O papel do professor na formação do leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Amanda Rana de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28332
Resumo: This work consists of a literature search whose main objective is to deepen the knowledge about the formation of proficient reader. Is developed from the definition of the act of reading and the conceptualization of who the reader is. Consists of a search of the teachers practices and reveals the necessary interventions of them to their student acquire the habit and become a proficient reader, since the early childhood. This search has the basement in Delia Lerner (2002), Katia Bräkling (2008), Emilia Ferreiro (2002), Teresa Colomer (2007), Paulo Freire (1986), among others views. It is divided into three chapters. The first consists of a theoretical basis to define what can be recognized as read, and discuss the reasons and the importance of this act. The second chapter delves into the subject who exercise the act of reading and conceptualizes the proficient reader, reader behavior, procedures and purposes of reading. The third and final chapter presents a dialogue on the role of teaching and practice when the goal is to build readership behavior and consequently form the proficient reader. We conclude that the didatic intervention of the teacher is extremely importante, besides the contact with the book. There are many teaching situations that the teacher can do to assist students to build and solidify the reader behavior, and also make them recognize the social value of read
id PUC_SP-1_dd48333454e99848b01356f4d17aa229
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28332
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Elias, Marisa Del Cioppohttp://lattes.cnpq.br/0083734467084510http://lattes.cnpq.br/1268364798739108Camargo, Amanda Rana de2022-09-30T21:22:32Z2022-09-30T21:22:32Z2014-11-12Camargo, Amanda Rana de. O papel do professor na formação do leitor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28332This work consists of a literature search whose main objective is to deepen the knowledge about the formation of proficient reader. Is developed from the definition of the act of reading and the conceptualization of who the reader is. Consists of a search of the teachers practices and reveals the necessary interventions of them to their student acquire the habit and become a proficient reader, since the early childhood. This search has the basement in Delia Lerner (2002), Katia Bräkling (2008), Emilia Ferreiro (2002), Teresa Colomer (2007), Paulo Freire (1986), among others views. It is divided into three chapters. The first consists of a theoretical basis to define what can be recognized as read, and discuss the reasons and the importance of this act. The second chapter delves into the subject who exercise the act of reading and conceptualizes the proficient reader, reader behavior, procedures and purposes of reading. The third and final chapter presents a dialogue on the role of teaching and practice when the goal is to build readership behavior and consequently form the proficient reader. We conclude that the didatic intervention of the teacher is extremely importante, besides the contact with the book. There are many teaching situations that the teacher can do to assist students to build and solidify the reader behavior, and also make them recognize the social value of readEste trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica cujo principal objetivo é aprofundar os conhecimentos sobre a formação do leitor proficiente. Está desenvolvido a partir da definição sobre o ato de ler e a conceitualização de quem é o leitor. Consta de um aprofundamento da prática do professor e revela as necessárias intervenções docentes para que o aluno, desde a primeira infância, possa adquirir hábito leitor e se torne um leitor proficiente. Para aprofundar tais conhecimentos teve-se como apoio as visões de Délia Lerner (2002), Kátia Bräkling (2008), Emília Ferreiro (2002), Teresa Colomer (2007), Paulo Freire (1986), entre outros. Está dividido em três capítulos. O primeiro apresenta embasamento teórico, com a definição do que se pode reconhecer como leitura, além de se discutir as razões e a importância deste ato. No segundo capítulo, aprofunda-se no sujeito que exerce o ato de ler e conceitua o leitor proficiente, comportamento leitor, procedimentos e propósitos de leitura. O terceiro e último capítulo apresenta uma discussão sobre o papel do docente e a prática quando o objetivo é construir comportamentos leitores e, consequentemente formar o leitor proficiente. Concluiu-se que é de extrema importância a intervenção didática do professor para que o aluno, para que este, além de ter contato com os livros, se torne um leitor proficiente e autônomo e consiga reconhecer a valor social deste atoporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLerLeitor proficienteComportamento leitorSituações