Introdução ao conceito de probabilidade por uma visão freqüentista: estudo epistemológico e didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11159 |
Resumo: | Este trabalho sobre o ensino de probabilidades é de natureza didática, no sentido utilizado na França atualmente, seguindo os trabalhos de Guy Brousseou: um estudo teórico e aplicado das relações entre o ensino e a aprendizagem em matemática. Nosso objetivo é estudar as concepções espontâneas ou pré-construídas dos alunos à propósito do acaso e de probabilidade, analisando as seqüências experimentais de introdução a estes conceitos, a partir da observação da estabilização da freqüência relativa de um evento após um grande número de repetições da experiência aleatória. O objetivo final da escolha freqüentista é, sem dúvida, estender a noção de probabilidade às situações não somente de "casos igualmente prováveis" segundo o enunciado de Laplace em seu segundo princípio, na obra "Ensaio Filosófico de Probabilidade", mas também modelizar as situações complexas tais como as questões de confiabilidade, difusão (epidemias), na pesquisa petrolífera ou no controle estocástico. Como objetivo didático, trata-se de ligar de forma profunda o ensino às condições de aprendizagem nas quais o aluno de hoje está inserido. Os dados obtidos através de um questionário elaborado com o objetivo de detectar as concepções pré-construídas dos alunos, da aplicação e análise de uma seqüência de ensino elaborada a partir dos resultados deste questionário foram analizados à luz de resultados anteriormente obtidos por outros pesquisadores, tais como S. Maury e J. Bordier, entre outros |
id |
PUC_SP-1_c56681da39b839ad1fa5a0342e29008e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/11159 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Campos, Tânia Maria MendonçaCoutinho, Cileda de Queiroz e Silva2016-04-27T16:58:06Z2007-06-221994-05-17Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva. Introdução ao conceito de probabilidade por uma visão freqüentista: estudo epistemológico e didático. 1994. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1994.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11159Este trabalho sobre o ensino de probabilidades é de natureza didática, no sentido utilizado na França atualmente, seguindo os trabalhos de Guy Brousseou: um estudo teórico e aplicado das relações entre o ensino e a aprendizagem em matemática. Nosso objetivo é estudar as concepções espontâneas ou pré-construídas dos alunos à propósito do acaso e de probabilidade, analisando as seqüências experimentais de introdução a estes conceitos, a partir da observação da estabilização da freqüência relativa de um evento após um grande número de repetições da experiência aleatória. O objetivo final da escolha freqüentista é, sem dúvida, estender a noção de probabilidade às situações não somente de "casos igualmente prováveis" segundo o enunciado de Laplace em seu segundo princípio, na obra "Ensaio Filosófico de Probabilidade", mas também modelizar as situações complexas tais como as questões de confiabilidade, difusão (epidemias), na pesquisa petrolífera ou no controle estocástico. Como objetivo didático, trata-se de ligar de forma profunda o ensino às condições de aprendizagem nas quais o aluno de hoje está inserido. Os dados obtidos através de um questionário elaborado com o objetivo de detectar as concepções pré-construídas dos alunos, da aplicação e análise de uma seqüência de ensino elaborada a partir dos resultados deste questionário foram analizados à luz de resultados anteriormente obtidos por outros pesquisadores, tais como S. Maury e J. Bordier, entre outrosapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24418/dissertacao_cileda_coutinho.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoAcasoConfiabilidadeDifusaoProbabilidadesProbabilidades -- Estudo e ensinoMatematica -- Estudo e ensinoEducacao matematicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAIntrodução ao conceito de probabilidade por uma visão freqüentista: estudo epistemológico e didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTdissertacao_cileda_coutinho.pdf.txtdissertacao_cileda_coutinho.pdf.txtExtracted texttext/plain160926https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11159/3/dissertacao_cileda_coutinho.pdf.txta241df502f77264319582806275276b9MD53ORIGINALdissertacao_cileda_coutinho.pdfapplication/pdf270331https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11159/1/dissertacao_cileda_coutinho.pdf2e080f8d78865a174410f0895db4fb4fMD51THUMBNAILdissertacao_cileda_coutinho.pdf.jpgdissertacao_cileda_coutinho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2793https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11159/2/dissertacao_cileda_coutinho.pdf.jpge0a254a0cd217532653126d6432f608bMD52handle/111592022-04-27 13:44:22.356oai:repositorio.pucsp.br:handle/11159Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T16:44:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Introdução ao conceito de probabilidade por uma visão freqüentista: estudo epistemológico e didático |
