As relações interpessoais num contexto de ensinoaprendizagem da língua inglesa em uma escola da rede pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27305 |
Resumo: | This research aims at investigating and discussing the importance of interpersonal relations for English language learning in the 8º ano do Ensino Fundamental II in a public school. For that, four research instruments were analyzed: audiovisual recording of the classes, field notes of the teacher-researcher and two questionnaires. The adopted research modality had as focus of its study teacher and students within the school context. This research is inserted within the interpretive paradigm, so the main aim was to make a qualitative study about the data collected. The theoretical basis is based on Humanistic Pychology, with emphasis on the Person-Centred Approach and the concepts coined by Carl Rogers (1969). It was also based on the studies of authors such as, Mahoney (1976) Duarte (1996,2004), Vygotsky (1991), among others. The results of this study has shown how the teacher’s attitude and the implementation of the facilitating attitudes have an essential and determining factor in interpersonal relationships and Significant Learning, as proposed by Rogers (1969) |
id |
PUC_SP-1_c2f33611ccccfbb05b0f2e7b5a11e74a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/27305 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Duarte, Vera Lucia CabreraLeite, Ana Maria Sarubala Meirelles2022-08-24T21:21:22Z2022-08-24T21:21:22Z2017-02-10Leite, Ana Maria Sarubala Meirelles. As relações interpessoais num contexto de ensinoaprendizagem da língua inglesa em uma escola da rede pública. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27305This research aims at investigating and discussing the importance of interpersonal relations for English language learning in the 8º ano do Ensino Fundamental II in a public school. For that, four research instruments were analyzed: audiovisual recording of the classes, field notes of the teacher-researcher and two questionnaires. The adopted research modality had as focus of its study teacher and students within the school context. This research is inserted within the interpretive paradigm, so the main aim was to make a qualitative study about the data collected. The theoretical basis is based on Humanistic Pychology, with emphasis on the Person-Centred Approach and the concepts coined by Carl Rogers (1969). It was also based on the studies of authors such as, Mahoney (1976) Duarte (1996,2004), Vygotsky (1991), among others. The results of this study has shown how the teacher’s attitude and the implementation of the facilitating attitudes have an essential and determining factor in interpersonal relationships and Significant Learning, as proposed by Rogers (1969)Esta pesquisa objetiva investigar e discutir sobre a importância das relações interpessoais para o aprendizado da língua inglesa no 8º ano do Ensino Fundamental II de uma escola Pública. Para tanto, foram analisados quatro instrumentos de pesquisa: gravação audiovisual das aulas, notas de campo da professora-pesquisadora e dois questionários. A modalidade de pesquisa adotada tem como foco de estudo professor e alunos dentro do contexto escolar. Esta pesquisa está inserida dentro do paradigma interpretativista, sendo assim, foi feito um estudo qualitativo sobre os dados coletados. A fundamentação teórica teve como base a Psicologia Humanista, com ênfase na Abordagem Centrada na Pessoa e nos conceitos cunhados por Carl Rogers (1969). Também foi baseada nos estudos de autores como, Mahoney (1976) Duarte (1996,2004), Vygotsky (1991), entre outros. Os resultados deste estudo apontaram como a atitude do professor e a implementação das Atitudes Facilitadoras têm um caráter essencial e determinante nas relações interpessoais e na Aprendizagem Significativa, assim como propôs Rogers (1969)porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASRelações interpessoaisAtitudes facilitadorasAprendizagem significativaLíngua InglesaInterpersonal relationshipsFacilitating attitudesSignificant learningEnglish LanguageAs relações interpessoais num contexto de ensinoaprendizagem da língua inglesa em uma escola da rede públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALANA MARIA SARUBALA MEIRELLES LEITE.pdfapplication/pdf4885130https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27305/1/ANA%20MARIA%20SARUBALA%20MEIRELLES%20LEITE.pdf58b8ba41eeb015e45fa1b85ffcc39ba5MD51TEXTANA MARIA SARUBALA MEIRELLES LEITE.pdf.txtANA MARIA SARUBALA MEIRELLES LEITE.pdf.txtExtracted texttext/plain150255https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27305/2/ANA%20MARIA%20SARUBALA%20MEIRELLES%20LEITE.pdf.txt3c1865210145a09ff149b6394b87d0e0MD52THUMBNAILANA MARIA SARUBALA MEIRELLES LEITE.pdf.jpgANA MARIA SARUBALA MEIRELLES LEITE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1297https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27305/3/ANA%20MARIA%20SARUBALA%20MEIRELLES%20LEITE.pdf.jpg2a57618790b141d508828fc18f5f20f2MD53handle/273052023-06-30 12:34:17.209oai:repositorio.pucsp.br:handle/27305Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-30T15:34:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As relações interpessoais num contexto de ensinoaprendizagem da língua inglesa em uma escola da rede pública |
