Avaliação de um programa para ensinar pré-escolares a formularem questões para a solução de problemas em situação de sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1983 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16149 |
Resumo: | Esta pesquisa, desenvolvida com crianças de 4 a 5m a 6 a 11m de idade, teve por objetivos levar o sujeito a formular questões abrangentes (Q.A.) e a discriminar em qual das dimensões elas devem ser baseadas, através de atividades desenvolvidas pela P. em sala de aula, e,verificar se a busca de informações através da formulação de Q.A. generalizada para situações problemáticas com características diferentes das propostas no treino. O procedimento foi realizado em quatro fases: Teste-Piloto, Pré-Teste, Fase Experimental e Pôs-Teste. No Teste-Piloto foram testados as instruções e o material que seria utilizados no treino e nos testes dos sujeitos. No Pré-Teste. os sujeitos foram avaliados em aspectos que poderiam estar relacionados á formulação de Q.A., na própria a formulação de Q.A. e na eficiência com que solucionavam os problemas que exigiam a formulação de questões. Em relação i formulação de Q.A. e eficiência verificou-se que a maioria dos sujeitos não as formulava, apresentando eficiência nula. Na Fase Experimental, foram desenvolvidos três períodos de treino e dois testes de avaliação. Nos períodos de treino foram propostas atividades coletivas. sob a responsabilidade da professora; os testes de avaliação foram aplicados, individualmente, para cada um dos sujeitos. No Pré-Teste, os sujeitos foram avaliados quanto á Formulação de Q.A. e ã eficiência apresentadas em problemas com Características semelhantes e, outras, diferentes das utilizadas no treino. No Pós¬ Teste, 57,5% dos sujeitos treinados aumentaram a porcentagem de Q.A. e 42,5% aumentaram o nível de efici6ncia em, no mínimo, 10 pontos de amplitude, em relação ao apresentado antes do treino. Dado o delineamento proposto, houve possibilidade de se ava¬liar a manutenção do desempenho e sua generalização para outras situações. Quanto à manutenção, após um intervalo de tempo, embora alguns sujeitos apresentassem o desempenho acima do apresentado antes do treino, houve uma tendência a piorá-la. Quanto ã generalização, veri¬ficou-se que ocorreu de forma diferenciada para as diversas situações propostas. Na discussão, foram abordados aspectos relativos aos objetivos propostos, ao treino desenvolvido e aos resultados inesperados |
id |
PUC_SP-1_d58ac2dfc7e709721b7600e48404a18d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16149 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Luna, Sergio Vasconcelos dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785429D7Moroz, Melania2016-04-28T20:56:46Z2014-08-211983-11-30Moroz, Melania. Avaliação de um programa para ensinar pré-escolares a formularem questões para a solução de problemas em situação de sala de aula. 1983. 360 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1983.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16149Esta pesquisa, desenvolvida com crianças de 4 a 5m a 6 a 11m de idade, teve por objetivos levar o sujeito a formular questões abrangentes (Q.A.) e a discriminar em qual das dimensões elas devem ser baseadas, através de atividades desenvolvidas pela P. em sala de aula, e,verificar se a busca de informações através da formulação de Q.A. generalizada para situações problemáticas com características diferentes das propostas no treino. O procedimento foi realizado em quatro fases: Teste-Piloto, Pré-Teste, Fase Experimental e Pôs-Teste. No Teste-Piloto foram testados as instruções e o material que seria utilizados no treino e nos testes dos sujeitos. No Pré-Teste. os sujeitos foram avaliados em aspectos que poderiam estar relacionados á formulação de Q.A., na própria a formulação de Q.A. e na eficiência com que solucionavam os problemas que exigiam a formulação de questões. Em relação i formulação de Q.A. e eficiência verificou-se que a maioria dos sujeitos não as formulava, apresentando eficiência nula. Na Fase Experimental, foram desenvolvidos três períodos de treino e dois testes de avaliação. Nos períodos de treino foram propostas atividades coletivas. sob a responsabilidade da professora; os testes de avaliação foram aplicados, individualmente, para cada um dos sujeitos. No Pré-Teste, os sujeitos foram avaliados quanto á Formulação de Q.A. e ã eficiência apresentadas em problemas com Características semelhantes e, outras, diferentes das utilizadas no treino. No Pós¬ Teste, 57,5% dos sujeitos treinados aumentaram a porcentagem de Q.A. e 42,5% aumentaram o nível de efici6ncia em, no mínimo, 10 pontos de amplitude, em relação ao apresentado antes do treino. Dado o delineamento proposto, houve possibilidade de se ava¬liar a manutenção do desempenho e sua generalização para outras situações. Quanto à manutenção, após um intervalo de tempo, embora alguns sujeitos apresentassem o desempenho acima do apresentado antes do treino, houve uma tendência a piorá-la. Quanto ã generalização, veri¬ficou-se que ocorreu de forma diferenciada para as diversas situações propostas. Na discussão, foram abordados aspectos relativos aos objetivos propostos, ao treino desenvolvido e aos resultados inesperadosapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/31940/Melania%20Moroz.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaEducacao -- Programas de atividadesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALAvaliação de um programa para ensinar pré-escolares a formularem questões para a solução de problemas em situação de sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMelania Moroz.pdfapplication/pdf11067048https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16149/1/Melania%20Moroz.pdfb31914d6ba0f46d68650a1030512d2ebMD51TEXTMelania Moroz.pdf.txtMelania Moroz.pdf.txtExtracted Texttext/plain173https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16149/2/Melania%20Moroz.pdf.txt0a5381a78149a849d33e7db3d4a14babMD52THUMBNAILMelania Moroz.pdf.jpgMelania Moroz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4334https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16149/3/Melania%20Moroz.pdf.jpg5f9f89f37a9b04e504bd2e6246546655MD53handle/161492022-04-27 14:27:48.264oai:repositorio.pucsp.br:handle/16149Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T17:27:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Avaliação de um programa para ensinar pré-escolares a formularem questões para a solução de problemas em situação de sala de aula |
