobre os significados da multiplicação, em ambos os casos propiciando construção de repertório e de estratégias de cálculo. A escolha do jogo Pega-varetas baseou-se na observação de uma estrutura, isto é, material, modo de jogar e regras, capaz de gerar interessantes situações de aprendizagem matemática de conteúdos dos eixos de números e operações. Após a análise das atividades, confirmamos que o jogo Pega-varetas é permite não só de criação de um contexto de interação e troca entre os integrantes da classe, como também de desafio individual e coletivo em situações de aprendizagem. Para concluir, verificamos que as situações propostas, para serem desenvolvidas antes, durante e depois de jogar, cumpriram o propósito de levar os alunos a operar, colocando um conjunto de conhecimentos em relação pela mobilização de diversos registros de representaçãoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e MetodológicosPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAJogos no ensino da matemáticaJogos educativosRepresentação semióticaAnálise de registros de representação mobilizados por crianças do 3º. ano em atividades com o jogo pega-varetas para multiplicação e adiçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALVIRGINIA MONTEZZO VILLAÇA.pdfapplication/pdf2651505https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31109/1/VIRGINIA%20MONTEZZO%20VILLA%c3%87A.pdf0915a8f1e65ae5e689beeddabe48d1e9MD51TEXTVIRGINIA MONTEZZO VILLAÇA.pdf.txtVIRGINIA MONTEZZO VILLAÇA.pdf.txtExtracted texttext/plain106698https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31109/2/VIRGINIA%20MONTEZZO%20VILLA%c3%87A.pdf.txt01556f335aedce95e23afceaa1d38801MD52THUMBNAILVIRGINIA MONTEZZO VILLAÇA.pdf.jpgVIRGINIA MONTEZZO VILLAÇA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31109/3/VIRGINIA%20MONTEZZO%20VILLA%c3%87A.pdf.jpg1c422df65063df3369659e2711b3c683MD53handle/311092023-03-01 01:06:35.356oai:repositorio.pucsp.br:handle/31109Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-01T04:06:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise de registros de representação mobilizados por crianças do 3º. ano em atividades com o jogo pega-varetas para multiplicação e adição |
title |
Análise de registros de representação mobilizados por crianças do 3º. ano em atividades com o jogo pega-varetas para multiplicação e adição |
spellingShingle |
Análise de registros de representação mobilizados por crianças do 3º. ano em atividades com o jogo pega-varetas para multiplicação e adição Villaça, Virginia Montezzo CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Jogos no ensino da matemática Jogos educativos Representação semiótica |
title_short |
Análise de registros de representação mobilizados por crianças do 3º. ano em atividades com o jogo pega-varetas para multiplicação e adição |
title_full |
Análise de registros de representação mobilizados por crianças do 3º. ano em atividades com o jogo pega-varetas para multiplicação e adição |
title_fullStr |
Análise de registros de representação mobilizados por crianças do 3º. ano em atividades com o jogo pega-varetas para multiplicação e adição |
title_full_unstemmed |
Análise de registros de representação mobilizados por crianças do 3º. ano em atividades com o jogo pega-varetas para multiplicação e adição |
title_sort |
Análise de registros de representação mobilizados por crianças do 3º. ano em atividades com o jogo pega-varetas para multiplicação e adição |
author |
Villaça, Virginia Montezzo |
author_facet |
Villaça, Virginia Montezzo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Maria José Ferreira da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Villaça, Virginia Montezzo |
contributor_str_mv |
Silva, Maria José Ferreira da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Jogos no ensino da matemática Jogos educativos Representação semiótica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos no ensino da matemática Jogos educativos Representação semiótica |
description |
Nosso objetivo neste estudo é fazer uma análise qualitativa dos registros de representação mobilizados por alunos de 3º ano do Ensino Fundamental em atividades desenvolvidas a partir do jogo Pega-varetas. As atividades apresentadas e analisadas foram elaboradas e aplicadas com a intenção de ampliar, aprofundar e sistematizar conhecimentos sobre a operação da adição; e, disparar novas reflexões sobre os significados da multiplicação, em ambos os casos propiciando construção de repertório e de estratégias de cálculo. A escolha do jogo Pega-varetas baseou-se na observação de uma estrutura, isto é, material, modo de jogar e regras, capaz de gerar interessantes situações de aprendizagem matemática de conteúdos dos eixos de números e operações. Após a análise das atividades, confirmamos que o jogo Pega-varetas é permite não só de criação de um contexto de interação e troca entre os integrantes da classe, como também de desafio individual e coletivo em situações de aprendizagem. Para concluir, verificamos que as situações propostas, para serem desenvolvidas antes, durante e depois de jogar, cumpriram o propósito de levar os alunos a operar, colocando um conjunto de conhecimentos em relação pela mobilização de diversos registros de representação |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-28T22:38:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-28T22:38:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Villaça, Virginia Montezzo. Análise de registros de representação mobilizados por crianças do 3º. ano em atividades com o jogo pega-varetas para multiplicação e adição. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31109 |
identifier_str_mv |
Villaça, Virginia Montezzo. Análise de registros de representação mobilizados por crianças do 3º. ano em atividades com o jogo pega-varetas para multiplicação e adição. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31109/1/VIRGINIA%20MONTEZZO%20VILLA%c3%87A.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31109/2/VIRGINIA%20MONTEZZO%20VILLA%c3%87A.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31109/3/VIRGINIA%20MONTEZZO%20VILLA%c3%87A.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0915a8f1e65ae5e689beeddabe48d1e9 01556f335aedce95e23afceaa1d38801 1c422df65063df3369659e2711b3c683 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277955863478272 |