Música e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30022 |
Resumo: | Ignored in its aspect psychomotor and affective, in a not so distant past, educational institutions beheld only the cognitive aspect of the learner. Nowadays, through a pedagogical vision, subjectivity has become the starting point, looking up the whole experience that an individual has in different ways of being and learning, called by Gardner as multiple intelligences. Within this approach, it has been allowed to understand and extend the possibilities that an individual has when dealing with different learning practices that permeate at school; coming from a new perspective, a new way of feeling, thinking and acting in the object of knowledge. Following this vision, justified the development of this work enabling a new form of intervention, such as the use of art, especially of Music as an instrument to go beyond the learning difficulties and especially as a way to achieve the individual in its entirety. Music as a therapeutic resource acts as a libertarian agent, capable to emancipate an imprisoned mind into a creative mind |
id |
PUC_SP-1_e4d0979b4ebd7edef0681dd2689656e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/30022 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Fagali, Eloisa QuadrosOliveira, Pedro Alves de2022-11-11T21:29:58Z2022-11-11T21:29:58Z2013-04-24Oliveira, Pedro Alves de. Música e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30022Ignored in its aspect psychomotor and affective, in a not so distant past, educational institutions beheld only the cognitive aspect of the learner. Nowadays, through a pedagogical vision, subjectivity has become the starting point, looking up the whole experience that an individual has in different ways of being and learning, called by Gardner as multiple intelligences. Within this approach, it has been allowed to understand and extend the possibilities that an individual has when dealing with different learning practices that permeate at school; coming from a new perspective, a new way of feeling, thinking and acting in the object of knowledge. Following this vision, justified the development of this work enabling a new form of intervention, such as the use of art, especially of Music as an instrument to go beyond the learning difficulties and especially as a way to achieve the individual in its entirety. Music as a therapeutic resource acts as a libertarian agent, capable to emancipate an imprisoned mind into a creative mindIgnorado em seu aspecto psicomotor e afetivo, em um passado não tão distante, as instituições de ensino contemplavam somente o aspecto cognitivo do aprendente. Hoje, através de uma visão psicopedagógica, a subjetividade tornouse o ponto de partida; olha-se toda a vivência do indivíduo em suas diferentes formas de ser e de aprender, denominado por Gardner de múltiplas inteligências. Dentro dessa abordagem, permitiu-se entender e ampliar as possibilidades do indivíduo de se relacionar com as diferentes práticas de aprendizagem que permeiam o espaço escolar; provindas de um novo olhar, uma nova forma de sentir, pensar e agir frente ao objeto do conhecimento. Com esse olhar peculiar, justifica-se o desenvolvimento desse trabalho potencializando uma nova forma de intervenção; o uso da Arte, em especial da Música, como instrumento para possibilitar atravessar ou ir além das dificuldades de aprendizagem e, principalmente, como meio para alcançar o indivíduo em sua totalidade. Pois, reconhecidamente, a música, enquanto recurso terapêutico, funciona como agente libertário, capaz de emancipar uma mente aprisionada, tornando-a criativaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em PsicopedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALEnsino/aprendizagemArte/músicaSubjetividadeTeaching /learningArt / musicSubjectivityMúsica e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALPEDRO ALVES DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf1373929https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30022/1/PEDRO%20ALVES%20DE%20OLIVEIRA.pdf8c84ff7aa6133a857f2c1e3acfecc647MD51TEXTPEDRO ALVES DE OLIVEIRA.pdf.txtPEDRO ALVES DE OLIVEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain138053https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30022/2/PEDRO%20ALVES%20DE%20OLIVEIRA.pdf.txt9588c6c1a82f68da470ee859abed33d8MD52THUMBNAILPEDRO ALVES DE OLIVEIRA.pdf.jpgPEDRO ALVES DE OLIVEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1195https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30022/3/PEDRO%20ALVES%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg4b350dd26e3fb503939478143f8b1df8MD53handle/300222022-11-12 01:07:35.811oai:repositorio.pucsp.br:handle/30022Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-11-12T04:07:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Música e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano |
title |
Música e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano |
spellingShingle |
Música e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano Oliveira, Pedro Alves de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL Ensino/aprendizagem Arte/música Subjetividade Teaching /learning Art / music Subjectivity |
title_short |
Música e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano |
title_full |
Música e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano |
title_fullStr |
Música e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano |
title_full_unstemmed |
Música e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano |
title_sort |
Música e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano |
author |
Oliveira, Pedro Alves de |
author_facet |
Oliveira, Pedro Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fagali, Eloisa Quadros |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Pedro Alves de |
contributor_str_mv |
Fagali, Eloisa Quadros |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL Ensino/aprendizagem Arte/música Subjetividade Teaching /learning Art / music Subjectivity |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino/aprendizagem Arte/música Subjetividade |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching /learning Art / music Subjectivity |
description |
Ignored in its aspect psychomotor and affective, in a not so distant past, educational institutions beheld only the cognitive aspect of the learner. Nowadays, through a pedagogical vision, subjectivity has become the starting point, looking up the whole experience that an individual has in different ways of being and learning, called by Gardner as multiple intelligences. Within this approach, it has been allowed to understand and extend the possibilities that an individual has when dealing with different learning practices that permeate at school; coming from a new perspective, a new way of feeling, thinking and acting in the object of knowledge. Following this vision, justified the development of this work enabling a new form of intervention, such as the use of art, especially of Music as an instrument to go beyond the learning difficulties and especially as a way to achieve the individual in its entirety. Music as a therapeutic resource acts as a libertarian agent, capable to emancipate an imprisoned mind into a creative mind |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-04-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-11T21:29:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-11T21:29:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Oliveira, Pedro Alves de. Música e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30022 |
identifier_str_mv |
Oliveira, Pedro Alves de. Música e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Psicopedagogia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30022/1/PEDRO%20ALVES%20DE%20OLIVEIRA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30022/2/PEDRO%20ALVES%20DE%20OLIVEIRA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30022/3/PEDRO%20ALVES%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8c84ff7aa6133a857f2c1e3acfecc647 9588c6c1a82f68da470ee859abed33d8 4b350dd26e3fb503939478143f8b1df8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278017948614656 |