Análise da queixa escolar na década de 1950, em Belo Horizonte – MG: o discurso dos pioneiros do SOSP
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Memorandum (Belo Horizonte) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6532 |
Resumo: | O presente artigo visa analisar, a partir dos laudos psicológicos do acervo documental do Serviço de Orientação e Seleção Profissional – SOSP/UEMG, a queixa escolar registrada em diagnósticos e encaminhamentos de alunos das séries iniciais, datados do período correspondente aos anos de 1950 a1959, por meio da abordagem metodológica da pesquisa documental. Observou-se, nos laudos analisados, que o discurso da queixa escolar na década de 1950 sustentava-se em teorias científicas e práticas psicométricas centradas nas características psicológicas e psicopatológicas do aluno e de sua família, situando como causas principais os fatores orgânicos, déficit intelectual, problemas emocionais e de relacionamento familiar. |
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