Música e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Pedro Alves de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30022
Resumo: Ignored in its aspect psychomotor and affective, in a not so distant past, educational institutions beheld only the cognitive aspect of the learner. Nowadays, through a pedagogical vision, subjectivity has become the starting point, looking up the whole experience that an individual has in different ways of being and learning, called by Gardner as multiple intelligences. Within this approach, it has been allowed to understand and extend the possibilities that an individual has when dealing with different learning practices that permeate at school; coming from a new perspective, a new way of feeling, thinking and acting in the object of knowledge. Following this vision, justified the development of this work enabling a new form of intervention, such as the use of art, especially of Music as an instrument to go beyond the learning difficulties and especially as a way to achieve the individual in its entirety. Music as a therapeutic resource acts as a libertarian agent, capable to emancipate an imprisoned mind into a creative mind
id PUC_SP-1_e4d0979b4ebd7edef0681dd2689656e8
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/30022
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Fagali, Eloisa QuadrosOliveira, Pedro Alves de2022-11-11T21:29:58Z2022-11-11T21:29:58Z2013-04-24Oliveira, Pedro Alves de. Música e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30022Ignored in its aspect psychomotor and affective, in a not so distant past, educational institutions beheld only the cognitive aspect of the learner. Nowadays, through a pedagogical vision, subjectivity has become the starting point, looking up the whole experience that an individual has in different ways of being and learning, called by Gardner as multiple intelligences. Within this approach, it has been allowed to understand and extend the possibilities that an individual has when dealing with different learning practices that permeate at school; coming from a new perspective, a new way of feeling, thinking and acting in the object of knowledge. Following this vision, justified the development of this work enabling a new form of intervention, such as the use of art, especially of Music as an instrument to go beyond the learning difficulties and especially as a way to achieve the individual in its entirety. Music as a therapeutic resource acts as a libertarian agent, capable to emancipate an imprisoned mind into a creative mindIgnorado em seu aspecto psicomotor e afetivo, em um passado não tão distante, as instituições de ensino contemplavam somente o aspecto cognitivo do aprendente. Hoje, através de uma visão psicopedagógica, a subjetividade tornouse o ponto de partida; olha-se toda a vivência do indivíduo em suas diferentes formas de ser e de aprender, denominado por Gardner de múltiplas inteligências. Dentro dessa abordagem, permitiu-se entender e ampliar as possibilidades do indivíduo de se relacionar com as diferentes práticas de aprendizagem que permeiam o espaço escolar; provindas de um novo olhar, uma nova forma de sentir, pensar e agir frente ao objeto do conhecimento. Com esse olhar peculiar, justifica-se o desenvolvimento desse trabalho potencializando uma nova forma de intervenção; o uso da Arte, em especial da Música, como instrumento para possibilitar atravessar ou ir além das dificuldades de aprendizagem e, principalmente, como meio para alcançar o indivíduo em sua totalidade. Pois, reconhecidamente, a música, enquanto recurso terapêutico, funciona como agente libertário, capaz de emancipar uma mente aprisionada, tornando-a criativaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em PsicopedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALEnsino/aprendizagemArte/músicaSubjetividadeTeaching /learningArt / musicSubjectivityMúsica e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALPEDRO ALVES DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf1373929https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30022/1/PEDRO%20ALVES%20DE%20OLIVEIRA.pdf8c84ff7aa6133a857f2c1e3acfecc647MD51TEXTPEDRO ALVES DE OLIVEIRA.pdf.txtPEDRO ALVES DE OLIVEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain138053https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30022/2/PEDRO%20ALVES%20DE%20OLIVEIRA.pdf.txt9588c6c1a82f68da470ee859abed33d8MD52THUMBNAILPEDRO ALVES DE OLIVEIRA.pdf.jpgPEDRO ALVES DE OLIVEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1195https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30022/3/PEDRO%20ALVES%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg4b350dd26e3fb503939478143f8b1df8MD53handle/300222022-11-12 01:07:35.811oai:repositorio.pucsp.br:handle/30022Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-11-12T04:07:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Música e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano
title Música e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano
spellingShingle Música e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano
Oliveira, Pedro Alves de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Ensino/aprendizagem
Arte/música
Subjetividade
Teaching /learning
Art / music
Subjectivity
title_short Música e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano
title_full Música e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano
title_fullStr Música e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano
title_full_unstemmed Música e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano
title_sort Música e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano
author Oliveira, Pedro Alves de
author_facet Oliveira, Pedro Alves de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fagali, Eloisa Quadros
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Pedro Alves de
contributor_str_mv Fagali, Eloisa Quadros
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Ensino/aprendizagem
Arte/música
Subjetividade
Teaching /learning
Art / music
Subjectivity
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino/aprendizagem
Arte/música
Subjetividade
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching /learning
Art / music
Subjectivity
description Ignored in its aspect psychomotor and affective, in a not so distant past, educational institutions beheld only the cognitive aspect of the learner. Nowadays, through a pedagogical vision, subjectivity has become the starting point, looking up the whole experience that an individual has in different ways of being and learning, called by Gardner as multiple intelligences. Within this approach, it has been allowed to understand and extend the possibilities that an individual has when dealing with different learning practices that permeate at school; coming from a new perspective, a new way of feeling, thinking and acting in the object of knowledge. Following this vision, justified the development of this work enabling a new form of intervention, such as the use of art, especially of Music as an instrument to go beyond the learning difficulties and especially as a way to achieve the individual in its entirety. Music as a therapeutic resource acts as a libertarian agent, capable to emancipate an imprisoned mind into a creative mind
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-11T21:29:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-11T21:29:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Oliveira, Pedro Alves de. Música e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30022
identifier_str_mv Oliveira, Pedro Alves de. Música e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Psicopedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30022/1/PEDRO%20ALVES%20DE%20OLIVEIRA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30022/2/PEDRO%20ALVES%20DE%20OLIVEIRA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30022/3/PEDRO%20ALVES%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c84ff7aa6133a857f2c1e3acfecc647
9588c6c1a82f68da470ee859abed33d8
4b350dd26e3fb503939478143f8b1df8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278017948614656