A produção e concepção de conhecimento segundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9968 |
Resumo: | The present work is an investigation about some different conceptions on the production of knowledge in Learning Hypermedia Environments. This knowledge has fundamental characteristics inside the educational contemporary context, regarding the information and communication technologies and languages advances. In this context, we seek to study and to verify those characteristics. The thesis is based on John Dewey's educational theories and had its support and object of study in a interaction group of developed compose by university teachers. They were interviewed and invited to join a debate forum, which central theme was the production of knowledge, its characteristics, its processes and the differences between its presencial and online modalities. In its five chapters all the processes were documented, including historic register, theoretical references, methodological principles, the analysis of the study and, at last, our own conclusions about the work. These elements pointed to the conclusion that the knowledge is produced inside the Learning Hypermedia Environments (LHE), but there are a series of conflicts and emergent issues that, in some cases, makes its production harder. This final conclusion is the result of the analysis of the teachers' reports about the LHE together with our own opinions about the related cases |
id |
PUC_SP-1_db825cfda4c95520d082c99bd4066e47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/9968 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Fernando José deSantos, George França dos2016-04-27T14:31:57Z2007-05-312006-12-15Santos, George França dos. A produção e concepção de conhecimento segundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiência. 2006. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9968The present work is an investigation about some different conceptions on the production of knowledge in Learning Hypermedia Environments. This knowledge has fundamental characteristics inside the educational contemporary context, regarding the information and communication technologies and languages advances. In this context, we seek to study and to verify those characteristics. The thesis is based on John Dewey's educational theories and had its support and object of study in a interaction group of developed compose by university teachers. They were interviewed and invited to join a debate forum, which central theme was the production of knowledge, its characteristics, its processes and the differences between its presencial and online modalities. In its five chapters all the processes were documented, including historic register, theoretical references, methodological principles, the analysis of the study and, at last, our own conclusions about the work. These elements pointed to the conclusion that the knowledge is produced inside the Learning Hypermedia Environments (LHE), but there are a series of conflicts and emergent issues that, in some cases, makes its production harder. This final conclusion is the result of the analysis of the teachers' reports about the LHE together with our own opinions about the related casesO presente trabalho trata de um estudo sobre algumas das formas de concepção sobre a produção do conhecimento em Ambientes Hipermidiáticos de Aprendizagem. Conhecimento esse que possui características fundamentais dentro do contexto contemporâneo educacional, tendo em vista os avanços nas linguagens e tecnologias da informação e comunicação. Dessa maneira, buscamos questionar, estudar e verificar tais características. A tese é fundamentada nas teorias educacionais do filósofo-educador John Dewey. Teve como suporte e objeto de estudo um conjunto de medições desenvolvidas por um grupo de professores universitários. Docentes que foram entrevistados e convidados a participar de um fórum de debates, cuja temática central era a produção do conhecimento, suas características, seus processos e por fim as diferenciações entre as modalidades presenciais e online. Em cinco capítulos, são narrados todos os processos que incluem o histórico, os referenciais teóricos, os princípios metodológicos, a apreciação de estudo de caso e por fim nossas próprias análises conclusivas do trabalho. Os elementos trazem a visão de que o conhecimento é produzido nos AHA, mas, no entanto, existe uma série de conflitos e questões emergentes que, em alguns casos, dificultam a sua produção. Essa observação conclusiva é o resultado da análise dos relatos dos professores sobre o AHA, junto à nossa apreciação frente aos casos estudadosapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23085/George%20Franca%20dos%20Santos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoProdução do conhecimentoDewey, John -- 1859-1952 -- Critica e interpretacaoAprendizagem -- Multimidia interativaEnsino a distanciaInovacoes educacionaisProduction of knowledgeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA produção e concepção de conhecimento segundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTGeorge Franca dos Santos.pdf.txtGeorge Franca dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain308859https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9968/3/George%20Franca%20dos%20Santos.pdf.txt86ef8b8d88199190cdf1800e7fa3dee1MD53ORIGINALGeorge Franca dos Santos.pdfapplication/pdf2571457https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9968/1/George%20Franca%20dos%20Santos.pdffd66cff2dbe9dcb259c27b2a674d88feMD51THUMBNAILGeorge Franca dos Santos.pdf.jpgGeorge Franca dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9968/2/George%20Franca%20dos%20Santos.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/99682022-04-27 09:52:11.118oai:repositorio.pucsp.br:handle/9968Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T12:52:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A produção e concepção de conhecimento segundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiência |
title |
A produção e concepção de conhecimento segundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiência |
spellingShingle |
A produção e concepção de conhecimento segundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiência Santos, George França dos Produção do conhecimento Dewey, John -- 1859-1952 -- Critica e interpretacao Aprendizagem -- Multimidia interativa Ensino a distancia Inovacoes educacionais Production of knowledge CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A produção e concepção de conhecimento segundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiência |
title_full |
A produção e concepção de conhecimento segundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiência |
title_fullStr |
A produção e concepção de conhecimento segundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiência |
title_full_unstemmed |
A produção e concepção de conhecimento segundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiência |
title_sort |
A produção e concepção de conhecimento segundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiência |
author |
Santos, George França dos |
author_facet |
Santos, George França dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Fernando José de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, George França dos |
contributor_str_mv |
Almeida, Fernando José de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção do conhecimento Dewey, John -- 1859-1952 -- Critica e interpretacao Aprendizagem -- Multimidia interativa Ensino a distancia Inovacoes educacionais |
topic |
Produção do conhecimento Dewey, John -- 1859-1952 -- Critica e interpretacao Aprendizagem -- Multimidia interativa Ensino a distancia Inovacoes educacionais Production of knowledge CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Production of knowledge |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The present work is an investigation about some different conceptions on the production of knowledge in Learning Hypermedia Environments. This knowledge has fundamental characteristics inside the educational contemporary context, regarding the information and communication technologies and languages advances. In this context, we seek to study and to verify those characteristics. The thesis is based on John Dewey's educational theories and had its support and object of study in a interaction group of developed compose by university teachers. They were interviewed and invited to join a debate forum, which central theme was the production of knowledge, its characteristics, its processes and the differences between its presencial and online modalities. In its five chapters all the processes were documented, including historic register, theoretical references, methodological principles, the analysis of the study and, at last, our own conclusions about the work. These elements pointed to the conclusion that the knowledge is produced inside the Learning Hypermedia Environments (LHE), but there are a series of conflicts and emergent issues that, in some cases, makes its production harder. This final conclusion is the result of the analysis of the teachers' reports about the LHE together with our own opinions about the related cases |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-12-15 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-05-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T14:31:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Santos, George França dos. A produção e concepção de conhecimento segundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiência. 2006. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9968 |
identifier_str_mv |
Santos, George França dos. A produção e concepção de conhecimento segundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiência. 2006. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9968 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9968/3/George%20Franca%20dos%20Santos.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9968/1/George%20Franca%20dos%20Santos.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9968/2/George%20Franca%20dos%20Santos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
86ef8b8d88199190cdf1800e7fa3dee1 fd66cff2dbe9dcb259c27b2a674d88fe cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277828849467392 |