title |
Introdução ao conceito de probabilidade por uma visão freqüentista: estudo epistemológico e didático |
spellingShingle |
Introdução ao conceito de probabilidade por uma visão freqüentista: estudo epistemológico e didático Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva Acaso Confiabilidade Difusao Probabilidades Probabilidades -- Estudo e ensino Matematica -- Estudo e ensino Educacao matematica CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Introdução ao conceito de probabilidade por uma visão freqüentista: estudo epistemológico e didático |
title_full |
Introdução ao conceito de probabilidade por uma visão freqüentista: estudo epistemológico e didático |
title_fullStr |
Introdução ao conceito de probabilidade por uma visão freqüentista: estudo epistemológico e didático |
title_full_unstemmed |
Introdução ao conceito de probabilidade por uma visão freqüentista: estudo epistemológico e didático |
title_sort |
Introdução ao conceito de probabilidade por uma visão freqüentista: estudo epistemológico e didático |
author |
Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva |
author_facet |
Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Campos, Tânia Maria Mendonça |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva |
contributor_str_mv |
Campos, Tânia Maria Mendonça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acaso Confiabilidade Difusao Probabilidades Probabilidades -- Estudo e ensino Matematica -- Estudo e ensino Educacao matematica |
topic |
Acaso Confiabilidade Difusao Probabilidades Probabilidades -- Estudo e ensino Matematica -- Estudo e ensino Educacao matematica CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Este trabalho sobre o ensino de probabilidades é de natureza didática, no sentido utilizado na França atualmente, seguindo os trabalhos de Guy Brousseou: um estudo teórico e aplicado das relações entre o ensino e a aprendizagem em matemática. Nosso objetivo é estudar as concepções espontâneas ou pré-construídas dos alunos à propósito do acaso e de probabilidade, analisando as seqüências experimentais de introdução a estes conceitos, a partir da observação da estabilização da freqüência relativa de um evento após um grande número de repetições da experiência aleatória. O objetivo final da escolha freqüentista é, sem dúvida, estender a noção de probabilidade às situações não somente de "casos igualmente prováveis" segundo o enunciado de Laplace em seu segundo princípio, na obra "Ensaio Filosófico de Probabilidade", mas também modelizar as situações complexas tais como as questões de confiabilidade, difusão (epidemias), na pesquisa petrolífera ou no controle estocástico. Como objetivo didático, trata-se de ligar de forma profunda o ensino às condições de aprendizagem nas quais o aluno de hoje está inserido. Os dados obtidos através de um questionário elaborado com o objetivo de detectar as concepções pré-construídas dos alunos, da aplicação e análise de uma seqüência de ensino elaborada a partir dos resultados deste questionário foram analizados à luz de resultados anteriormente obtidos por outros pesquisadores, tais como S. Maury e J. Bordier, entre outros |
publishDate |
1994 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1994-05-17 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-06-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:58:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva. Introdução ao conceito de probabilidade por uma visão freqüentista: estudo epistemológico e didático. 1994. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1994. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11159 |
identifier_str_mv |
Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva. Introdução ao conceito de probabilidade por uma visão freqüentista: estudo epistemológico e didático. 1994. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1994. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11159/3/dissertacao_cileda_coutinho.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11159/1/dissertacao_cileda_coutinho.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11159/2/dissertacao_cileda_coutinho.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a241df502f77264319582806275276b9 2e080f8d78865a174410f0895db4fb4f e0a254a0cd217532653126d6432f608b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278004561444864 |