title |
As relações interpessoais num contexto de ensinoaprendizagem da língua inglesa em uma escola da rede pública |
spellingShingle |
As relações interpessoais num contexto de ensinoaprendizagem da língua inglesa em uma escola da rede pública Leite, Ana Maria Sarubala Meirelles CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Relações interpessoais Atitudes facilitadoras Aprendizagem significativa Língua Inglesa Interpersonal relationships Facilitating attitudes Significant learning English Language |
title_short |
As relações interpessoais num contexto de ensinoaprendizagem da língua inglesa em uma escola da rede pública |
title_full |
As relações interpessoais num contexto de ensinoaprendizagem da língua inglesa em uma escola da rede pública |
title_fullStr |
As relações interpessoais num contexto de ensinoaprendizagem da língua inglesa em uma escola da rede pública |
title_full_unstemmed |
As relações interpessoais num contexto de ensinoaprendizagem da língua inglesa em uma escola da rede pública |
title_sort |
As relações interpessoais num contexto de ensinoaprendizagem da língua inglesa em uma escola da rede pública |
author |
Leite, Ana Maria Sarubala Meirelles |
author_facet |
Leite, Ana Maria Sarubala Meirelles |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Duarte, Vera Lucia Cabrera |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Ana Maria Sarubala Meirelles |
contributor_str_mv |
Duarte, Vera Lucia Cabrera |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Relações interpessoais Atitudes facilitadoras Aprendizagem significativa Língua Inglesa Interpersonal relationships Facilitating attitudes Significant learning English Language |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações interpessoais Atitudes facilitadoras Aprendizagem significativa Língua Inglesa |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Interpersonal relationships Facilitating attitudes Significant learning English Language |
description |
This research aims at investigating and discussing the importance of interpersonal relations for English language learning in the 8º ano do Ensino Fundamental II in a public school. For that, four research instruments were analyzed: audiovisual recording of the classes, field notes of the teacher-researcher and two questionnaires. The adopted research modality had as focus of its study teacher and students within the school context. This research is inserted within the interpretive paradigm, so the main aim was to make a qualitative study about the data collected. The theoretical basis is based on Humanistic Pychology, with emphasis on the Person-Centred Approach and the concepts coined by Carl Rogers (1969). It was also based on the studies of authors such as, Mahoney (1976) Duarte (1996,2004), Vygotsky (1991), among others. The results of this study has shown how the teacher’s attitude and the implementation of the facilitating attitudes have an essential and determining factor in interpersonal relationships and Significant Learning, as proposed by Rogers (1969) |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-02-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-24T21:21:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-24T21:21:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Leite, Ana Maria Sarubala Meirelles. As relações interpessoais num contexto de ensinoaprendizagem da língua inglesa em uma escola da rede pública. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27305 |
identifier_str_mv |
Leite, Ana Maria Sarubala Meirelles. As relações interpessoais num contexto de ensinoaprendizagem da língua inglesa em uma escola da rede pública. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27305/1/ANA%20MARIA%20SARUBALA%20MEIRELLES%20LEITE.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27305/2/ANA%20MARIA%20SARUBALA%20MEIRELLES%20LEITE.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27305/3/ANA%20MARIA%20SARUBALA%20MEIRELLES%20LEITE.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
58b8ba41eeb015e45fa1b85ffcc39ba5 3c1865210145a09ff149b6394b87d0e0 2a57618790b141d508828fc18f5f20f2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277950508400640 |