Relações entre mobilização dos registros de representação semiótica e os níveis de letramento estatístico com duas professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Eliana Maria Bauschert de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11450
Resumo: The purpose of this project was to verify the level of statistical literacy of two teachers of the High School which work with statistics. Also, tired to extensity the influence of the use of computational environment, in case software FATHOM, in the evolution of the levels of graphical reading and, consequently, literacy, using simultaneous and differents registers of semiotic representation. We found to answer these questions: Which is the level of statistic literacy of the Mathematics teachers in High School who works with Descriptive Statistic? How these people perceive the simultaneous use of different registers of semiotics representation for analysis of a data set, with or without the use of computational environment? For these were used the methodology Didactics Engineering, developing a study of case with two mathematics teachers of the High School who had already worked with some concepts of Descriptive Statistic in their courses. The analysis of the interviews allowed to notice that the teachers oscillated between the levels of scientific literacy and functional literacy and the use of the software made easier the perception of the necessity and advantages to work simultaneously with more one register of semiotic representation
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We found to answer these questions: Which is the level of statistic literacy of the Mathematics teachers in High School who works with Descriptive Statistic? How these people perceive the simultaneous use of different registers of semiotics representation for analysis of a data set, with or without the use of computational environment? For these were used the methodology Didactics Engineering, developing a study of case with two mathematics teachers of the High School who had already worked with some concepts of Descriptive Statistic in their courses. The analysis of the interviews allowed to notice that the teachers oscillated between the levels of scientific literacy and functional literacy and the use of the software made easier the perception of the necessity and advantages to work simultaneously with more one register of semiotic representationEste trabalho teve como objetivo verificar o nível de letramento estatístico de duas professoras da Escola Básica, que trabalham com estatística em suas aulas. Buscou-se também identificar à influência do uso de um ambiente computacional, no caso o software FATHOM, na evolução dos níveis de leitura gráfica e, portanto, de letramento, pela possibilidade da utilização simultânea de diferentes registros de representação semiótica. Procurou-se responder às seguintes questões: Qual é o nível de letramento estatístico de professores de Matemática do Ensino Médio que trabalham, em sua prática docente, com os conteúdos da Estatística Descritiva? Como estes percebem o uso simultâneo de vários registros de representação semiótica para a análise de um conjunto de dados, com ou sem o uso do ambiente informatizado? Para tanto, foram utilizados como metodologia os pressupostos da Engenharia Didática, desenvolvendo um estudo de caso com duas professoras de Matemática da Escola Básica, que já tinham trabalhado com alguns conceitos da Estatística Descritiva em suas aulas. A análise das entrevistas permitiu perceber que as professoras oscilaram entre os níveis de letramento funcional e científico e que o uso do software foi um facilitador para a percepção da necessidade e das vantagens de se trabalhar simultaneamente com mais de um registro de representação semióticaSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23911/Eliana%20Maria%20Bauschert%20de%20Freitas.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoRegistros de representação semióticaLetramento estatísticoEstatística dinâmicaProfessores de matematica -- Formacao profissionalEstatistica -- Estudo e ensino (Ensino medio)Register of semiotic representationStatistical literacyDynamics statisticsStatistical educationMathematics teachersCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICARelações entre mobilização dos registros de representação semiótica e os níveis de letramento estatístico com duas professorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTEliana Maria Bauschert de Freitas.pdf.txtEliana Maria Bauschert de Freitas.pdf.txtExtracted texttext/plain297959https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11450/3/Eliana%20Maria%20Bauschert%20de%20Freitas.pdf.txte849b8c99191632f8e9e92f296f1f6e5MD53ORIGINALEliana Maria Bauschert de Freitas.pdfapplication/pdf5541059https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11450/1/Eliana%20Maria%20Bauschert%20de%20Freitas.pdf799f82232e6cb4ca94dd8a9043330f29MD51THUMBNAILEliana Maria Bauschert de Freitas.pdf.jpgEliana Maria Bauschert de Freitas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3752https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11450/2/Eliana%20Maria%20Bauschert%20de%20Freitas.pdf.jpg8753acad9a93bc3c7cc1e07eba05fff6MD52handle/114502022-04-27 12:55:22.462oai:repositorio.pucsp.br:handle/11450Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T15:55:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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