A andragogia como metodologia de ensino na educação física : uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Fábio Tatsch
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/61391
Resumo: O estudo trata da andragogia como metodologia de ensino nas aulas de educação física, principalmente, em ambientes extraescolares. O objetivo do estudo é aprofundar o conhecimento sobre as bases teóricas do processo andragógico nas aulas de educação física. Para tanto, foi feita uma revisão da literatura existente sobre andragogia e aspectos que tangem o tema. Para a educação física, o modelo andragógico parece muito útil quando pensamos no professor como um facilitador do processo de aprendizagem. O foco deve ser nos interesses do aluno para que este construa, junto com o professor, os objetivos das aulas. Assim, a tentativa deve ser de que o aluno saia de uma condição de dependência e passe a ser capaz de autodirigir seu aprendizado mesmo fora do momento da aula.
id UFRGS-2_ea6ed2b8549fcd1595bff5827c1b0a5f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61391
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Motta, Fábio TatschBalbinotti, Carlos Adelar Abaide2012-11-24T01:43:58Z2012http://hdl.handle.net/10183/61391000865374O estudo trata da andragogia como metodologia de ensino nas aulas de educação física, principalmente, em ambientes extraescolares. O objetivo do estudo é aprofundar o conhecimento sobre as bases teóricas do processo andragógico nas aulas de educação física. Para tanto, foi feita uma revisão da literatura existente sobre andragogia e aspectos que tangem o tema. Para a educação física, o modelo andragógico parece muito útil quando pensamos no professor como um facilitador do processo de aprendizagem. O foco deve ser nos interesses do aluno para que este construa, junto com o professor, os objetivos das aulas. Assim, a tentativa deve ser de que o aluno saia de uma condição de dependência e passe a ser capaz de autodirigir seu aprendizado mesmo fora do momento da aula.The study deals with andragogy as a method of teaching in physical education classes primarily in extracurricular environments. The objective is to deepen the knowledge on the theoretical foundations of the andragogical process in physical education classes. For this purpose, was performed a review of existing literature on andragogy and issues that concern the topic. For physical education, the andragogical model seems to be very useful when we consider the teacher as a facilitator of the learning process. The focus should be in the interests of the student for this build, along with the teacher, of the objectives of the lessons. Thus, the attempt should be that the student come out of a condition of dependence and to be able to self-direct their learning even outside of class time.application/pdfporEducação continuadaAndragogiaEducação de jovens e adultosAndragogyAdult educationPhysical educationSelf-directed educationA andragogia como metodologia de ensino na educação física : uma revisão de literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2012Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000865374.pdf000865374.pdfTexto completoapplication/pdf288148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61391/1/000865374.pdf1fb2b690fdb499a4564a8135cd94445aMD51TEXT000865374.pdf.txt000865374.pdf.txtExtracted Texttext/plain42608http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61391/2/000865374.pdf.txteeaf9493d3a96d1f968d38ad569fc18bMD52THUMBNAIL000865374.pdf.jpg000865374.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61391/3/000865374.pdf.jpg68dc57b9a0b94c80134a2a4bc5db144eMD5310183/613912018-10-16 08:02:56.816oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61391Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T11:02:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A andragogia como metodologia de ensino na educação física : uma revisão de literatura
title A andragogia como metodologia de ensino na educação física : uma revisão de literatura
spellingShingle A andragogia como metodologia de ensino na educação física : uma revisão de literatura
Motta, Fábio Tatsch
Educação continuada
Andragogia
Educação de jovens e adultos
Andragogy
Adult education
Physical education
Self-directed education
title_short A andragogia como metodologia de ensino na educação física : uma revisão de literatura
title_full A andragogia como metodologia de ensino na educação física : uma revisão de literatura
title_fullStr A andragogia como metodologia de ensino na educação física : uma revisão de literatura
title_full_unstemmed A andragogia como metodologia de ensino na educação física : uma revisão de literatura
title_sort A andragogia como metodologia de ensino na educação física : uma revisão de literatura
author Motta, Fábio Tatsch
author_facet Motta, Fábio Tatsch
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Motta, Fábio Tatsch
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
contributor_str_mv Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
dc.subject.por.fl_str_mv Educação continuada
Andragogia
Educação de jovens e adultos
topic Educação continuada
Andragogia
Educação de jovens e adultos
Andragogy
Adult education
Physical education
Self-directed education
dc.subject.eng.fl_str_mv Andragogy
Adult education
Physical education
Self-directed education
description O estudo trata da andragogia como metodologia de ensino nas aulas de educação física, principalmente, em ambientes extraescolares. O objetivo do estudo é aprofundar o conhecimento sobre as bases teóricas do processo andragógico nas aulas de educação física. Para tanto, foi feita uma revisão da literatura existente sobre andragogia e aspectos que tangem o tema. Para a educação física, o modelo andragógico parece muito útil quando pensamos no professor como um facilitador do processo de aprendizagem. O foco deve ser nos interesses do aluno para que este construa, junto com o professor, os objetivos das aulas. Assim, a tentativa deve ser de que o aluno saia de uma condição de dependência e passe a ser capaz de autodirigir seu aprendizado mesmo fora do momento da aula.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-11-24T01:43:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/61391
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000865374
url http://hdl.handle.net/10183/61391
identifier_str_mv 000865374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61391/1/000865374.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61391/2/000865374.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61391/3/000865374.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1fb2b690fdb499a4564a8135cd94445a
eeaf9493d3a96d1f968d38ad569fc18b
68dc57b9a0b94c80134a2a4bc5db144e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447095141728256