A Canção como símbolo, um estudo junguiano sobre as letras das canções do grupo musical Los Hermanos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18728 |
Resumo: | A partir dos principais conceitos da psicologia analítica, este estudo tem como questão central o tema da função simbólica da canção. Busca mostrar a habilidade que o artista ─ mais especificamente o compositor─ tem em captar os arquétipos presentes em uma sociedade e traze-los para o coletivo através dos símbolos que integra em sua obra. Isso é retratado no âmbito coletivo, através de uma análise histórico-cultural das canções inseridas em uma sociedade. Começando pela contextualização da canção no Brasil, seguida pela especificação do estilo musical do rock no mundo e no Brasil. Também aparece no âmbito pessoal, em que o arquétipo captado pelo artista, é um campo de potencialidades que só ganha representação dentro de uma psique individual quando essa o integra a sua consciência. Essa atribuição pessoal de significados pode ser observada na análise de três canções da banda Los Hermanos, que representam três contínuos momentos de um processo de separação amorosa. Um primeiro momento de rompimento da relação e expansão para o mundo, um segundo momento em que há uma busca pelos conteúdos mais autênticos e um terceiro momento de uma vivência mais consciente. A análise é realizada através do método da amplificação simbólica que, partindo dos símbolos presentes nas canções pretende amplia-los e enriquecê-los, através de analogias que favoreçam sua compreensão. A amplificação simbólica é um recurso facilitador da tradução da mensagem simbólica contida nas letras das canções |
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