As relações interpessoais num contexto de ensinoaprendizagem da língua inglesa em uma escola da rede pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Ana Maria Sarubala Meirelles
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27305
Resumo: This research aims at investigating and discussing the importance of interpersonal relations for English language learning in the 8º ano do Ensino Fundamental II in a public school. For that, four research instruments were analyzed: audiovisual recording of the classes, field notes of the teacher-researcher and two questionnaires. The adopted research modality had as focus of its study teacher and students within the school context. This research is inserted within the interpretive paradigm, so the main aim was to make a qualitative study about the data collected. The theoretical basis is based on Humanistic Pychology, with emphasis on the Person-Centred Approach and the concepts coined by Carl Rogers (1969). It was also based on the studies of authors such as, Mahoney (1976) Duarte (1996,2004), Vygotsky (1991), among others. The results of this study has shown how the teacher’s attitude and the implementation of the facilitating attitudes have an essential and determining factor in interpersonal relationships and Significant Learning, as proposed by Rogers (1969)
id PUC_SP-1_c2f33611ccccfbb05b0f2e7b5a11e74a
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/27305
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Duarte, Vera Lucia CabreraLeite, Ana Maria Sarubala Meirelles2022-08-24T21:21:22Z2022-08-24T21:21:22Z2017-02-10Leite, Ana Maria Sarubala Meirelles. As relações interpessoais num contexto de ensinoaprendizagem da língua inglesa em uma escola da rede pública. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27305This research aims at investigating and discussing the importance of interpersonal relations for English language learning in the 8º ano do Ensino Fundamental II in a public school. For that, four research instruments were analyzed: audiovisual recording of the classes, field notes of the teacher-researcher and two questionnaires. The adopted research modality had as focus of its study teacher and students within the school context. This research is inserted within the interpretive paradigm, so the main aim was to make a qualitative study about the data collected. The theoretical basis is based on Humanistic Pychology, with emphasis on the Person-Centred Approach and the concepts coined by Carl Rogers (1969). It was also based on the studies of authors such as, Mahoney (1976) Duarte (1996,2004), Vygotsky (1991), among others. The results of this study has shown how the teacher’s attitude and the implementation of the facilitating attitudes have an essential and determining factor in interpersonal relationships and Significant Learning, as proposed by Rogers (1969)Esta pesquisa objetiva investigar e discutir sobre a importância das relações interpessoais para o aprendizado da língua inglesa no 8º ano do Ensino Fundamental II de uma escola Pública. Para tanto, foram analisados quatro instrumentos de pesquisa: gravação audiovisual das aulas, notas de campo da professora-pesquisadora e dois questionários. A modalidade de pesquisa adotada tem como foco de estudo professor e alunos dentro do contexto escolar. Esta pesquisa está inserida dentro do paradigma interpretativista, sendo assim, foi feito um estudo qualitativo sobre os dados coletados. A fundamentação teórica teve como base a Psicologia Humanista, com ênfase na Abordagem Centrada na Pessoa e nos conceitos cunhados por Carl Rogers (1969). Também foi baseada nos estudos de autores como, Mahoney (1976) Duarte (1996,2004), Vygotsky (1991), entre outros. Os resultados deste estudo apontaram como a atitude do professor e a implementação das Atitudes Facilitadoras têm um caráter essencial e determinante nas relações interpessoais e na Aprendizagem Significativa, assim como propôs Rogers (1969)porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASRelações interpessoaisAtitudes facilitadorasAprendizagem significativaLíngua InglesaInterpersonal relationshipsFacilitating attitudesSignificant learningEnglish LanguageAs relações interpessoais num contexto de ensinoaprendizagem da língua inglesa em uma escola da rede públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALANA MARIA SARUBALA MEIRELLES LEITE.pdfapplication/pdf4885130https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27305/1/ANA%20MARIA%20SARUBALA%20MEIRELLES%20LEITE.pdf58b8ba41eeb015e45fa1b85ffcc39ba5MD51TEXTANA MARIA SARUBALA MEIRELLES LEITE.pdf.txtANA MARIA SARUBALA MEIRELLES LEITE.pdf.txtExtracted texttext/plain150255https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27305/2/ANA%20MARIA%20SARUBALA%20MEIRELLES%20LEITE.pdf.txt3c1865210145a09ff149b6394b87d0e0MD52THUMBNAILANA MARIA SARUBALA MEIRELLES LEITE.pdf.jpgANA MARIA SARUBALA MEIRELLES LEITE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1297https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27305/3/ANA%20MARIA%20SARUBALA%20MEIRELLES%20LEITE.pdf.jpg2a57618790b141d508828fc18f5f20f2MD53handle/273052023-06-30 12:34:17.209oai:repositorio.pucsp.br:handle/27305Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-30T15:34:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As relações interpessoais num contexto de ensinoaprendizagem da língua inglesa em uma escola da rede pública
