Percepções de professoras sobre o uso da internet e do celular na aprendizagem de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Leda Maria de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34683
Resumo: Este estudo tem o objetivo de investigar as percepções de três professoras de inglês da escola pública sobre as contribuições da internet e do celular para a aprendizagem da língua inglesa. Para tanto, ao fazerem uso da internet e do celular como ferramentas pedagógicas em suas aulas neste processo de atividade, elas contribuíram para este estudo que possui cunho interpretativista e foi feito por meio de estudo de caso, Yin (1989) em que esta investigação é especialmente adequada quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos fatores sendo um deles, as reflexões destas profissionais sobre as constantes mudanças sociais que acontecem atualmente, estimulando a busca por novos meios de aprender e ensinar. Teoricamente, esta pesquisa baseia-se nos autores: Vygotsky (2005) Leffa (1999); Piaget (1970-1975) Freire (1987- 1996) entre outros. Este trabalho evidencia que o professor não deve apenas planejar suas aulas, mas que deve estar aberto para possíveis mudanças ou atualizações, ou seja, profissional é aquele que planeja, reflete e que está disposto a reconstruir a partir da análise e reflexão sobre características pessoais dos indivíduos. Ao trabalhar com o celular em sala de aula, aos poucos as professoras-pesquisadas foram percebendo a eficácia de inserir a tecnologia em sala de aula, apesar de ainda faltar uma análise mais séria deste procedimento. Ficou claro que este grupo de professoras leva em consideração as contribuições da internet e do celular no ensino-aprendizagem de inglês na escola pública. Como resultado desta pesquisa, temos a reflexão feita através da interação das professoras-pesquisadas acerca das novas formas de estimular a construção da autonomia do aprendizado do inglês, acreditando que o uso do celular pode aprimorar e motivar o aprendizado destes alunos, as professoras-pesquisadas começaram a incluí-lo em suas aulas.
id PUC_SP-1_c4631a92614f9e68918d3312c165049f
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/34683
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Nogueira, Andrea PatriciaOliveira, Leda Maria de2023-07-05T19:34:35Z2023-07-05T19:34:35Z2016-01-28Oliveira, Leda Maria de. Percepções de professoras sobre o uso da internet e do celular na aprendizagem de língua inglesa. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34683Este estudo tem o objetivo de investigar as percepções de três professoras de inglês da escola pública sobre as contribuições da internet e do celular para a aprendizagem da língua inglesa. Para tanto, ao fazerem uso da internet e do celular como ferramentas pedagógicas em suas aulas neste processo de atividade, elas contribuíram para este estudo que possui cunho interpretativista e foi feito por meio de estudo de caso, Yin (1989) em que esta investigação é especialmente adequada quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos fatores sendo um deles, as reflexões destas profissionais sobre as constantes mudanças sociais que acontecem atualmente, estimulando a busca por novos meios de aprender e ensinar. Teoricamente, esta pesquisa baseia-se nos autores: Vygotsky (2005) Leffa (1999); Piaget (1970-1975) Freire (1987- 1996) entre outros. Este trabalho evidencia que o professor não deve apenas planejar suas aulas, mas que deve estar aberto para possíveis mudanças ou atualizações, ou seja, profissional é aquele que planeja, reflete e que está disposto a reconstruir a partir da análise e reflexão sobre características pessoais dos indivíduos. Ao trabalhar com o celular em sala de aula, aos poucos as professoras-pesquisadas foram percebendo a eficácia de inserir a tecnologia em sala de aula, apesar de ainda faltar uma análise mais séria deste procedimento. Ficou claro que este grupo de professoras leva em consideração as contribuições da internet e do celular no ensino-aprendizagem de inglês na escola pública. Como resultado desta pesquisa, temos a reflexão feita através da interação das professoras-pesquisadas acerca das novas formas de estimular a construção da autonomia do aprendizado do inglês, acreditando que o uso do celular pode aprimorar e motivar o aprendizado destes alunos, as professoras-pesquisadas começaram a incluí-lo em suas aulas.porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASPercepçõesReflexãoCelularEnsino-aprendizagemInglêsPercepções de professoras sobre o uso da internet e do celular na aprendizagem de língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALLEDA MARIA DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf659723https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34683/1/LEDA%20MARIA%20DE%20OLIVEIRA.pdff4ec58d93aa6edc671798df7774046e4MD51TEXTLEDA MARIA DE OLIVEIRA.pdf.txtLEDA MARIA DE OLIVEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain82849https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34683/2/LEDA%20MARIA%20DE%20OLIVEIRA.pdf.txtcb8abe12f7835aace7491ca382b1b2f5MD52THUMBNAILLEDA MARIA DE OLIVEIRA.pdf.jpgLEDA MARIA DE OLIVEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34683/3/LEDA%20MARIA%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg7afa326580668d567294e25723af4754MD53handle/346832023-09-04 10:45:17.559oai:repositorio.pucsp.br:handle/34683Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-04T13:45:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepções de professoras sobre o uso da internet e do celular na aprendizagem de língua inglesa
