O processo de inclusão do surdo na escola regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sozzi, Roberto Cappelli
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30033
Resumo: Este trabalho pretende discutir questões relacionadas à inclusão de surdos na escola regular considerando que a inclusão de uma criança surda no contexto escolar regular é um processo complexo que demanda muito mais fatores que simples colocação de um intérprete em sala de aula. Serão abordadas a História da Educação dos Surdos e as abordagens Educacionais utilizadas para o desenvolvimento da criança surda, mostrando, dessa forma, o caminho que a educação dos surdos percorreu ao longo da História. Além disso, serão definidos: o conceito de surdez, as suas especificidades e as concepções de sujeito surdo. Pretende-se esclarecer que o processo de inclusão de uma criança surda na escola regular é complexo e difere muito de outros processos de inclusão (cegueira, dificuldades motoras) por conta da especificidade que carrega a surdez: a falta de uma língua, por meio da qual os surdos possam interagir e construir conhecimento linguístico e de mundo. Por fim serão discutidas as bases necessárias para a inclusão de crianças surdas na escola regular
id PUC_SP-1_e0914b346a7c497f4659fa3730df048b
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/30033
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Oliveira, Maria Teresa Batista deSozzi, Roberto Cappelli2022-11-11T21:30:05Z2022-11-11T21:30:05Z2012-11-22Sozzi, Roberto Cappelli. O processo de inclusão do surdo na escola regular. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30033Este trabalho pretende discutir questões relacionadas à inclusão de surdos na escola regular considerando que a inclusão de uma criança surda no contexto escolar regular é um processo complexo que demanda muito mais fatores que simples colocação de um intérprete em sala de aula. Serão abordadas a História da Educação dos Surdos e as abordagens Educacionais utilizadas para o desenvolvimento da criança surda, mostrando, dessa forma, o caminho que a educação dos surdos percorreu ao longo da História. Além disso, serão definidos: o conceito de surdez, as suas especificidades e as concepções de sujeito surdo. Pretende-se esclarecer que o processo de inclusão de uma criança surda na escola regular é complexo e difere muito de outros processos de inclusão (cegueira, dificuldades motoras) por conta da especificidade que carrega a surdez: a falta de uma língua, por meio da qual os surdos possam interagir e construir conhecimento linguístico e de mundo. Por fim serão discutidas as bases necessárias para a inclusão de crianças surdas na escola regularporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEducação de surdosInclusão escolarO processo de inclusão do surdo na escola regularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALROBERTO CAPPELLI SOZZI.pdfapplication/pdf299011https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30033/1/ROBERTO%20CAPPELLI%20SOZZI.pdf42f17f7f1c0f7b9ae3eb5d1c563149d3MD51TEXTROBERTO CAPPELLI SOZZI.pdf.txtROBERTO CAPPELLI SOZZI.pdf.txtExtracted texttext/plain47881https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30033/2/ROBERTO%20CAPPELLI%20SOZZI.pdf.txt9e3fec97823efb6b290341e61735bd81MD52THUMBNAILROBERTO CAPPELLI SOZZI.pdf.jpgROBERTO CAPPELLI SOZZI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1099https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30033/3/ROBERTO%20CAPPELLI%20SOZZI.pdf.jpg5574ca2dc4e4f64be8f675081dd96ba2MD53handle/300332023-09-18 09:50:20.134oai:repositorio.pucsp.br:handle/30033Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-18T12:50:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de inclusão do surdo na escola regular
title O processo de inclusão do surdo na escola regular
spellingShingle O processo de inclusão do surdo na escola regular
Sozzi, Roberto Cappelli
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Educação de surdos
Inclusão escolar
title_short O processo de inclusão do surdo na escola regular
title_full O processo de inclusão do surdo na escola regular
title_fullStr O processo de inclusão do surdo na escola regular
title_full_unstemmed O processo de inclusão do surdo na escola regular
title_sort O processo de inclusão do surdo na escola regular
author Sozzi, Roberto Cappelli
author_facet Sozzi, Roberto Cappelli
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Maria Teresa Batista de
dc.contributor.author.fl_str_mv Sozzi, Roberto Cappelli
contributor_str_mv Oliveira, Maria Teresa Batista de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Educação de surdos
Inclusão escolar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de surdos
Inclusão escolar
description Este trabalho pretende discutir questões relacionadas à inclusão de surdos na escola regular considerando que a inclusão de uma criança surda no contexto escolar regular é um processo complexo que demanda muito mais fatores que simples colocação de um intérprete em sala de aula. Serão abordadas a História da Educação dos Surdos e as abordagens Educacionais utilizadas para o desenvolvimento da criança surda, mostrando, dessa forma, o caminho que a educação dos surdos percorreu ao longo da História. Além disso, serão definidos: o conceito de surdez, as suas especificidades e as concepções de sujeito surdo. Pretende-se esclarecer que o processo de inclusão de uma criança surda na escola regular é complexo e difere muito de outros processos de inclusão (cegueira, dificuldades motoras) por conta da especificidade que carrega a surdez: a falta de uma língua, por meio da qual os surdos possam interagir e construir conhecimento linguístico e de mundo. Por fim serão discutidas as bases necessárias para a inclusão de crianças surdas na escola regular
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-11-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-11T21:30:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-11T21:30:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Sozzi, Roberto Cappelli. O processo de inclusão do surdo na escola regular. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30033
identifier_str_mv Sozzi, Roberto Cappelli. O processo de inclusão do surdo na escola regular. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30033/1/ROBERTO%20CAPPELLI%20SOZZI.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30033/2/ROBERTO%20CAPPELLI%20SOZZI.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30033/3/ROBERTO%20CAPPELLI%20SOZZI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 42f17f7f1c0f7b9ae3eb5d1c563149d3
9e3fec97823efb6b290341e61735bd81
5574ca2dc4e4f64be8f675081dd96ba2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796176623501312