title As relações interpessoais num contexto de ensinoaprendizagem da língua inglesa em uma escola da rede pública
spellingShingle As relações interpessoais num contexto de ensinoaprendizagem da língua inglesa em uma escola da rede pública
Leite, Ana Maria Sarubala Meirelles
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Relações interpessoais
Atitudes facilitadoras
Aprendizagem significativa
Língua Inglesa
Interpersonal relationships
Facilitating attitudes
Significant learning
English Language
title_short As relações interpessoais num contexto de ensinoaprendizagem da língua inglesa em uma escola da rede pública
title_full As relações interpessoais num contexto de ensinoaprendizagem da língua inglesa em uma escola da rede pública
title_fullStr As relações interpessoais num contexto de ensinoaprendizagem da língua inglesa em uma escola da rede pública
title_full_unstemmed As relações interpessoais num contexto de ensinoaprendizagem da língua inglesa em uma escola da rede pública
title_sort As relações interpessoais num contexto de ensinoaprendizagem da língua inglesa em uma escola da rede pública
author Leite, Ana Maria Sarubala Meirelles
author_facet Leite, Ana Maria Sarubala Meirelles
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Duarte, Vera Lucia Cabrera
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Ana Maria Sarubala Meirelles
contributor_str_mv Duarte, Vera Lucia Cabrera
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Relações interpessoais
Atitudes facilitadoras
Aprendizagem significativa
Língua Inglesa
Interpersonal relationships
Facilitating attitudes
Significant learning
English Language
dc.subject.por.fl_str_mv Relações interpessoais
Atitudes facilitadoras
Aprendizagem significativa
Língua Inglesa
dc.subject.eng.fl_str_mv Interpersonal relationships
Facilitating attitudes
Significant learning
English Language
description This research aims at investigating and discussing the importance of interpersonal relations for English language learning in the 8º ano do Ensino Fundamental II in a public school. For that, four research instruments were analyzed: audiovisual recording of the classes, field notes of the teacher-researcher and two questionnaires. The adopted research modality had as focus of its study teacher and students within the school context. This research is inserted within the interpretive paradigm, so the main aim was to make a qualitative study about the data collected. The theoretical basis is based on Humanistic Pychology, with emphasis on the Person-Centred Approach and the concepts coined by Carl Rogers (1969). It was also based on the studies of authors such as, Mahoney (1976) Duarte (1996,2004), Vygotsky (1991), among others. The results of this study has shown how the teacher’s attitude and the implementation of the facilitating attitudes have an essential and determining factor in interpersonal relationships and Significant Learning, as proposed by Rogers (1969)
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-24T21:21:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-24T21:21:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Leite, Ana Maria Sarubala Meirelles. As relações interpessoais num contexto de ensinoaprendizagem da língua inglesa em uma escola da rede pública. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27305
identifier_str_mv Leite, Ana Maria Sarubala Meirelles. As relações interpessoais num contexto de ensinoaprendizagem da língua inglesa em uma escola da rede pública. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27305/1/ANA%20MARIA%20SARUBALA%20MEIRELLES%20LEITE.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27305/2/ANA%20MARIA%20SARUBALA%20MEIRELLES%20LEITE.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27305/3/ANA%20MARIA%20SARUBALA%20MEIRELLES%20LEITE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 58b8ba41eeb015e45fa1b85ffcc39ba5
3c1865210145a09ff149b6394b87d0e0
2a57618790b141d508828fc18f5f20f2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277950508400640