Representações dos alunos de um cieja sobre o processo de ensino-aprendizado de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corte, Luciane Cristina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34791
Resumo: This research aims at investigating the representations of teaching and learning process of the English language of the CIEJA`s students from level 4. This study was conducted in the teacher-researcher’s classroom with 6 students of the 4th level of Young and Adult’s Education (CIEJA) of a public school in São Paulo. The data were collected from March to September of 2012 by questionnaires, minute papers and interviews. The social representations were supported by the notions of Moscovici (1961; 2003)`s Theory, Jodelet (1989; 2001) e Celane e Magalhães (2002). It also focuses on the learning theories (behaviorism, cognitivism and socio-interactionism) and on the teaching and learning process of a foreign language in Brazil proposed by Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Língua Estrangeira (1998). The results showed that the representations of the learners about English teaching-learning process is that they are conscious of importance that language in present context. The results helped, also, identify the different levels of reflection, crucial for the process of self-awareness, which led, on some occasions, to the (re) formulation and reconstruction of the pedagogic action
id PUC_SP-1_dd2f59ae0953a9b8e0da58f25f2f5510
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/34791
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Margato, Adelaide FerreiraCorte, Luciane Cristina2023-07-05T19:35:42Z2023-07-05T19:35:42Z2013-03-14Corte, Luciane Cristina. Representações dos alunos de um cieja sobre o processo de ensino-aprendizado de língua inglesa. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34791This research aims at investigating the representations of teaching and learning process of the English language of the CIEJA`s students from level 4. This study was conducted in the teacher-researcher’s classroom with 6 students of the 4th level of Young and Adult’s Education (CIEJA) of a public school in São Paulo. The data were collected from March to September of 2012 by questionnaires, minute papers and interviews. The social representations were supported by the notions of Moscovici (1961; 2003)`s Theory, Jodelet (1989; 2001) e Celane e Magalhães (2002). It also focuses on the learning theories (behaviorism, cognitivism and socio-interactionism) and on the teaching and learning process of a foreign language in Brazil proposed by Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Língua Estrangeira (1998). The results showed that the representations of the learners about English teaching-learning process is that they are conscious of importance that language in present context. The results helped, also, identify the different levels of reflection, crucial for the process of self-awareness, which led, on some occasions, to the (re) formulation and reconstruction of the pedagogic actionO objetivo desta pesquisa é investigar as representações do processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa de alunos do módulo 4 de um CIEJA. A investigação foi conduzida pela professora-pesquisadora com 6 alunos do módulo 4 de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) de uma escola pública do município de São Paulo. Os dados foram coletados de março a setembro de 2012 por questionários, minute papers e entrevistas. As representações sociais foram fundamentadas na teoria de Moscovici (1961; 2003), Jodelet (1989; 2001) e Celane e Magalhães (2002). Enfoca também as teorias de aprendizagem (behaviorismo, cognitivismo e socio-interacionismo) e o ensino de língua estrangeira no Brasil através dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Língua Estrangeira (1998). Os resultados revelaram que as representações dos participantes sobre o processo de ensinoaprendizagem de inglês é de que eles estão conscientes da importância dessa língua no atual contexto. Os resultados permitiram, ainda, marcar diferentes níveis de reflexão, o que resultou numa tomada de consciência que levou à (re) construção da ação pedagógicaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASEnsino-aprendizagemReflexãolíngua inglesaRepresentaçõesTeaching-learningReflectionEnglish languageRepresentationsRepresentações dos alunos de um cieja sobre o processo de ensino-aprendizado de língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALLUCIANE CRISTINA CORTE.pdfapplication/pdf718865https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34791/1/LUCIANE%20CRISTINA%20CORTE.pdffa7200b98b2a41f043b48161acba5abeMD51TEXTLUCIANE CRISTINA CORTE.pdf.txtLUCIANE CRISTINA CORTE.pdf.txtExtracted texttext/plain105422https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34791/2/LUCIANE%20CRISTINA%20CORTE.pdf.txtc7a2049347e4d622807a59bea0eabf7cMD52THUMBNAILLUCIANE CRISTINA CORTE.pdf.jpgLUCIANE CRISTINA CORTE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1199https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34791/3/LUCIANE%20CRISTINA%20CORTE.pdf.jpg4c0c38bff4f7f6de02ece1a458cfcf50MD53handle/347912023-07-06 01:25:58.151oai:repositorio.pucsp.br:handle/34791Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:25:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações dos alunos de um cieja sobre o processo de ensino-aprendizado de língua inglesa
title Representações dos alunos de um cieja sobre o processo de ensino-aprendizado de língua inglesa
spellingShingle Representações dos alunos de um cieja sobre o processo de ensino-aprendizado de língua inglesa
Corte, Luciane Cristina
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Ensino-aprendizagem
Reflexão
língua inglesa
Representações
Teaching-learning
Reflection
English language
Representations
title_short Representações dos alunos de um cieja sobre o processo de ensino-aprendizado de língua inglesa
title_full Representações dos alunos de um cieja sobre o processo de ensino-aprendizado de língua inglesa
title_fullStr Representações dos alunos de um cieja sobre o processo de ensino-aprendizado de língua inglesa
title_full_unstemmed Representações dos alunos de um cieja sobre o processo de ensino-aprendizado de língua inglesa
title_sort Representações dos alunos de um cieja sobre o processo de ensino-aprendizado de língua inglesa
author Corte, Luciane Cristina
author_facet Corte, Luciane Cristina
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Margato, Adelaide Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Corte, Luciane Cristina
contributor_str_mv Margato, Adelaide Ferreira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Ensino-aprendizagem
Reflexão
língua inglesa
Representações
Teaching-learning
Reflection
English language
Representations
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Reflexão
língua inglesa
Representações
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching-learning
Reflection
English language
Representations
description This research aims at investigating the representations of teaching and learning process of the English language of the CIEJA`s students from level 4. This study was conducted in the teacher-researcher’s classroom with 6 students of the 4th level of Young and Adult’s Education (CIEJA) of a public school in São Paulo. The data were collected from March to September of 2012 by questionnaires, minute papers and interviews. The social representations were supported by the notions of Moscovici (1961; 2003)`s Theory, Jodelet (1989; 2001) e Celane e Magalhães (2002). It also focuses on the learning theories (behaviorism, cognitivism and socio-interactionism) and on the teaching and learning process of a foreign language in Brazil proposed by Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Língua Estrangeira (1998). The results showed that the representations of the learners about English teaching-learning process is that they are conscious of importance that language in present context. The results helped, also, identify the different levels of reflection, crucial for the process of self-awareness, which led, on some occasions, to the (re) formulation and reconstruction of the pedagogic action
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:35:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:35:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Corte, Luciane Cristina. Representações dos alunos de um cieja sobre o processo de ensino-aprendizado de língua inglesa. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34791
identifier_str_mv Corte, Luciane Cristina. Representações dos alunos de um cieja sobre o processo de ensino-aprendizado de língua inglesa. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34791/1/LUCIANE%20CRISTINA%20CORTE.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34791/2/LUCIANE%20CRISTINA%20CORTE.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34791/3/LUCIANE%20CRISTINA%20CORTE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fa7200b98b2a41f043b48161acba5abe
c7a2049347e4d622807a59bea0eabf7c
4c0c38bff4f7f6de02ece1a458cfcf50
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278026279550976