O processo de inclusão do surdo na escola regular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30033 |
Resumo: | Este trabalho pretende discutir questões relacionadas à inclusão de surdos na escola regular considerando que a inclusão de uma criança surda no contexto escolar regular é um processo complexo que demanda muito mais fatores que simples colocação de um intérprete em sala de aula. Serão abordadas a História da Educação dos Surdos e as abordagens Educacionais utilizadas para o desenvolvimento da criança surda, mostrando, dessa forma, o caminho que a educação dos surdos percorreu ao longo da História. Além disso, serão definidos: o conceito de surdez, as suas especificidades e as concepções de sujeito surdo. Pretende-se esclarecer que o processo de inclusão de uma criança surda na escola regular é complexo e difere muito de outros processos de inclusão (cegueira, dificuldades motoras) por conta da especificidade que carrega a surdez: a falta de uma língua, por meio da qual os surdos possam interagir e construir conhecimento linguístico e de mundo. Por fim serão discutidas as bases necessárias para a inclusão de crianças surdas na escola regular |
id |
PUC_SP-1_e0914b346a7c497f4659fa3730df048b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/30033 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Maria Teresa Batista deSozzi, Roberto Cappelli2022-11-11T21:30:05Z2022-11-11T21:30:05Z2012-11-22Sozzi, Roberto Cappelli. O processo de inclusão do surdo na escola regular. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30033Este trabalho pretende discutir questões relacionadas à inclusão de surdos na escola regular considerando que a inclusão de uma criança surda no contexto escolar regular é um processo complexo que demanda muito mais fatores que simples colocação de um intérprete em sala de aula. Serão abordadas a História da Educação dos Surdos e as abordagens Educacionais utilizadas para o desenvolvimento da criança surda, mostrando, dessa forma, o caminho que a educação dos surdos percorreu ao longo da História. Além disso, serão definidos: o conceito de surdez, as suas especificidades e as concepções de sujeito surdo. Pretende-se esclarecer que o processo de inclusão de uma criança surda na escola regular é complexo e difere muito de outros processos de inclusão (cegueira, dificuldades motoras) por conta da especificidade que carrega a surdez: a falta de uma língua, por meio da qual os surdos possam interagir e construir conhecimento linguístico e de mundo. Por fim serão discutidas as bases necessárias para a inclusão de crianças surdas na escola regularporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEducação de surdosInclusão escolarO processo de inclusão do surdo na escola regularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALROBERTO CAPPELLI SOZZI.pdfapplication/pdf299011https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30033/1/ROBERTO%20CAPPELLI%20SOZZI.pdf42f17f7f1c0f7b9ae3eb5d1c563149d3MD51TEXTROBERTO CAPPELLI SOZZI.pdf.txtROBERTO CAPPELLI SOZZI.pdf.txtExtracted texttext/plain47881https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30033/2/ROBERTO%20CAPPELLI%20SOZZI.pdf.txt9e3fec97823efb6b290341e61735bd81MD52THUMBNAILROBERTO CAPPELLI SOZZI.pdf.jpgROBERTO CAPPELLI SOZZI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1099https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30033/3/ROBERTO%20CAPPELLI%20SOZZI.pdf.jpg5574ca2dc4e4f64be8f675081dd96ba2MD53handle/300332023-09-18 09:50:20.134oai:repositorio.pucsp.br:handle/30033Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-18T12:50:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de inclusão do surdo na escola regular |
title |
O processo de inclusão do surdo na escola regular |
spellingShingle |
O processo de inclusão do surdo na escola regular Sozzi, Roberto Cappelli CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Educação de surdos Inclusão escolar |
title_short |
O processo de inclusão do surdo na escola regular |
title_full |
O processo de inclusão do surdo na escola regular |
title_fullStr |
O processo de inclusão do surdo na escola regular |
title_full_unstemmed |
O processo de inclusão do surdo na escola regular |
title_sort |
O processo de inclusão do surdo na escola regular |
author |
Sozzi, Roberto Cappelli |
author_facet |
Sozzi, Roberto Cappelli |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Teresa Batista de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sozzi, Roberto Cappelli |
contributor_str_mv |
Oliveira, Maria Teresa Batista de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Educação de surdos Inclusão escolar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de surdos Inclusão escolar |
description |
Este trabalho pretende discutir questões relacionadas à inclusão de surdos na escola regular considerando que a inclusão de uma criança surda no contexto escolar regular é um processo complexo que demanda muito mais fatores que simples colocação de um intérprete em sala de aula. Serão abordadas a História da Educação dos Surdos e as abordagens Educacionais utilizadas para o desenvolvimento da criança surda, mostrando, dessa forma, o caminho que a educação dos surdos percorreu ao longo da História. Além disso, serão definidos: o conceito de surdez, as suas especificidades e as concepções de sujeito surdo. Pretende-se esclarecer que o processo de inclusão de uma criança surda na escola regular é complexo e difere muito de outros processos de inclusão (cegueira, dificuldades motoras) por conta da especificidade que carrega a surdez: a falta de uma língua, por meio da qual os surdos possam interagir e construir conhecimento linguístico e de mundo. Por fim serão discutidas as bases necessárias para a inclusão de crianças surdas na escola regular |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-11-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-11T21:30:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-11T21:30:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Sozzi, Roberto Cappelli. O processo de inclusão do surdo na escola regular. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30033 |
identifier_str_mv |
Sozzi, Roberto Cappelli. O processo de inclusão do surdo na escola regular. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30033/1/ROBERTO%20CAPPELLI%20SOZZI.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30033/2/ROBERTO%20CAPPELLI%20SOZZI.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30033/3/ROBERTO%20CAPPELLI%20SOZZI.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
42f17f7f1c0f7b9ae3eb5d1c563149d3 9e3fec97823efb6b290341e61735bd81 5574ca2dc4e4f64be8f675081dd96ba2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1799796176623501312 |