Educação inclusiva e atividade docente: um caminho difícil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Facco, Marília Alves
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16313
Resumo: The research aimed to analyze the teaching activities involved in inclusive education focusing one of its fields, the class itself. The data was collected in a third grade classroom from a public school located in the north zone from the city of Sao Paulo through semi structured interviews with the teacher and the pedagogical coordinator which stated pertinent facts about inclusive education and also lessons video recordings were used. Such material was analyzed by the statements from the researching participants and about some selected episodes, taking into consideration the socialhistorical perspective in Psychology as well as those adopted by the French Ergonomic School. The results which were shown revealed that the main aspect for defining inclusive education was missing: The heterogeneous fact among the students in the classroom. In addition to it, teaching activities and reasonable clear objectives to be achieved by the pupils were not planned. The discussion evidenced that the main need in inclusive education is to provide adequate continuous on the job training for teachers and also to elaborate public politics to guide daily routines of inclusive educational projects
id PUC_SP-1_d1dd9c3c0976fbaff26e1c4d017e5a8b
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16313
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Davis, Claudia Leme Ferreirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771645T0Facco, Marília Alves2016-04-28T20:57:14Z2013-07-022007-05-25Facco, Marília Alves. Educação inclusiva e atividade docente: um caminho difícil. 2007. 99 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16313The research aimed to analyze the teaching activities involved in inclusive education focusing one of its fields, the class itself. The data was collected in a third grade classroom from a public school located in the north zone from the city of Sao Paulo through semi structured interviews with the teacher and the pedagogical coordinator which stated pertinent facts about inclusive education and also lessons video recordings were used. Such material was analyzed by the statements from the researching participants and about some selected episodes, taking into consideration the socialhistorical perspective in Psychology as well as those adopted by the French Ergonomic School. The results which were shown revealed that the main aspect for defining inclusive education was missing: The heterogeneous fact among the students in the classroom. In addition to it, teaching activities and reasonable clear objectives to be achieved by the pupils were not planned. The discussion evidenced that the main need in inclusive education is to provide adequate continuous on the job training for teachers and also to elaborate public politics to guide daily routines of inclusive educational projectsEste estudo analisa a atividade docente na educação inclusiva, focalizando uma de suas modalidades: a aula. A coleta de dados foi realizada em uma escola pública estadual situada na região Norte da cidade de São Paulo, em uma sala de aula de 3ª série do ensino fundamental. Foram feitas duas entrevistas semi-estruturadas, uma com a coordenadora e outra com a professora, as duas versando sobre aspectos pertinentes à educação inclusiva. Recorreu-se também à filmagem das aulas, recortando-se delas três episódios considerados elucidativos da atuação docente no que concerne à inclusão escolar. A análise incidiu sobre as falas das participantes do estudo e sobre os episódios selecionados, orientando-se sempre pelos pressupostos da psicologia sócio-histórica e por aqueles adotados na clínica da atividade da ergonomia francesa. Os resultados mostraram que um aspecto central da educação inclusiva não se fazia presente: a heterogeneidade entre os alunos. Adicionalmente, verificou que havia falta de planejamento das atividades de ensino e, conseqüentemente, de objetivos claros a serem alcançados pelos alunos. A discussão evidencia a necessidade de formação continuada de professores para atuar na educação inclusiva, bem como de políticas públicas capazes de orientar efetivamente as atividades docentes envolvidas nessa modalidade de ensinoConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32477/marilia.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaAtividade DocenteEducação InclusivaPsicologia Sócio-históricaEducacao especialEducacao inclusivaPratica de ensinoProfessores -- Formacao profissionalTeaching activityInclusive EducationSocio-historical PsychologyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação inclusiva e atividade docente: um caminho difícilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTmarilia.pdf.txtmarilia.pdf.txtExtracted texttext/plain184520https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16313/3/marilia.pdf.txt11485d7b7cd87769f24fe1f8c64a6c1dMD53ORIGINALmarilia.pdfapplication/pdf694314https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16313/1/marilia.pdf15d19133ba4dfbedd28e6bfa010f407aMD51THUMBNAILmarilia.pdf.jpgmarilia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2958https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16313/2/marilia.pdf.jpg48768fe3b59cd74e59e8615e0f05e4b4MD52handle/163132023-06-30 10:14:08.479oai:repositorio.pucsp.br:handle/16313Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-30T13:14:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Educação inclusiva e atividade docente: um caminho difícil
title Educação inclusiva e atividade docente: um caminho difícil
spellingShingle Educação inclusiva e atividade docente: um caminho difícil
Facco, Marília Alves
Atividade Docente
Educação Inclusiva
Psicologia Sócio-histórica
Educacao especial
Educacao inclusiva
Pratica de ensino
Professores -- Formacao profissional
Teaching activity
Inclusive Education
Socio-historical Psychology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educação inclusiva e atividade docente: um caminho difícil
title_full Educação inclusiva e atividade docente: um caminho difícil
title_fullStr Educação inclusiva e atividade docente: um caminho difícil
title_full_unstemmed Educação inclusiva e atividade docente: um caminho difícil
title_sort Educação inclusiva e atividade docente: um caminho difícil
author Facco, Marília Alves
author_facet Facco, Marília Alves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Davis, Claudia Leme Ferreira
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771645T0
dc.contributor.author.fl_str_mv Facco, Marília Alves
contributor_str_mv Davis, Claudia Leme Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade Docente
Educação Inclusiva
Psicologia Sócio-histórica
Educacao especial
Educacao inclusiva
Pratica de ensino
Professores -- Formacao profissional
topic Atividade Docente
Educação Inclusiva
Psicologia Sócio-histórica
Educacao especial
Educacao inclusiva
Pratica de ensino
Professores -- Formacao profissional
Teaching activity
Inclusive Education
Socio-historical Psychology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching activity
Inclusive Education
Socio-historical Psychology
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The research aimed to analyze the teaching activities involved in inclusive education focusing one of its fields, the class itself. The data was collected in a third grade classroom from a public school located in the north zone from the city of Sao Paulo through semi structured interviews with the teacher and the pedagogical coordinator which stated pertinent facts about inclusive education and also lessons video recordings were used. Such material was analyzed by the statements from the researching participants and about some selected episodes, taking into consideration the socialhistorical perspective in Psychology as well as those adopted by the French Ergonomic School. The results which were shown revealed that the main aspect for defining inclusive education was missing: The heterogeneous fact among the students in the classroom. In addition to it, teaching activities and reasonable clear objectives to be achieved by the pupils were not planned. The discussion evidenced that the main need in inclusive education is to provide adequate continuous on the job training for teachers and also to elaborate public politics to guide daily routines of inclusive educational projects
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-05-25
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:57:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Facco, Marília Alves. Educação inclusiva e atividade docente: um caminho difícil. 2007. 99 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16313
identifier_str_mv Facco, Marília Alves. Educação inclusiva e atividade docente: um caminho difícil. 2007. 99 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16313/3/marilia.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16313/1/marilia.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16313/2/marilia.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 11485d7b7cd87769f24fe1f8c64a6c1d
15d19133ba4dfbedd28e6bfa010f407a
48768fe3b59cd74e59e8615e0f05e4b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277781629992960