Demonstração: uma seqüência didática para a introdução de seu aprendizado no ensino da geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Elizabeth Gervazoni Silva de
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11213
Resumo: The objective of this work consisted in developing a didactic sequence as a metodological alternative to teach geometry for the 8th grade students, with the aim to show them new ways of the deductive geometrical thought. With this purpose, we worked on a didactic sequence to introduce the demonstration tecnique, taking into consideration BALACHEFF, DUVAL and other french searchers theory. The activitie were adapted from BONNEFOND,D. & DAVIAND,D. & REVRANCHE,B.. We worked with a class of fourteen students from the 8th grade. We analysed all the difficulties during the sequence application, then discussed and suggested strategics to solve the activities. Tests were applied during as well as in the last session. We concluded that the way we worked our didactic sequence favoured the learning of the demonstration tecnique in geometry
id PUC_SP-1_c7b18a5afd0d1e7893ecde5cd08aa51f
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11213
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ag Almouloud, SaddoMello, Elizabeth Gervazoni Silva de2016-04-27T16:58:17Z2007-08-061999-10-04Mello, Elizabeth Gervazoni Silva de. Demonstração: uma seqüência didática para a introdução de seu aprendizado no ensino da geometria. 1999. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11213The objective of this work consisted in developing a didactic sequence as a metodological alternative to teach geometry for the 8th grade students, with the aim to show them new ways of the deductive geometrical thought. With this purpose, we worked on a didactic sequence to introduce the demonstration tecnique, taking into consideration BALACHEFF, DUVAL and other french searchers theory. The activitie were adapted from BONNEFOND,D. & DAVIAND,D. & REVRANCHE,B.. We worked with a class of fourteen students from the 8th grade. We analysed all the difficulties during the sequence application, then discussed and suggested strategics to solve the activities. Tests were applied during as well as in the last session. We concluded that the way we worked our didactic sequence favoured the learning of the demonstration tecnique in geometryO objetivo deste trabalho consistiu em desenvolver uma seqüência didática como alternativa metodológica para o ensino da geometria na oitava série do Ensino Fundamental, com a finalidade de despertar no aluno novos caminhos do pensamento geométrico dedutivo. Neste sentido, construímos uma seqüência didática para introduzir a técnica da demonstração, levando em consideração as teorias de BALACHEFF, DUVAL e outros pesquisadores franceses. As atividades foram adaptadas dos trabalhos de BONNEFOND, G. & DAVIAND, D. & REVRANCHE, B.. Trabalhamos com uma classe de 14 alunos da oitava série do Ensino Fundamental, analisamos as dificuldades durante a aplicação da seqüência, procuramos debater e orientar estratégias de resolução das atividades. No decorrer das sessões, bem como na última sessão aplicamos testes. Concluímos que a abordagem desenvolvida por nossa seqüência didática favoreceu o aprendizado da técnica da demonstração em geometriaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22228/Elizabeth%20Mello.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoSequencia didaticaEnsino da geometriaEducacao matematicaGeometria -- Estudo e ensinoMatematica -- Estudo e ensinoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICADemonstração: uma seqüência didática para a introdução de seu aprendizado no ensino da geometriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTElizabeth Mello.pdf.txtElizabeth Mello.pdf.txtExtracted texttext/plain301229https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11213/3/Elizabeth%20Mello.pdf.txtadd5ebfbdf9269b1dc7184a523e10500MD53ORIGINALElizabeth Mello.pdfapplication/pdf662941https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11213/1/Elizabeth%20Mello.pdfa2063bb01e7ba0af3655fd1d2471826aMD51THUMBNAILElizabeth Mello.pdf.jpgElizabeth Mello.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11213/2/Elizabeth%20Mello.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/112132022-04-28 03:30:24.005oai:repositorio.pucsp.br:handle/11213Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T06:30:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Demonstração: uma seqüência didática para a introdução de seu aprendizado no ensino da geometria
title Demonstração: uma seqüência didática para a introdução de seu aprendizado no ensino da geometria
spellingShingle Demonstração: uma seqüência didática para a introdução de seu aprendizado no ensino da geometria
Mello, Elizabeth Gervazoni Silva de
Sequencia didatica
Ensino da geometria
Educacao matematica
Geometria -- Estudo e ensino
Matematica -- Estudo e ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Demonstração: uma seqüência didática para a introdução de seu aprendizado no ensino da geometria
title_full Demonstração: uma seqüência didática para a introdução de seu aprendizado no ensino da geometria
title_fullStr Demonstração: uma seqüência didática para a introdução de seu aprendizado no ensino da geometria
title_full_unstemmed Demonstração: uma seqüência didática para a introdução de seu aprendizado no ensino da geometria
title_sort Demonstração: uma seqüência didática para a introdução de seu aprendizado no ensino da geometria
author Mello, Elizabeth Gervazoni Silva de
author_facet Mello, Elizabeth Gervazoni Silva de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ag Almouloud, Saddo
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Elizabeth Gervazoni Silva de
contributor_str_mv Ag Almouloud, Saddo
dc.subject.por.fl_str_mv Sequencia didatica
Ensino da geometria
Educacao matematica
Geometria -- Estudo e ensino
Matematica -- Estudo e ensino
topic Sequencia didatica
Ensino da geometria
Educacao matematica
Geometria -- Estudo e ensino
Matematica -- Estudo e ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The objective of this work consisted in developing a didactic sequence as a metodological alternative to teach geometry for the 8th grade students, with the aim to show them new ways of the deductive geometrical thought. With this purpose, we worked on a didactic sequence to introduce the demonstration tecnique, taking into consideration BALACHEFF, DUVAL and other french searchers theory. The activitie were adapted from BONNEFOND,D. & DAVIAND,D. & REVRANCHE,B.. We worked with a class of fourteen students from the 8th grade. We analysed all the difficulties during the sequence application, then discussed and suggested strategics to solve the activities. Tests were applied during as well as in the last session. We concluded that the way we worked our didactic sequence favoured the learning of the demonstration tecnique in geometry
publishDate 1999
dc.date.issued.fl_str_mv 1999-10-04
dc.date.available.fl_str_mv 2007-08-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:58:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Mello, Elizabeth Gervazoni Silva de. Demonstração: uma seqüência didática para a introdução de seu aprendizado no ensino da geometria. 1999. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11213
identifier_str_mv Mello, Elizabeth Gervazoni Silva de. Demonstração: uma seqüência didática para a introdução de seu aprendizado no ensino da geometria. 1999. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11213/3/Elizabeth%20Mello.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11213/1/Elizabeth%20Mello.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11213/2/Elizabeth%20Mello.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv add5ebfbdf9269b1dc7184a523e10500
a2063bb01e7ba0af3655fd1d2471826a
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796209702928384