title |
Avaliação de um programa para ensinar pré-escolares a formularem questões para a solução de problemas em situação de sala de aula |
spellingShingle |
Avaliação de um programa para ensinar pré-escolares a formularem questões para a solução de problemas em situação de sala de aula Moroz, Melania Educacao -- Programas de atividades CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
Avaliação de um programa para ensinar pré-escolares a formularem questões para a solução de problemas em situação de sala de aula |
title_full |
Avaliação de um programa para ensinar pré-escolares a formularem questões para a solução de problemas em situação de sala de aula |
title_fullStr |
Avaliação de um programa para ensinar pré-escolares a formularem questões para a solução de problemas em situação de sala de aula |
title_full_unstemmed |
Avaliação de um programa para ensinar pré-escolares a formularem questões para a solução de problemas em situação de sala de aula |
title_sort |
Avaliação de um programa para ensinar pré-escolares a formularem questões para a solução de problemas em situação de sala de aula |
author |
Moroz, Melania |
author_facet |
Moroz, Melania |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luna, Sergio Vasconcelos de |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785429D7 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moroz, Melania |
contributor_str_mv |
Luna, Sergio Vasconcelos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educacao -- Programas de atividades |
topic |
Educacao -- Programas de atividades CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
Esta pesquisa, desenvolvida com crianças de 4 a 5m a 6 a 11m de idade, teve por objetivos levar o sujeito a formular questões abrangentes (Q.A.) e a discriminar em qual das dimensões elas devem ser baseadas, através de atividades desenvolvidas pela P. em sala de aula, e,verificar se a busca de informações através da formulação de Q.A. generalizada para situações problemáticas com características diferentes das propostas no treino. O procedimento foi realizado em quatro fases: Teste-Piloto, Pré-Teste, Fase Experimental e Pôs-Teste. No Teste-Piloto foram testados as instruções e o material que seria utilizados no treino e nos testes dos sujeitos. No Pré-Teste. os sujeitos foram avaliados em aspectos que poderiam estar relacionados á formulação de Q.A., na própria a formulação de Q.A. e na eficiência com que solucionavam os problemas que exigiam a formulação de questões. Em relação i formulação de Q.A. e eficiência verificou-se que a maioria dos sujeitos não as formulava, apresentando eficiência nula. Na Fase Experimental, foram desenvolvidos três períodos de treino e dois testes de avaliação. Nos períodos de treino foram propostas atividades coletivas. sob a responsabilidade da professora; os testes de avaliação foram aplicados, individualmente, para cada um dos sujeitos. No Pré-Teste, os sujeitos foram avaliados quanto á Formulação de Q.A. e ã eficiência apresentadas em problemas com Características semelhantes e, outras, diferentes das utilizadas no treino. No Pós¬ Teste, 57,5% dos sujeitos treinados aumentaram a porcentagem de Q.A. e 42,5% aumentaram o nível de efici6ncia em, no mínimo, 10 pontos de amplitude, em relação ao apresentado antes do treino. Dado o delineamento proposto, houve possibilidade de se ava¬liar a manutenção do desempenho e sua generalização para outras situações. Quanto à manutenção, após um intervalo de tempo, embora alguns sujeitos apresentassem o desempenho acima do apresentado antes do treino, houve uma tendência a piorá-la. Quanto ã generalização, veri¬ficou-se que ocorreu de forma diferenciada para as diversas situações propostas. Na discussão, foram abordados aspectos relativos aos objetivos propostos, ao treino desenvolvido e aos resultados inesperados |
publishDate |
1983 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1983-11-30 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-08-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:56:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Moroz, Melania. Avaliação de um programa para ensinar pré-escolares a formularem questões para a solução de problemas em situação de sala de aula. 1983. 360 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1983. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16149 |
identifier_str_mv |
Moroz, Melania. Avaliação de um programa para ensinar pré-escolares a formularem questões para a solução de problemas em situação de sala de aula. 1983. 360 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1983. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16149/1/Melania%20Moroz.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16149/2/Melania%20Moroz.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16149/3/Melania%20Moroz.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b31914d6ba0f46d68650a1030512d2eb 0a5381a78149a849d33e7db3d4a14bab 5f9f89f37a9b04e504bd2e6246546655 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277875745980416 |