As queixas escolares na visão dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31433 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo identificar e compreender as idéias que se escondem nos encaminhamentos dos alunos com dificuldades escolares, do ensino fundamental, pelos professores da rede pública de educação, bem como quais as expectativas destes em relação avaliação psicológica. Constatamos que os professores ainda tem a expectativa de que o psicólogo descubra no aluno as causas das suas próprias dificuldades, desconsiderando as relações produzidas na/pela escola na constituição destas dificuldades. As constituições históricas tanto da Psicologia quanto da Educação revelam que essas idéias já foram questionadas e reformuladas em suas concepções teóricas e práticas mas, tais pressupostos ainda não foram incorporados pela escola, pelo professor que continuam a culpabilizar o aluno das classes menos favorecidas pelo seu baixo desempenho escolar. Desta forma, as escolas públicas, através das queixas escolares, continuam encaminhando os alunos para uma avaliação psicológica |
id |
PUC_SP-1_cb1edb8587bf95c14ebd59142c590cbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/31433 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Sonia Aparecida IgnacioSantos, Elisabeth Morales Brambila2023-02-28T22:44:19Z2023-02-28T22:44:19Z2009-07-31Santos, Elisabeth Morales Brambila. As queixas escolares na visão dos professores. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31433Este trabalho teve como objetivo identificar e compreender as idéias que se escondem nos encaminhamentos dos alunos com dificuldades escolares, do ensino fundamental, pelos professores da rede pública de educação, bem como quais as expectativas destes em relação avaliação psicológica. Constatamos que os professores ainda tem a expectativa de que o psicólogo descubra no aluno as causas das suas próprias dificuldades, desconsiderando as relações produzidas na/pela escola na constituição destas dificuldades. As constituições históricas tanto da Psicologia quanto da Educação revelam que essas idéias já foram questionadas e reformuladas em suas concepções teóricas e práticas mas, tais pressupostos ainda não foram incorporados pela escola, pelo professor que continuam a culpabilizar o aluno das classes menos favorecidas pelo seu baixo desempenho escolar. Desta forma, as escolas públicas, através das queixas escolares, continuam encaminhando os alunos para uma avaliação psicológicaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Magistério do Ensino SuperiorPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMPsicologia escolarQueixas escolaresProblemas de aprendizagemProblemas de comportamentoAvaliação psicológicaAs queixas escolares na visão dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALElisabeth Morales Brambila Santos_2.pdfapplication/pdf320481https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31433/1/Elisabeth%20Morales%20Brambila%20Santos_2.pdf5733f62d0916dd445ea370cda8f110aeMD51TEXTElisabeth Morales Brambila Santos_2.pdf.txtElisabeth Morales Brambila Santos_2.pdf.txtExtracted texttext/plain91754https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31433/2/Elisabeth%20Morales%20Brambila%20Santos_2.pdf.txt59325cee0f08a4f58304758f0539d19eMD52THUMBNAILElisabeth Morales Brambila Santos_2.pdf.jpgElisabeth Morales Brambila Santos_2.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1256https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31433/3/Elisabeth%20Morales%20Brambila%20Santos_2.pdf.jpg319a66cc42eba3dbccd815944df14ed9MD53handle/314332023-03-01 01:10:44.03oai:repositorio.pucsp.br:handle/31433Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-01T04:10:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As queixas escolares na visão dos professores |
title |
As queixas escolares na visão dos professores |
spellingShingle |
As queixas escolares na visão dos professores Santos, Elisabeth Morales Brambila CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Psicologia escolar Queixas escolares Problemas de aprendizagem Problemas de comportamento Avaliação psicológica |
title_short |
As queixas escolares na visão dos professores |
title_full |
As queixas escolares na visão dos professores |
title_fullStr |
As queixas escolares na visão dos professores |
title_full_unstemmed |
As queixas escolares na visão dos professores |
title_sort |
As queixas escolares na visão dos professores |
author |
Santos, Elisabeth Morales Brambila |
author_facet |
Santos, Elisabeth Morales Brambila |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Sonia Aparecida Ignacio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Elisabeth Morales Brambila |
contributor_str_mv |
Silva, Sonia Aparecida Ignacio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Psicologia escolar Queixas escolares Problemas de aprendizagem Problemas de comportamento Avaliação psicológica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia escolar Queixas escolares Problemas de aprendizagem Problemas de comportamento Avaliação psicológica |
description |
Este trabalho teve como objetivo identificar e compreender as idéias que se escondem nos encaminhamentos dos alunos com dificuldades escolares, do ensino fundamental, pelos professores da rede pública de educação, bem como quais as expectativas destes em relação avaliação psicológica. Constatamos que os professores ainda tem a expectativa de que o psicólogo descubra no aluno as causas das suas próprias dificuldades, desconsiderando as relações produzidas na/pela escola na constituição destas dificuldades. As constituições históricas tanto da Psicologia quanto da Educação revelam que essas idéias já foram questionadas e reformuladas em suas concepções teóricas e práticas mas, tais pressupostos ainda não foram incorporados pela escola, pelo professor que continuam a culpabilizar o aluno das classes menos favorecidas pelo seu baixo desempenho escolar. Desta forma, as escolas públicas, através das queixas escolares, continuam encaminhando os alunos para uma avaliação psicológica |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-07-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-28T22:44:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-28T22:44:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Santos, Elisabeth Morales Brambila. As queixas escolares na visão dos professores. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31433 |
identifier_str_mv |
Santos, Elisabeth Morales Brambila. As queixas escolares na visão dos professores. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Magistério do Ensino Superior |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31433/1/Elisabeth%20Morales%20Brambila%20Santos_2.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31433/2/Elisabeth%20Morales%20Brambila%20Santos_2.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31433/3/Elisabeth%20Morales%20Brambila%20Santos_2.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5733f62d0916dd445ea370cda8f110ae 59325cee0f08a4f58304758f0539d19e 319a66cc42eba3dbccd815944df14ed9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277949266886656 |