Demonstração: uma seqüência didática para a introdução de seu aprendizado no ensino da geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11213 |
Resumo: | The objective of this work consisted in developing a didactic sequence as a metodological alternative to teach geometry for the 8th grade students, with the aim to show them new ways of the deductive geometrical thought. With this purpose, we worked on a didactic sequence to introduce the demonstration tecnique, taking into consideration BALACHEFF, DUVAL and other french searchers theory. The activitie were adapted from BONNEFOND,D. & DAVIAND,D. & REVRANCHE,B.. We worked with a class of fourteen students from the 8th grade. We analysed all the difficulties during the sequence application, then discussed and suggested strategics to solve the activities. Tests were applied during as well as in the last session. We concluded that the way we worked our didactic sequence favoured the learning of the demonstration tecnique in geometry |
id |
PUC_SP-1_c7b18a5afd0d1e7893ecde5cd08aa51f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/11213 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Ag Almouloud, SaddoMello, Elizabeth Gervazoni Silva de2016-04-27T16:58:17Z2007-08-061999-10-04Mello, Elizabeth Gervazoni Silva de. Demonstração: uma seqüência didática para a introdução de seu aprendizado no ensino da geometria. 1999. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11213The objective of this work consisted in developing a didactic sequence as a metodological alternative to teach geometry for the 8th grade students, with the aim to show them new ways of the deductive geometrical thought. With this purpose, we worked on a didactic sequence to introduce the demonstration tecnique, taking into consideration BALACHEFF, DUVAL and other french searchers theory. The activitie were adapted from BONNEFOND,D. & DAVIAND,D. & REVRANCHE,B.. We worked with a class of fourteen students from the 8th grade. We analysed all the difficulties during the sequence application, then discussed and suggested strategics to solve the activities. Tests were applied during as well as in the last session. We concluded that the way we worked our didactic sequence favoured the learning of the demonstration tecnique in geometryO objetivo deste trabalho consistiu em desenvolver uma seqüência didática como alternativa metodológica para o ensino da geometria na oitava série do Ensino Fundamental, com a finalidade de despertar no aluno novos caminhos do pensamento geométrico dedutivo. Neste sentido, construímos uma seqüência didática para introduzir a técnica da demonstração, levando em consideração as teorias de BALACHEFF, DUVAL e outros pesquisadores franceses. As atividades foram adaptadas dos trabalhos de BONNEFOND, G. & DAVIAND, D. & REVRANCHE, B.. Trabalhamos com uma classe de 14 alunos da oitava série do Ensino Fundamental, analisamos as dificuldades durante a aplicação da seqüência, procuramos debater e orientar estratégias de resolução das atividades. No decorrer das sessões, bem como na última sessão aplicamos testes. Concluímos que a abordagem desenvolvida por nossa seqüência didática favoreceu o aprendizado da técnica da demonstração em geometriaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22228/Elizabeth%20Mello.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoSequencia didaticaEnsino da geometriaEducacao matematicaGeometria -- Estudo e ensinoMatematica -- Estudo e ensinoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICADemonstração: uma seqüência didática para a introdução de seu aprendizado no ensino da geometriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTElizabeth Mello.pdf.txtElizabeth Mello.pdf.txtExtracted texttext/plain301229https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11213/3/Elizabeth%20Mello.pdf.txtadd5ebfbdf9269b1dc7184a523e10500MD53ORIGINALElizabeth Mello.pdfapplication/pdf662941https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11213/1/Elizabeth%20Mello.pdfa2063bb01e7ba0af3655fd1d2471826aMD51THUMBNAILElizabeth Mello.pdf.jpgElizabeth Mello.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11213/2/Elizabeth%20Mello.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/112132022-04-28 03:30:24.005oai:repositorio.pucsp.br:handle/11213Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T06:30:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Demonstração: uma seqüência didática para a introdução de seu aprendizado no ensino da geometria |
title |
Demonstração: uma seqüência didática para a introdução de seu aprendizado no ensino da geometria |
spellingShingle |
Demonstração: uma seqüência didática para a introdução de seu aprendizado no ensino da geometria Mello, Elizabeth Gervazoni Silva de Sequencia didatica Ensino da geometria Educacao matematica Geometria -- Estudo e ensino Matematica -- Estudo e ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Demonstração: uma seqüência didática para a introdução de seu aprendizado no ensino da geometria |
title_full |
Demonstração: uma seqüência didática para a introdução de seu aprendizado no ensino da geometria |
title_fullStr |
Demonstração: uma seqüência didática para a introdução de seu aprendizado no ensino da geometria |
title_full_unstemmed |
Demonstração: uma seqüência didática para a introdução de seu aprendizado no ensino da geometria |
title_sort |
Demonstração: uma seqüência didática para a introdução de seu aprendizado no ensino da geometria |
author |
Mello, Elizabeth Gervazoni Silva de |
author_facet |
Mello, Elizabeth Gervazoni Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ag Almouloud, Saddo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Elizabeth Gervazoni Silva de |
contributor_str_mv |
Ag Almouloud, Saddo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequencia didatica Ensino da geometria Educacao matematica Geometria -- Estudo e ensino Matematica -- Estudo e ensino |
topic |
Sequencia didatica Ensino da geometria Educacao matematica Geometria -- Estudo e ensino Matematica -- Estudo e ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
The objective of this work consisted in developing a didactic sequence as a metodological alternative to teach geometry for the 8th grade students, with the aim to show them new ways of the deductive geometrical thought. With this purpose, we worked on a didactic sequence to introduce the demonstration tecnique, taking into consideration BALACHEFF, DUVAL and other french searchers theory. The activitie were adapted from BONNEFOND,D. & DAVIAND,D. & REVRANCHE,B.. We worked with a class of fourteen students from the 8th grade. We analysed all the difficulties during the sequence application, then discussed and suggested strategics to solve the activities. Tests were applied during as well as in the last session. We concluded that the way we worked our didactic sequence favoured the learning of the demonstration tecnique in geometry |
publishDate |
1999 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1999-10-04 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-08-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:58:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Mello, Elizabeth Gervazoni Silva de. Demonstração: uma seqüência didática para a introdução de seu aprendizado no ensino da geometria. 1999. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11213 |
identifier_str_mv |
Mello, Elizabeth Gervazoni Silva de. Demonstração: uma seqüência didática para a introdução de seu aprendizado no ensino da geometria. 1999. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11213/3/Elizabeth%20Mello.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11213/1/Elizabeth%20Mello.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11213/2/Elizabeth%20Mello.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
add5ebfbdf9269b1dc7184a523e10500 a2063bb01e7ba0af3655fd1d2471826a cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1799796209702928384 |