Transformando as relações interpessoais em sala de aula a partir de estudos teóricos e práticos sobre o componente afetivo no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Wellington Deromediz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29137
Resumo: This research aims at investigating and discussing the contributions of theoretical and practical studies of the affective component explored in the module: O Componente Afetivo no Processo de Ensino-Aprendizagem which aims at the transformation of interpersonal relationships in the classroom of English teacher participants of course Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública, taught by the Catholic University - PUC - SP - COGEAE. The theoretical support of this research is based on studies of humanistic psychologist Rogers (1969) and researchers that have been conducted focusing the affective component, such as Duarte (2004), Oxford (2007) and Arnold (1999). The methodological approach used in this research is a qualitative approach case study - interpretive, as it has practical interests to understand and interpret factors on a given community
id PUC_SP-1_76f04d48c6b5873a7a3a4995aaaa58e4
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29137
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Duarte, Vera Lucia CabreraRibeiro, Wellington Deromediz2022-10-23T22:59:04Z2022-10-23T22:59:04Z2015-02-19Ribeiro, Wellington Deromediz. Transformando as relações interpessoais em sala de aula a partir de estudos teóricos e práticos sobre o componente afetivo no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29137This research aims at investigating and discussing the contributions of theoretical and practical studies of the affective component explored in the module: O Componente Afetivo no Processo de Ensino-Aprendizagem which aims at the transformation of interpersonal relationships in the classroom of English teacher participants of course Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública, taught by the Catholic University - PUC - SP - COGEAE. The theoretical support of this research is based on studies of humanistic psychologist Rogers (1969) and researchers that have been conducted focusing the affective component, such as Duarte (2004), Oxford (2007) and Arnold (1999). The methodological approach used in this research is a qualitative approach case study - interpretive, as it has practical interests to understand and interpret factors on a given communityEsta pesquisa tem como objetivo investigar e discutir quais foram as contribuições dos estudos teóricos e práticos sobre afetividade realizados no módulo O Componente Afetivo e Ensino-Aprendizagem com vistas à transformação das relações interpessoais em sala de aula dos professores de inglês, participantes do curso de lato sensu Práticas Reflexivas e EnsinoAprendizagem de Inglês na Escola Pública, ministrado pela Pontifícia Universidade Católica – PUC - SP - COGEAE. A fundamentação teórica que irá subsidiar a pesquisa será baseada nos estudos do psicólogo humanista Rogers (1969) e de pesquisadores voltados para a importância do componente afetivo em aulas de inglês, tais como Duarte (2004), Oxford (2007) e Arnold (1999). A abordagem metodológica utilizada nesta investigação será um estudo de caso de cunho qualitativo – interpretativista, já que tem interesses práticos para compreender e interpretar fatores sobre uma determinada comunidadeporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASRelações interpessoaisComponente afetivoAtitudes facilitadorasInterpersonal relationshipsAffective componentFacilitating attitudesTransformando as relações interpessoais em sala de aula a partir de estudos teóricos e práticos sobre o componente afetivo no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALWELLINGTON DEROMEDIZ RIBEIRO.pdfapplication/pdf1408357https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29137/1/WELLINGTON%20DEROMEDIZ%20RIBEIRO.pdf7970f69660a012d09b79808d00e72274MD51TEXTWELLINGTON DEROMEDIZ RIBEIRO.pdf.txtWELLINGTON DEROMEDIZ RIBEIRO.pdf.txtExtracted texttext/plain204128https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29137/2/WELLINGTON%20DEROMEDIZ%20RIBEIRO.pdf.txt7bc095968152c494608ee3519c58fdcaMD52THUMBNAILWELLINGTON DEROMEDIZ RIBEIRO.pdf.jpgWELLINGTON DEROMEDIZ RIBEIRO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1356https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29137/3/WELLINGTON%20DEROMEDIZ%20RIBEIRO.pdf.jpgf71e398b92e1ef4732a30a7f14e13c4eMD53handle/291372022-10-24 01:03:09.4oai:repositorio.pucsp.br:handle/29137Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-24T04:03:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transformando as relações interpessoais em sala de aula a partir de estudos teóricos e práticos sobre o componente afetivo no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa
title Transformando as relações interpessoais em sala de aula a partir de estudos teóricos e práticos sobre o componente afetivo no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa
spellingShingle Transformando as relações interpessoais em sala de aula a partir de estudos teóricos e práticos sobre o componente afetivo no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa
Ribeiro, Wellington Deromediz
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Relações interpessoais
Componente afetivo
Atitudes facilitadoras
Interpersonal relationships
Affective component
Facilitating attitudes
title_short Transformando as relações interpessoais em sala de aula a partir de estudos teóricos e práticos sobre o componente afetivo no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa
title_full Transformando as relações interpessoais em sala de aula a partir de estudos teóricos e práticos sobre o componente afetivo no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa
title_fullStr Transformando as relações interpessoais em sala de aula a partir de estudos teóricos e práticos sobre o componente afetivo no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa
title_full_unstemmed Transformando as relações interpessoais em sala de aula a partir de estudos teóricos e práticos sobre o componente afetivo no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa
title_sort Transformando as relações interpessoais em sala de aula a partir de estudos teóricos e práticos sobre o componente afetivo no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa
author Ribeiro, Wellington Deromediz
author_facet Ribeiro, Wellington Deromediz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Duarte, Vera Lucia Cabrera
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Wellington Deromediz
contributor_str_mv Duarte, Vera Lucia Cabrera
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Relações interpessoais
Componente afetivo
Atitudes facilitadoras
Interpersonal relationships
Affective component
Facilitating attitudes
dc.subject.por.fl_str_mv Relações interpessoais
Componente afetivo
Atitudes facilitadoras
dc.subject.eng.fl_str_mv Interpersonal relationships
Affective component
Facilitating attitudes
description This research aims at investigating and discussing the contributions of theoretical and practical studies of the affective component explored in the module: O Componente Afetivo no Processo de Ensino-Aprendizagem which aims at the transformation of interpersonal relationships in the classroom of English teacher participants of course Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública, taught by the Catholic University - PUC - SP - COGEAE. The theoretical support of this research is based on studies of humanistic psychologist Rogers (1969) and researchers that have been conducted focusing the affective component, such as Duarte (2004), Oxford (2007) and Arnold (1999). The methodological approach used in this research is a qualitative approach case study - interpretive, as it has practical interests to understand and interpret factors on a given community
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-23T22:59:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-23T22:59:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Ribeiro, Wellington Deromediz. Transformando as relações interpessoais em sala de aula a partir de estudos teóricos e práticos sobre o componente afetivo no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29137
identifier_str_mv Ribeiro, Wellington Deromediz. Transformando as relações interpessoais em sala de aula a partir de estudos teóricos e práticos sobre o componente afetivo no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29137/1/WELLINGTON%20DEROMEDIZ%20RIBEIRO.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29137/2/WELLINGTON%20DEROMEDIZ%20RIBEIRO.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29137/3/WELLINGTON%20DEROMEDIZ%20RIBEIRO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7970f69660a012d09b79808d00e72274
7bc095968152c494608ee3519c58fdca
f71e398b92e1ef4732a30a7f14e13c4e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796073195110400