didáticasReadProficiente readerReadership behaviorTeaching situationsSocial role of readO papel do professor na formação do leitorThe role of the teacher to form readersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALAMANDA RANA DE CAMARGO - TCC.pdfapplication/pdf608466https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28332/1/AMANDA%20RANA%20DE%20CAMARGO%20-%20TCC.pdf290f45111b595b1cc02a675197923bf1MD51TEXTAMANDA RANA DE CAMARGO - TCC.pdf.txtAMANDA RANA DE CAMARGO - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain60118https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28332/2/AMANDA%20RANA%20DE%20CAMARGO%20-%20TCC.pdf.txt76ee99d2680f9a0a637c230764a39bd2MD52THUMBNAILAMANDA RANA DE CAMARGO - TCC.pdf.jpgAMANDA RANA DE CAMARGO - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28332/3/AMANDA%20RANA%20DE%20CAMARGO%20-%20TCC.pdf.jpg2eaf64b7f89f864de15b4a27a9f58bc3MD53handle/283322022-10-01 01:04:09.055oai:repositorio.pucsp.br:handle/28332Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-01T04:04:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel do professor na formação do leitor
dc.title.alternative.en_US.fl_str_mv The role of the teacher to form readers
title O papel do professor na formação do leitor
spellingShingle O papel do professor na formação do leitor
Camargo, Amanda Rana de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Ler
Leitor proficiente
Comportamento leitor
Situações didáticas
Read
Proficiente reader
Readership behavior
Teaching situations
Social role of read
title_short O papel do professor na formação do leitor
title_full O papel do professor na formação do leitor
title_fullStr O papel do professor na formação do leitor
title_full_unstemmed O papel do professor na formação do leitor
title_sort O papel do professor na formação do leitor
author Camargo, Amanda Rana de
author_facet Camargo, Amanda Rana de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elias, Marisa Del Cioppo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0083734467084510
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1268364798739108
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Amanda Rana de
contributor_str_mv Elias, Marisa Del Cioppo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Ler
Leitor proficiente
Comportamento leitor
Situações didáticas
Read
Proficiente reader
Readership behavior
Teaching situations
Social role of read
dc.subject.por.fl_str_mv Ler
Leitor proficiente
Comportamento leitor
Situações didáticas
dc.subject.eng.fl_str_mv Read
Proficiente reader
Readership behavior
Teaching situations
Social role of read
description This work consists of a literature search whose main objective is to deepen the knowledge about the formation of proficient reader. Is developed from the definition of the act of reading and the conceptualization of who the reader is. Consists of a search of the teachers practices and reveals the necessary interventions of them to their student acquire the habit and become a proficient reader, since the early childhood. This search has the basement in Delia Lerner (2002), Katia Bräkling (2008), Emilia Ferreiro (2002), Teresa Colomer (2007), Paulo Freire (1986), among others views. It is divided into three chapters. The first consists of a theoretical basis to define what can be recognized as read, and discuss the reasons and the importance of this act. The second chapter delves into the subject who exercise the act of reading and conceptualizes the proficient reader, reader behavior, procedures and purposes of reading. The third and final chapter presents a dialogue on the role of teaching and practice when the goal is to build readership behavior and consequently form the proficient reader. We conclude that the didatic intervention of the teacher is extremely importante, besides the contact with the book. There are many teaching situations that the teacher can do to assist students to build and solidify the reader behavior, and also make them recognize the social value of read
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-11-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-30T21:22:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-30T21:22:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Camargo, Amanda Rana de. O papel do professor na formação do leitor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28332
identifier_str_mv Camargo, Amanda Rana de. O papel do professor na formação do leitor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28332/1/AMANDA%20RANA%20DE%20CAMARGO%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28332/2/AMANDA%20RANA%20DE%20CAMARGO%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28332/3/AMANDA%20RANA%20DE%20CAMARGO%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 290f45111b595b1cc02a675197923bf1
76ee99d2680f9a0a637c230764a39bd2
2eaf64b7f89f864de15b4a27a9f58bc3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796069256658944