A andragogia como metodologia de ensino na educação física : uma revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/61391 |
Resumo: | O estudo trata da andragogia como metodologia de ensino nas aulas de educação física, principalmente, em ambientes extraescolares. O objetivo do estudo é aprofundar o conhecimento sobre as bases teóricas do processo andragógico nas aulas de educação física. Para tanto, foi feita uma revisão da literatura existente sobre andragogia e aspectos que tangem o tema. Para a educação física, o modelo andragógico parece muito útil quando pensamos no professor como um facilitador do processo de aprendizagem. O foco deve ser nos interesses do aluno para que este construa, junto com o professor, os objetivos das aulas. Assim, a tentativa deve ser de que o aluno saia de uma condição de dependência e passe a ser capaz de autodirigir seu aprendizado mesmo fora do momento da aula. |
id |
UFRGS-2_ea6ed2b8549fcd1595bff5827c1b0a5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61391 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Motta, Fábio TatschBalbinotti, Carlos Adelar Abaide2012-11-24T01:43:58Z2012http://hdl.handle.net/10183/61391000865374O estudo trata da andragogia como metodologia de ensino nas aulas de educação física, principalmente, em ambientes extraescolares. O objetivo do estudo é aprofundar o conhecimento sobre as bases teóricas do processo andragógico nas aulas de educação física. Para tanto, foi feita uma revisão da literatura existente sobre andragogia e aspectos que tangem o tema. Para a educação física, o modelo andragógico parece muito útil quando pensamos no professor como um facilitador do processo de aprendizagem. O foco deve ser nos interesses do aluno para que este construa, junto com o professor, os objetivos das aulas. Assim, a tentativa deve ser de que o aluno saia de uma condição de dependência e passe a ser capaz de autodirigir seu aprendizado mesmo fora do momento da aula.The study deals with andragogy as a method of teaching in physical education classes primarily in extracurricular environments. The objective is to deepen the knowledge on the theoretical foundations of the andragogical process in physical education classes. For this purpose, was performed a review of existing literature on andragogy and issues that concern the topic. For physical education, the andragogical model seems to be very useful when we consider the teacher as a facilitator of the learning process. The focus should be in the interests of the student for this build, along with the teacher, of the objectives of the lessons. Thus, the attempt should be that the student come out of a condition of dependence and to be able to self-direct their learning even outside of class time.application/pdfporEducação continuadaAndragogiaEducação de jovens e adultosAndragogyAdult educationPhysical educationSelf-directed educationA andragogia como metodologia de ensino na educação física : uma revisão de literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2012Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000865374.pdf000865374.pdfTexto completoapplication/pdf288148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61391/1/000865374.pdf1fb2b690fdb499a4564a8135cd94445aMD51TEXT000865374.pdf.txt000865374.pdf.txtExtracted Texttext/plain42608http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61391/2/000865374.pdf.txteeaf9493d3a96d1f968d38ad569fc18bMD52THUMBNAIL000865374.pdf.jpg000865374.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61391/3/000865374.pdf.jpg68dc57b9a0b94c80134a2a4bc5db144eMD5310183/613912018-10-16 08:02:56.816oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61391Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T11:02:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A andragogia como metodologia de ensino na educação física : uma revisão de literatura |
title |
A andragogia como metodologia de ensino na educação física : uma revisão de literatura |
spellingShingle |
A andragogia como metodologia de ensino na educação física : uma revisão de literatura Motta, Fábio Tatsch Educação continuada Andragogia Educação de jovens e adultos Andragogy Adult education Physical education Self-directed education |
title_short |
A andragogia como metodologia de ensino na educação física : uma revisão de literatura |
title_full |
A andragogia como metodologia de ensino na educação física : uma revisão de literatura |
title_fullStr |
A andragogia como metodologia de ensino na educação física : uma revisão de literatura |
title_full_unstemmed |
A andragogia como metodologia de ensino na educação física : uma revisão de literatura |
title_sort |
A andragogia como metodologia de ensino na educação física : uma revisão de literatura |
author |
Motta, Fábio Tatsch |
author_facet |
Motta, Fábio Tatsch |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Motta, Fábio Tatsch |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Balbinotti, Carlos Adelar Abaide |
contributor_str_mv |
Balbinotti, Carlos Adelar Abaide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação continuada Andragogia Educação de jovens e adultos |
topic |
Educação continuada Andragogia Educação de jovens e adultos Andragogy Adult education Physical education Self-directed education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Andragogy Adult education Physical education Self-directed education |
description |
O estudo trata da andragogia como metodologia de ensino nas aulas de educação física, principalmente, em ambientes extraescolares. O objetivo do estudo é aprofundar o conhecimento sobre as bases teóricas do processo andragógico nas aulas de educação física. Para tanto, foi feita uma revisão da literatura existente sobre andragogia e aspectos que tangem o tema. Para a educação física, o modelo andragógico parece muito útil quando pensamos no professor como um facilitador do processo de aprendizagem. O foco deve ser nos interesses do aluno para que este construa, junto com o professor, os objetivos das aulas. Assim, a tentativa deve ser de que o aluno saia de uma condição de dependência e passe a ser capaz de autodirigir seu aprendizado mesmo fora do momento da aula. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-11-24T01:43:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/61391 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000865374 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/61391 |
identifier_str_mv |
000865374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61391/1/000865374.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61391/2/000865374.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61391/3/000865374.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1fb2b690fdb499a4564a8135cd94445a eeaf9493d3a96d1f968d38ad569fc18b 68dc57b9a0b94c80134a2a4bc5db144e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447095141728256 |