As regularidades e as singularidades dos processos educacionais no interior de duas instituições prisionais e suas repercussões na escolarização de prisioneiros: Um contraponto à noção de sistema penitenciário?
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
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Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
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Freitas, Marcos Cezar deLourenço, Arlindo da Silva2016-04-27T16:33:01Z2005-02-152005-02-25Lourenço, Arlindo da Silva. As regularidades e as singularidades dos processos educacionais no interior de duas instituições prisionais e suas repercussões na escolarização de prisioneiros: Um contraponto à noção de sistema penitenciário?. 2005. 227 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10486Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEsta é uma pesquisa sobre as regularidades e as singularidades nos processos educacionais levados a efeito em duas instituições prisionais do Estado de São Paulo. O trabalho tem por objetivo mostrar como políticas educacionais idealizadas para os presídios repercutem para os prisioneiros. O trabalho de campo demonstrou que as ações educacionais nos presídios são extremamente diferenciadas porque sofrem uma variação considerável à medida que variam também a equipe dirigente e o corpo de funcionários ou staff de cada instituição. Essa diferenciação do modo como se processa nas instituições prisionais a educação formal para a população reclusa possibilita pensar que a noção de sistema penitenciário, amplamente difundida, pode ser relativizada quanto ao seu alcance, na prática. Metodologicamente a pesquisa buscou apoio na antropologia, principalmente nos estudos de Gilberto Velho e seus colaboradores que trabalham com a antropologia social. A pesquisa de campo e o movimento empírico que sustentaram a pesquisa solicitou, à maneira do etnógrafo, estar mergulhando no interior das duas instituições prisionais e acompanhando, por um certo período, os procedimentos ritualísticos desenvolvidos nos processos educacionais para os prisioneiros. Com isso foi possível captar nuanças do ambiente institucional e dos sujeitos que o compõe, examinado as iniciativas escolares realizadas nas instituições sob quatro variáveis de análise: tempo, espaço, organização e práticas escolares. O referencial teórico foi ampliado com a utilização dos estudos de Foucault, Goffman e Sykes, sobre as prisões e de Apple, Canário, Nóvoa e Viñao Frago, sobre as escolas.application/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23268/Dissertacao%20digital%202005.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoeducação adultos presossistema penitenciárioantropologia socialtempoespaçoorganizaçãopráticas escolares.Prisioneiros - EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAs regularidades e as singularidades dos processos educacionais no interior de duas instituições prisionais e suas repercussões na escolarização de prisioneiros: Um contraponto à noção de sistema penitenciário?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTDissertacao digital 2005.pdf.txtDissertacao digital 2005.pdf.txtExtracted texttext/plain535231https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10486/3/Dissertacao%20digital%202005.pdf.txtcdd896bfb27d49dce13d8854e83a223bMD53ORIGINALDissertacao digital 2005.pdfapplication/pdf3014212https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10486/1/Dissertacao%20digital%202005.pdffc3fa254eb2499d2dccff2d13555070aMD51THUMBNAILDissertacao digital 2005.pdf.jpgDissertacao digital 2005.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1987https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10486/2/Dissertacao%20digital%202005.pdf.jpg76a8ac2a6ca6fc41935ab9d52d5903d8MD52handle/104862022-06-28 16:49:49.437oai:repositorio.pucsp.br:handle/10486Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-28T19:49:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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