A importância do desenvolvimento do pensamento lógico-matemático na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barrella, Débora
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28571
Resumo: This paper investigates the importance of the development of mathematical-logical thinking in eary childrood education through play activities, observing how this development occurs, which RCNEI’s recommendations on the subject, and highlights some activities practied in the classroom that allow such training in early childrood education. From the ideas presented thoughout this research it is possible to understand that the processo of developing the mathematical-logical thinking is essential in child development and stimulation that only she Will be able to progress in their learning allowing become a citizen thinking, critical and active in society able to solve problems in their daily lives safely and initiative
id PUC_SP-1_dfb0a12f0aa0326d64fcb7d3bd3524e3
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28571
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Carlini, Alda LuizaBarrella, Débora2022-10-05T22:08:14Z2022-10-05T22:08:14Z2012-11-27Barrella, Débora. A importância do desenvolvimento do pensamento lógico-matemático na educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28571This paper investigates the importance of the development of mathematical-logical thinking in eary childrood education through play activities, observing how this development occurs, which RCNEI’s recommendations on the subject, and highlights some activities practied in the classroom that allow such training in early childrood education. From the ideas presented thoughout this research it is possible to understand that the processo of developing the mathematical-logical thinking is essential in child development and stimulation that only she Will be able to progress in their learning allowing become a citizen thinking, critical and active in society able to solve problems in their daily lives safely and initiativeEste trabalho investiga a importância do desenvolvimento do pensamento lógicomatemático na educação infantil, por meio de atividades lúdicas, observando de que forma ocorre este processo e quais as recomendações do RCNEI, em relação ao assunto, destacando algumas atividades praticadas em sala de aula, que permitem essa formação na educação infantil. A partir das idéias apresentadas, ao longo dessa pesquisa, é possível compreender que o processo de desenvolvimento do pensamento lógico-matemático é essencial ao desenvolvimento da criança e somente com esse estimulo ela será capaz de progredir na sua aprendizagem, solucionando problemas no seu cotidiano com segurança e iniciativa, tornando-se um cidadão pensante, crítico e ativo em sociedadeporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPensamento lógico-matemáticoRaciocínio lógicoDesenvolvimento e aprendizagem na Educação InfantilLogical-mathematical thinkingLogical reasoningDevelopment and learning in Early Childhood EducationA importância do desenvolvimento do pensamento lógico-matemático na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALDEBORA BARRELLA - TCC.pdfapplication/pdf606200https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28571/1/DEBORA%20BARRELLA%20-%20TCC.pdfc5bb845cf7997c6ff3fc91fc57ec703eMD51TEXTDEBORA BARRELLA - TCC.pdf.txtDEBORA BARRELLA - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain90091https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28571/2/DEBORA%20BARRELLA%20-%20TCC.pdf.txta8ed01737647c4239f4c8bca6cf3a12cMD52THUMBNAILDEBORA BARRELLA - TCC.pdf.jpgDEBORA BARRELLA - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1270https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28571/3/DEBORA%20BARRELLA%20-%20TCC.pdf.jpg145396a954cb382ab05c97d1f686c777MD53handle/285712022-10-06 01:04:17.592oai:repositorio.pucsp.br:handle/28571Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-06T04:04:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância do desenvolvimento do pensamento lógico-matemático na educação infantil
title A importância do desenvolvimento do pensamento lógico-matemático na educação infantil
spellingShingle A importância do desenvolvimento do pensamento lógico-matemático na educação infantil
Barrella, Débora
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Pensamento lógico-matemático
Raciocínio lógico
Desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil
Logical-mathematical thinking
Logical reasoning
Development and learning in Early Childhood Education
title_short A importância do desenvolvimento do pensamento lógico-matemático na educação infantil
title_full A importância do desenvolvimento do pensamento lógico-matemático na educação infantil
title_fullStr A importância do desenvolvimento do pensamento lógico-matemático na educação infantil
title_full_unstemmed A importância do desenvolvimento do pensamento lógico-matemático na educação infantil
title_sort A importância do desenvolvimento do pensamento lógico-matemático na educação infantil
author Barrella, Débora
author_facet Barrella, Débora
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlini, Alda Luiza
dc.contributor.author.fl_str_mv Barrella, Débora
contributor_str_mv Carlini, Alda Luiza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Pensamento lógico-matemático
Raciocínio lógico
Desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil
Logical-mathematical thinking
Logical reasoning
Development and learning in Early Childhood Education
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento lógico-matemático
Raciocínio lógico
Desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil
dc.subject.eng.fl_str_mv Logical-mathematical thinking
Logical reasoning
Development and learning in Early Childhood Education
description This paper investigates the importance of the development of mathematical-logical thinking in eary childrood education through play activities, observing how this development occurs, which RCNEI’s recommendations on the subject, and highlights some activities practied in the classroom that allow such training in early childrood education. From the ideas presented thoughout this research it is possible to understand that the processo of developing the mathematical-logical thinking is essential in child development and stimulation that only she Will be able to progress in their learning allowing become a citizen thinking, critical and active in society able to solve problems in their daily lives safely and initiative
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-11-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-05T22:08:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-05T22:08:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Barrella, Débora. A importância do desenvolvimento do pensamento lógico-matemático na educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28571
identifier_str_mv Barrella, Débora. A importância do desenvolvimento do pensamento lógico-matemático na educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28571/1/DEBORA%20BARRELLA%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28571/2/DEBORA%20BARRELLA%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28571/3/DEBORA%20BARRELLA%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c5bb845cf7997c6ff3fc91fc57ec703e
a8ed01737647c4239f4c8bca6cf3a12c
145396a954cb382ab05c97d1f686c777
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277929861939200