Letramento em língua inglesa: um estudo de caso em uma escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Cristiana Santos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14108
Resumo: This study aims at investigating whether a teaching material planned, focusing on writing and reading tasks, according to content guidelines present in PCN Foreign Language can contribute to the development of writing in the light of a literacy approach. The guidelines followed were the ones of qualitative research methods for collecting and analyzing the data. The present investigation concluded that the tasks related to reading and writing constitute a literacy event, it also showed the possibility for development of writing. A favorable response by students to those tasks proposed on the teaching material were also identified
id PUC_SP-1_db550bc78748c36203b559bbf90937ec
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/14108
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Celani, Maria Antonieta Albahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4244535Y6Lima, Cristiana Santos2016-04-28T18:24:10Z2009-10-062009-09-11Lima, Cristiana Santos. Literacy in english as foreign language: a case study at a state school. 2009. 99 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14108This study aims at investigating whether a teaching material planned, focusing on writing and reading tasks, according to content guidelines present in PCN Foreign Language can contribute to the development of writing in the light of a literacy approach. The guidelines followed were the ones of qualitative research methods for collecting and analyzing the data. The present investigation concluded that the tasks related to reading and writing constitute a literacy event, it also showed the possibility for development of writing. A favorable response by students to those tasks proposed on the teaching material were also identifiedEste estudo tem como objetivo investigar se uma unidade didática reelaborada seguindo os eixos de conteúdo presentes nos PCN Língua Estrangeira pode contribuir para o desenvolvimento da escrita à luz dos estudos sobre letramento. As diretrizes seguidas foram da pesquisa qualitativa para coletar e analisar os dados. A presente investigação concluiu que as tarefas relacionadas a leitura e a escrita constituem-se como evento de letramento escolar, mostrou também a possibilidade para o desenvolvimento da escrita. Identificou-se também uma receptividade favorável dos alunos às tarefas propostas na unidade didáticaSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29390/CRISTIANA%20SANTOS%20LIMA.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaPCN - LEUnidade didáticaPesquisa qualitativaLetramentoLingua inglesa -- Estudo e ensinoParametros Curriculares Nacionais (Brasil)LiteracyPCN - LETeaching materialQualitative researchCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADALetramento em língua inglesa: um estudo de caso em uma escola públicaLiteracy in english as foreign language: a case study at a state schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCRISTIANA SANTOS LIMA.pdf.txtCRISTIANA SANTOS LIMA.pdf.txtExtracted texttext/plain186864https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14108/3/CRISTIANA%20SANTOS%20LIMA.pdf.txt7d755eaed348b364eac53ec866c1e951MD53ORIGINALCRISTIANA SANTOS LIMA.pdfapplication/pdf3034901https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14108/1/CRISTIANA%20SANTOS%20LIMA.pdf0272f99d68bffe1a0ae403e4cc8f326aMD51THUMBNAILCRISTIANA SANTOS LIMA.pdf.jpgCRISTIANA SANTOS LIMA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1964https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14108/2/CRISTIANA%20SANTOS%20LIMA.pdf.jpgfbe47a03964c218b71f62d2198a0ab5dMD52handle/141082022-04-28 03:50:35.65oai:repositorio.pucsp.br:handle/14108Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T06:50:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Letramento em língua inglesa: um estudo de caso em uma escola pública
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Literacy in english as foreign language: a case study at a state school
title Letramento em língua inglesa: um estudo de caso em uma escola pública
spellingShingle Letramento em língua inglesa: um estudo de caso em uma escola pública
Lima, Cristiana Santos
PCN - LE
Unidade didática
Pesquisa qualitativa
Letramento
Lingua inglesa -- Estudo e ensino
Parametros Curriculares Nacionais (Brasil)
Literacy
PCN - LE
Teaching material
Qualitative research
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short Letramento em língua inglesa: um estudo de caso em uma escola pública
title_full Letramento em língua inglesa: um estudo de caso em uma escola pública
title_fullStr Letramento em língua inglesa: um estudo de caso em uma escola pública
title_full_unstemmed Letramento em língua inglesa: um estudo de caso em uma escola pública
title_sort Letramento em língua inglesa: um estudo de caso em uma escola pública
author Lima, Cristiana Santos
author_facet Lima, Cristiana Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Celani, Maria Antonieta Alba
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4244535Y6
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Cristiana Santos
contributor_str_mv Celani, Maria Antonieta Alba
dc.subject.por.fl_str_mv PCN - LE
Unidade didática
Pesquisa qualitativa
Letramento
Lingua inglesa -- Estudo e ensino
Parametros Curriculares Nacionais (Brasil)
topic PCN - LE
Unidade didática
Pesquisa qualitativa
Letramento
Lingua inglesa -- Estudo e ensino
Parametros Curriculares Nacionais (Brasil)
Literacy
PCN - LE
Teaching material
Qualitative research
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
PCN - LE
Teaching material
Qualitative research
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description This study aims at investigating whether a teaching material planned, focusing on writing and reading tasks, according to content guidelines present in PCN Foreign Language can contribute to the development of writing in the light of a literacy approach. The guidelines followed were the ones of qualitative research methods for collecting and analyzing the data. The present investigation concluded that the tasks related to reading and writing constitute a literacy event, it also showed the possibility for development of writing. A favorable response by students to those tasks proposed on the teaching material were also identified
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-10-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-09-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T18:24:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Lima, Cristiana Santos. Literacy in english as foreign language: a case study at a state school. 2009. 99 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14108
identifier_str_mv Lima, Cristiana Santos. Literacy in english as foreign language: a case study at a state school. 2009. 99 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Lingüística
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14108/3/CRISTIANA%20SANTOS%20LIMA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14108/1/CRISTIANA%20SANTOS%20LIMA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14108/2/CRISTIANA%20SANTOS%20LIMA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7d755eaed348b364eac53ec866c1e951
0272f99d68bffe1a0ae403e4cc8f326a
fbe47a03964c218b71f62d2198a0ab5d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277855135170560