O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9963 |
Resumo: | O trabalho aqui apresentado tem como título O uso da Música no Processo de Aprendizagem na Educação Infantil e intenciona apresentar uma reflexão sobre como educadoras desta fase do ensino introduzem esse recurso em suas metodologias. O objetivo geral desse estudo é analisar como as educadoras utilizam a música na sala de aula na Educação Infantil. O objetivo geral desdobrou-se nos objetivos específicos: investigar com quais objetivos as professoras utilizam a música na sala de aula; observar como os educandos reagem quando se trabalha com música na sala de aula. Trazendo também para essa reflexão, a Arte, já que a música representa uma de suas linguagens. Essa investigação inscreve-se como uma pesquisa de caráter qualitativo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram à observação e a entrevista com as educadoras, Marta e Lúcia, sendo que estes nomes são fictícios a fim de manter guardada a identidade de ambas. Elas lecionam numa instituição de Educação Infantil da cidade de Cajazeiras/PB, nas séries de nível II e III. A investigação revelou que elas por vezes utilizam canções em suas aulas de maneira espontânea, sem relacioná-las ao conteúdo escolar e sem ampliar o gosto musical das crianças, como também desconhecem como utilizar a música como recurso didático-pedagógico em sala de aula de maneira significativa. Foi possível perceber ainda, que as educadoras não aproveitam para enriquecer o gosto musical das crianças trazendo outras canções que possivelmente elas não tenham acesso fora da sala de aula. Por fim, através desse trabalho foi possível constatar algumas das contribuições do uso da música como forma de promover o desenvolvimento integral da criança facilitando a aprendizagem de conteúdos escolares. |
id |
UFCG_0c2574c96a73be05c00f69d45c3c67da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/9963 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil.The use of music in the learning process in early childhood education.Música - educação infantilArteMúsicaCriançaMusic - early childhood educationArtMusicKidEducação.O trabalho aqui apresentado tem como título O uso da Música no Processo de Aprendizagem na Educação Infantil e intenciona apresentar uma reflexão sobre como educadoras desta fase do ensino introduzem esse recurso em suas metodologias. O objetivo geral desse estudo é analisar como as educadoras utilizam a música na sala de aula na Educação Infantil. O objetivo geral desdobrou-se nos objetivos específicos: investigar com quais objetivos as professoras utilizam a música na sala de aula; observar como os educandos reagem quando se trabalha com música na sala de aula. Trazendo também para essa reflexão, a Arte, já que a música representa uma de suas linguagens. Essa investigação inscreve-se como uma pesquisa de caráter qualitativo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram à observação e a entrevista com as educadoras, Marta e Lúcia, sendo que estes nomes são fictícios a fim de manter guardada a identidade de ambas. Elas lecionam numa instituição de Educação Infantil da cidade de Cajazeiras/PB, nas séries de nível II e III. A investigação revelou que elas por vezes utilizam canções em suas aulas de maneira espontânea, sem relacioná-las ao conteúdo escolar e sem ampliar o gosto musical das crianças, como também desconhecem como utilizar a música como recurso didático-pedagógico em sala de aula de maneira significativa. Foi possível perceber ainda, que as educadoras não aproveitam para enriquecer o gosto musical das crianças trazendo outras canções que possivelmente elas não tenham acesso fora da sala de aula. Por fim, através desse trabalho foi possível constatar algumas das contribuições do uso da música como forma de promover o desenvolvimento integral da criança facilitando a aprendizagem de conteúdos escolares.The work presented here has as its theme The use of Music in Childhood Education Learning Process. In this way it presents a reflection on how educators of Childhood Education introduce this resource in their methodologies, also bringing to this reflection Art, since Music represents one of its languages. This investigation registers as a qualitative type research, based on some principles of Case Study. It had locus in the São José Nursery in Cajazeiras city – PB. The instruments used for the data collection were the observation and the interview with the teachers of Childhood Education Marta and Lúcia, whose names are fictitious in order to safeguard the identity of both. They teach in level one and level two grades. The investigation revealed that the educators sometimes employ some songs in their classes spontaneously, without relate them to the content or even without taking into account the children’s musical taste, as well as they do not know how to use this resource. It was also possible to realize that the educators do not take advantage of these moments to enrich the children’s musical taste bringing other songs that they possibly do not have access outside the classroom. At last, through this work it was possible to realize the contributions of the use of music as a way to promote the children’s integral development facilitating the learning of scholar contents.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGVIDEIRA, Piedade Lino.VIDEIRA, Piedade L.http://lattes.cnpq.br/4269580489108934SANTOS , Elzanir dos.PEREIRA , Zildene Francisca.SILVA, Cícera Pereira da.20122019-12-06T15:52:38Z2019-12-062019-12-06T15:52:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9963SILVA, Cícera Pereira da. O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil. 2012. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T11:31:32Zoai:localhost:riufcg/9963Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T11:31:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil. The use of music in the learning process in early childhood education. |
title |
O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil. |
spellingShingle |
O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil. SILVA, Cícera Pereira da. Música - educação infantil Arte Música Criança Music - early childhood education Art Music Kid Educação. |
title_short |
O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil. |
title_full |
O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil. |
title_fullStr |
O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil. |
title_full_unstemmed |
O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil. |
title_sort |
O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil. |
author |
SILVA, Cícera Pereira da. |
author_facet |
SILVA, Cícera Pereira da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
VIDEIRA, Piedade Lino. VIDEIRA, Piedade L. http://lattes.cnpq.br/4269580489108934 SANTOS , Elzanir dos. PEREIRA , Zildene Francisca. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Cícera Pereira da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música - educação infantil Arte Música Criança Music - early childhood education Art Music Kid Educação. |
topic |
Música - educação infantil Arte Música Criança Music - early childhood education Art Music Kid Educação. |
description |
O trabalho aqui apresentado tem como título O uso da Música no Processo de Aprendizagem na Educação Infantil e intenciona apresentar uma reflexão sobre como educadoras desta fase do ensino introduzem esse recurso em suas metodologias. O objetivo geral desse estudo é analisar como as educadoras utilizam a música na sala de aula na Educação Infantil. O objetivo geral desdobrou-se nos objetivos específicos: investigar com quais objetivos as professoras utilizam a música na sala de aula; observar como os educandos reagem quando se trabalha com música na sala de aula. Trazendo também para essa reflexão, a Arte, já que a música representa uma de suas linguagens. Essa investigação inscreve-se como uma pesquisa de caráter qualitativo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram à observação e a entrevista com as educadoras, Marta e Lúcia, sendo que estes nomes são fictícios a fim de manter guardada a identidade de ambas. Elas lecionam numa instituição de Educação Infantil da cidade de Cajazeiras/PB, nas séries de nível II e III. A investigação revelou que elas por vezes utilizam canções em suas aulas de maneira espontânea, sem relacioná-las ao conteúdo escolar e sem ampliar o gosto musical das crianças, como também desconhecem como utilizar a música como recurso didático-pedagógico em sala de aula de maneira significativa. Foi possível perceber ainda, que as educadoras não aproveitam para enriquecer o gosto musical das crianças trazendo outras canções que possivelmente elas não tenham acesso fora da sala de aula. Por fim, através desse trabalho foi possível constatar algumas das contribuições do uso da música como forma de promover o desenvolvimento integral da criança facilitando a aprendizagem de conteúdos escolares. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2019-12-06T15:52:38Z 2019-12-06 2019-12-06T15:52:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9963 SILVA, Cícera Pereira da. O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil. 2012. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9963 |
identifier_str_mv |
SILVA, Cícera Pereira da. O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil. 2012. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744420493328384 |