A leitura nos documentos oficiais do ensino de língua inglesa nas escolas estaduais de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lidiane Cirilo dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26708
Resumo: O trabalho em questão buscou compreender como a leitura é proposta nos documentos oficiais para o ensino de língua inglesa nas escolas do estado de São Paulo, analisando os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), o Currículo do Estado de São Paulo (2008) e a Base Nacional Comum Curricular (2017), para os anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa realizada é de caráter documental e interpretativo, feita a partir das leituras dos documentos supracitados. A análise dos dados permitiu uma visão comparativa geral dos documentos, das perspectivas e definições de leitura encontradas em cada um deles
id PUC_SP-1_8a21279567888980bdd2275a96538457
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/26708
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Silva, Maria Aparecida Caltabiano Magalhães Borges daSantos, Lidiane Cirilo dos2022-08-16T15:17:50Z2022-08-16T15:17:50Z2020-02-12https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26708O trabalho em questão buscou compreender como a leitura é proposta nos documentos oficiais para o ensino de língua inglesa nas escolas do estado de São Paulo, analisando os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), o Currículo do Estado de São Paulo (2008) e a Base Nacional Comum Curricular (2017), para os anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa realizada é de caráter documental e interpretativo, feita a partir das leituras dos documentos supracitados. A análise dos dados permitiu uma visão comparativa geral dos documentos, das perspectivas e definições de leitura encontradas em cada um delesporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASLeituraEscola públicaCurrículoBNCCPCNLíngua inglesaA leitura nos documentos oficiais do ensino de língua inglesa nas escolas estaduais de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALLidiane Cirilo dos Santos.pdfapplication/pdf202619https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26708/1/Lidiane%20Cirilo%20dos%20Santos.pdfa5f68b7ab42302be164c6ba5e330cad0MD51TEXTLidiane Cirilo dos Santos.pdf.txtLidiane Cirilo dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain28403https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26708/2/Lidiane%20Cirilo%20dos%20Santos.pdf.txtbc55b15975c8ba761a2f79cd2e4c6fddMD52THUMBNAILLidiane Cirilo dos Santos.pdf.jpgLidiane Cirilo dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1279https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26708/3/Lidiane%20Cirilo%20dos%20Santos.pdf.jpgf57291c5275cf1fe886c6bd95918f24aMD53handle/267082022-08-19 13:59:22.052oai:repositorio.pucsp.br:handle/26708Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-08-19T16:59:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A leitura nos documentos oficiais do ensino de língua inglesa nas escolas estaduais de São Paulo
title A leitura nos documentos oficiais do ensino de língua inglesa nas escolas estaduais de São Paulo
spellingShingle A leitura nos documentos oficiais do ensino de língua inglesa nas escolas estaduais de São Paulo
Santos, Lidiane Cirilo dos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Leitura
Escola pública
Currículo
BNCC
PCN
Língua inglesa
title_short A leitura nos documentos oficiais do ensino de língua inglesa nas escolas estaduais de São Paulo
title_full A leitura nos documentos oficiais do ensino de língua inglesa nas escolas estaduais de São Paulo
title_fullStr A leitura nos documentos oficiais do ensino de língua inglesa nas escolas estaduais de São Paulo
title_full_unstemmed A leitura nos documentos oficiais do ensino de língua inglesa nas escolas estaduais de São Paulo
title_sort A leitura nos documentos oficiais do ensino de língua inglesa nas escolas estaduais de São Paulo
author Santos, Lidiane Cirilo dos
author_facet Santos, Lidiane Cirilo dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Maria Aparecida Caltabiano Magalhães Borges da
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lidiane Cirilo dos
contributor_str_mv Silva, Maria Aparecida Caltabiano Magalhães Borges da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Leitura
Escola pública
Currículo
BNCC
PCN
Língua inglesa
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escola pública
Currículo
BNCC
PCN
Língua inglesa
description O trabalho em questão buscou compreender como a leitura é proposta nos documentos oficiais para o ensino de língua inglesa nas escolas do estado de São Paulo, analisando os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), o Currículo do Estado de São Paulo (2008) e a Base Nacional Comum Curricular (2017), para os anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa realizada é de caráter documental e interpretativo, feita a partir das leituras dos documentos supracitados. A análise dos dados permitiu uma visão comparativa geral dos documentos, das perspectivas e definições de leitura encontradas em cada um deles
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-16T15:17:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-16T15:17:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26708
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26708/1/Lidiane%20Cirilo%20dos%20Santos.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26708/2/Lidiane%20Cirilo%20dos%20Santos.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26708/3/Lidiane%20Cirilo%20dos%20Santos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a5f68b7ab42302be164c6ba5e330cad0
bc55b15975c8ba761a2f79cd2e4c6fdd
f57291c5275cf1fe886c6bd95918f24a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277789335977984