title Percepções de professoras sobre o uso da internet e do celular na aprendizagem de língua inglesa
spellingShingle Percepções de professoras sobre o uso da internet e do celular na aprendizagem de língua inglesa
Oliveira, Leda Maria de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Percepções
Reflexão
Celular
Ensino-aprendizagem
Inglês
title_short Percepções de professoras sobre o uso da internet e do celular na aprendizagem de língua inglesa
title_full Percepções de professoras sobre o uso da internet e do celular na aprendizagem de língua inglesa
title_fullStr Percepções de professoras sobre o uso da internet e do celular na aprendizagem de língua inglesa
title_full_unstemmed Percepções de professoras sobre o uso da internet e do celular na aprendizagem de língua inglesa
title_sort Percepções de professoras sobre o uso da internet e do celular na aprendizagem de língua inglesa
author Oliveira, Leda Maria de
author_facet Oliveira, Leda Maria de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nogueira, Andrea Patricia
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Leda Maria de
contributor_str_mv Nogueira, Andrea Patricia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Percepções
Reflexão
Celular
Ensino-aprendizagem
Inglês
dc.subject.por.fl_str_mv Percepções
Reflexão
Celular
Ensino-aprendizagem
Inglês
description Este estudo tem o objetivo de investigar as percepções de três professoras de inglês da escola pública sobre as contribuições da internet e do celular para a aprendizagem da língua inglesa. Para tanto, ao fazerem uso da internet e do celular como ferramentas pedagógicas em suas aulas neste processo de atividade, elas contribuíram para este estudo que possui cunho interpretativista e foi feito por meio de estudo de caso, Yin (1989) em que esta investigação é especialmente adequada quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos fatores sendo um deles, as reflexões destas profissionais sobre as constantes mudanças sociais que acontecem atualmente, estimulando a busca por novos meios de aprender e ensinar. Teoricamente, esta pesquisa baseia-se nos autores: Vygotsky (2005) Leffa (1999); Piaget (1970-1975) Freire (1987- 1996) entre outros. Este trabalho evidencia que o professor não deve apenas planejar suas aulas, mas que deve estar aberto para possíveis mudanças ou atualizações, ou seja, profissional é aquele que planeja, reflete e que está disposto a reconstruir a partir da análise e reflexão sobre características pessoais dos indivíduos. Ao trabalhar com o celular em sala de aula, aos poucos as professoras-pesquisadas foram percebendo a eficácia de inserir a tecnologia em sala de aula, apesar de ainda faltar uma análise mais séria deste procedimento. Ficou claro que este grupo de professoras leva em consideração as contribuições da internet e do celular no ensino-aprendizagem de inglês na escola pública. Como resultado desta pesquisa, temos a reflexão feita através da interação das professoras-pesquisadas acerca das novas formas de estimular a construção da autonomia do aprendizado do inglês, acreditando que o uso do celular pode aprimorar e motivar o aprendizado destes alunos, as professoras-pesquisadas começaram a incluí-lo em suas aulas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-01-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:34:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:34:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Oliveira, Leda Maria de. Percepções de professoras sobre o uso da internet e do celular na aprendizagem de língua inglesa. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34683
identifier_str_mv Oliveira, Leda Maria de. Percepções de professoras sobre o uso da internet e do celular na aprendizagem de língua inglesa. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34683/1/LEDA%20MARIA%20DE%20OLIVEIRA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34683/2/LEDA%20MARIA%20DE%20OLIVEIRA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34683/3/LEDA%20MARIA%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f4ec58d93aa6edc671798df7774046e4
cb8abe12f7835aace7491ca382b1b2f5
7afa326580668d567294e25723af4754
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277775777890304