Reflexões sobre o programa ler e escrever

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ilza Febronio dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36046
Resumo: O presente trabalho apresentará uma análise do Programa Ler e Escrever implantado na rede estadual de educação de São Paulo, seus pontos positivos que contribuíram para uma possível melhora nos níveis de proficiência dos educando em relação à leitura e escrita. Para tanto, abordarei a mudança conceitual no método de alfabetização, comparando o método tradicional com a prática construtivista presente na concepção de Emília Ferreiro, autora que revolucionou a educação com seus estudos no início da década de 80. Em seguida, relatarei o histórico do Programa, implantado na rede desde 2007, bem como as linhas de ação propostas pelo governo de São Paulo, ações estas ligadas não somente à metodologia de ensino, mas à outras medidas, como o Bolsa-alfabetização, a formação docente continuada e o (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo ) SARESP. Por fim, analisarei como o Programa Ler e Escrever está contribuindo para a melhoria da qualidade da educação em Língua Portuguesa, comparando os resultados do SARESP nos anos em que ele foi realizado, verificando o impacto do Programa nos resultados
id PUC_SP-1_da8c2686c2a66222249a35f5d940c123
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/36046
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Scarpato, MartaSouza, Ilza Febronio dos Santos2023-07-10T15:31:06Z2023-07-10T15:31:06Z2010-12-01Souza, Ilza Febronio dos Santos. Reflexões sobre o programa ler e escrever. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36046O presente trabalho apresentará uma análise do Programa Ler e Escrever implantado na rede estadual de educação de São Paulo, seus pontos positivos que contribuíram para uma possível melhora nos níveis de proficiência dos educando em relação à leitura e escrita. Para tanto, abordarei a mudança conceitual no método de alfabetização, comparando o método tradicional com a prática construtivista presente na concepção de Emília Ferreiro, autora que revolucionou a educação com seus estudos no início da década de 80. Em seguida, relatarei o histórico do Programa, implantado na rede desde 2007, bem como as linhas de ação propostas pelo governo de São Paulo, ações estas ligadas não somente à metodologia de ensino, mas à outras medidas, como o Bolsa-alfabetização, a formação docente continuada e o (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo ) SARESP. Por fim, analisarei como o Programa Ler e Escrever está contribuindo para a melhoria da qualidade da educação em Língua Portuguesa, comparando os resultados do SARESP nos anos em que ele foi realizado, verificando o impacto do Programa nos resultadosporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Magistério do Ensino SuperiorPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMPrograma ler e escreverAlfabetização e formação docente continuadaReflexões sobre o programa ler e escreverinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALILZA FEBRONIO DOS SANTOS SOUZA.pdfapplication/pdf224586https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36046/1/ILZA%20FEBRONIO%20DOS%20SANTOS%20SOUZA.pdf41dc17808a37759c368815affc9ec34cMD51TEXTILZA FEBRONIO DOS SANTOS SOUZA.pdf.txtILZA FEBRONIO DOS SANTOS SOUZA.pdf.txtExtracted texttext/plain74547https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36046/2/ILZA%20FEBRONIO%20DOS%20SANTOS%20SOUZA.pdf.txt69e3efdca5a5b4785a816ff2a015e983MD52THUMBNAILILZA FEBRONIO DOS SANTOS SOUZA.pdf.jpgILZA FEBRONIO DOS SANTOS SOUZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1198https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36046/3/ILZA%20FEBRONIO%20DOS%20SANTOS%20SOUZA.pdf.jpg456ceddccfc2ec634eada526e4375aa3MD53handle/360462023-07-11 01:06:23.106oai:repositorio.pucsp.br:handle/36046Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-11T04:06:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões sobre o programa ler e escrever
title Reflexões sobre o programa ler e escrever
spellingShingle Reflexões sobre o programa ler e escrever
Souza, Ilza Febronio dos Santos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Programa ler e escrever
Alfabetização e formação docente continuada
title_short Reflexões sobre o programa ler e escrever
title_full Reflexões sobre o programa ler e escrever
title_fullStr Reflexões sobre o programa ler e escrever
title_full_unstemmed Reflexões sobre o programa ler e escrever
title_sort Reflexões sobre o programa ler e escrever
author Souza, Ilza Febronio dos Santos
author_facet Souza, Ilza Febronio dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scarpato, Marta
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ilza Febronio dos Santos
contributor_str_mv Scarpato, Marta
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Programa ler e escrever
Alfabetização e formação docente continuada
dc.subject.por.fl_str_mv Programa ler e escrever
Alfabetização e formação docente continuada
description O presente trabalho apresentará uma análise do Programa Ler e Escrever implantado na rede estadual de educação de São Paulo, seus pontos positivos que contribuíram para uma possível melhora nos níveis de proficiência dos educando em relação à leitura e escrita. Para tanto, abordarei a mudança conceitual no método de alfabetização, comparando o método tradicional com a prática construtivista presente na concepção de Emília Ferreiro, autora que revolucionou a educação com seus estudos no início da década de 80. Em seguida, relatarei o histórico do Programa, implantado na rede desde 2007, bem como as linhas de ação propostas pelo governo de São Paulo, ações estas ligadas não somente à metodologia de ensino, mas à outras medidas, como o Bolsa-alfabetização, a formação docente continuada e o (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo ) SARESP. Por fim, analisarei como o Programa Ler e Escrever está contribuindo para a melhoria da qualidade da educação em Língua Portuguesa, comparando os resultados do SARESP nos anos em que ele foi realizado, verificando o impacto do Programa nos resultados
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-10T15:31:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-10T15:31:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Souza, Ilza Febronio dos Santos. Reflexões sobre o programa ler e escrever. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36046
identifier_str_mv Souza, Ilza Febronio dos Santos. Reflexões sobre o programa ler e escrever. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Magistério do Ensino Superior
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36046/1/ILZA%20FEBRONIO%20DOS%20SANTOS%20SOUZA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36046/2/ILZA%20FEBRONIO%20DOS%20SANTOS%20SOUZA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36046/3/ILZA%20FEBRONIO%20DOS%20SANTOS%20SOUZA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 41dc17808a37759c368815affc9ec34c
69e3efdca5a5b4785a816ff2a015e983
456ceddccfc2ec634eada526e4375aa3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278018504359936