Reflexões sobre o programa ler e escrever
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36046 |
Resumo: | O presente trabalho apresentará uma análise do Programa Ler e Escrever implantado na rede estadual de educação de São Paulo, seus pontos positivos que contribuíram para uma possível melhora nos níveis de proficiência dos educando em relação à leitura e escrita. Para tanto, abordarei a mudança conceitual no método de alfabetização, comparando o método tradicional com a prática construtivista presente na concepção de Emília Ferreiro, autora que revolucionou a educação com seus estudos no início da década de 80. Em seguida, relatarei o histórico do Programa, implantado na rede desde 2007, bem como as linhas de ação propostas pelo governo de São Paulo, ações estas ligadas não somente à metodologia de ensino, mas à outras medidas, como o Bolsa-alfabetização, a formação docente continuada e o (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo ) SARESP. Por fim, analisarei como o Programa Ler e Escrever está contribuindo para a melhoria da qualidade da educação em Língua Portuguesa, comparando os resultados do SARESP nos anos em que ele foi realizado, verificando o impacto do Programa nos resultados |
id |
PUC_SP-1_da8c2686c2a66222249a35f5d940c123 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/36046 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Scarpato, MartaSouza, Ilza Febronio dos Santos2023-07-10T15:31:06Z2023-07-10T15:31:06Z2010-12-01Souza, Ilza Febronio dos Santos. Reflexões sobre o programa ler e escrever. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36046O presente trabalho apresentará uma análise do Programa Ler e Escrever implantado na rede estadual de educação de São Paulo, seus pontos positivos que contribuíram para uma possível melhora nos níveis de proficiência dos educando em relação à leitura e escrita. Para tanto, abordarei a mudança conceitual no método de alfabetização, comparando o método tradicional com a prática construtivista presente na concepção de Emília Ferreiro, autora que revolucionou a educação com seus estudos no início da década de 80. Em seguida, relatarei o histórico do Programa, implantado na rede desde 2007, bem como as linhas de ação propostas pelo governo de São Paulo, ações estas ligadas não somente à metodologia de ensino, mas à outras medidas, como o Bolsa-alfabetização, a formação docente continuada e o (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo ) SARESP. Por fim, analisarei como o Programa Ler e Escrever está contribuindo para a melhoria da qualidade da educação em Língua Portuguesa, comparando os resultados do SARESP nos anos em que ele foi realizado, verificando o impacto do Programa nos resultadosporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Magistério do Ensino SuperiorPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMPrograma ler e escreverAlfabetização e formação docente continuadaReflexões sobre o programa ler e escreverinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALILZA FEBRONIO DOS SANTOS SOUZA.pdfapplication/pdf224586https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36046/1/ILZA%20FEBRONIO%20DOS%20SANTOS%20SOUZA.pdf41dc17808a37759c368815affc9ec34cMD51TEXTILZA FEBRONIO DOS SANTOS SOUZA.pdf.txtILZA FEBRONIO DOS SANTOS SOUZA.pdf.txtExtracted texttext/plain74547https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36046/2/ILZA%20FEBRONIO%20DOS%20SANTOS%20SOUZA.pdf.txt69e3efdca5a5b4785a816ff2a015e983MD52THUMBNAILILZA FEBRONIO DOS SANTOS SOUZA.pdf.jpgILZA FEBRONIO DOS SANTOS SOUZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1198https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36046/3/ILZA%20FEBRONIO%20DOS%20SANTOS%20SOUZA.pdf.jpg456ceddccfc2ec634eada526e4375aa3MD53handle/360462023-07-11 01:06:23.106oai:repositorio.pucsp.br:handle/36046Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-11T04:06:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexões sobre o programa ler e escrever |
title |
Reflexões sobre o programa ler e escrever |
spellingShingle |
Reflexões sobre o programa ler e escrever Souza, Ilza Febronio dos Santos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Programa ler e escrever Alfabetização e formação docente continuada |
title_short |
Reflexões sobre o programa ler e escrever |
title_full |
Reflexões sobre o programa ler e escrever |
title_fullStr |
Reflexões sobre o programa ler e escrever |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o programa ler e escrever |
title_sort |
Reflexões sobre o programa ler e escrever |
author |
Souza, Ilza Febronio dos Santos |
author_facet |
Souza, Ilza Febronio dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Scarpato, Marta |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ilza Febronio dos Santos |
contributor_str_mv |
Scarpato, Marta |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Programa ler e escrever Alfabetização e formação docente continuada |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa ler e escrever Alfabetização e formação docente continuada |
description |
O presente trabalho apresentará uma análise do Programa Ler e Escrever implantado na rede estadual de educação de São Paulo, seus pontos positivos que contribuíram para uma possível melhora nos níveis de proficiência dos educando em relação à leitura e escrita. Para tanto, abordarei a mudança conceitual no método de alfabetização, comparando o método tradicional com a prática construtivista presente na concepção de Emília Ferreiro, autora que revolucionou a educação com seus estudos no início da década de 80. Em seguida, relatarei o histórico do Programa, implantado na rede desde 2007, bem como as linhas de ação propostas pelo governo de São Paulo, ações estas ligadas não somente à metodologia de ensino, mas à outras medidas, como o Bolsa-alfabetização, a formação docente continuada e o (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo ) SARESP. Por fim, analisarei como o Programa Ler e Escrever está contribuindo para a melhoria da qualidade da educação em Língua Portuguesa, comparando os resultados do SARESP nos anos em que ele foi realizado, verificando o impacto do Programa nos resultados |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-10T15:31:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-10T15:31:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Souza, Ilza Febronio dos Santos. Reflexões sobre o programa ler e escrever. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36046 |
identifier_str_mv |
Souza, Ilza Febronio dos Santos. Reflexões sobre o programa ler e escrever. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Magistério do Ensino Superior |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36046/1/ILZA%20FEBRONIO%20DOS%20SANTOS%20SOUZA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36046/2/ILZA%20FEBRONIO%20DOS%20SANTOS%20SOUZA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36046/3/ILZA%20FEBRONIO%20DOS%20SANTOS%20SOUZA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
41dc17808a37759c368815affc9ec34c 69e3efdca5a5b4785a816ff2a015e983 456ceddccfc2ec634eada526e4375aa3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278018504359936 |