O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Cícera Pereira da.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9963
Resumo: O trabalho aqui apresentado tem como título O uso da Música no Processo de Aprendizagem na Educação Infantil e intenciona apresentar uma reflexão sobre como educadoras desta fase do ensino introduzem esse recurso em suas metodologias. O objetivo geral desse estudo é analisar como as educadoras utilizam a música na sala de aula na Educação Infantil. O objetivo geral desdobrou-se nos objetivos específicos: investigar com quais objetivos as professoras utilizam a música na sala de aula; observar como os educandos reagem quando se trabalha com música na sala de aula. Trazendo também para essa reflexão, a Arte, já que a música representa uma de suas linguagens. Essa investigação inscreve-se como uma pesquisa de caráter qualitativo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram à observação e a entrevista com as educadoras, Marta e Lúcia, sendo que estes nomes são fictícios a fim de manter guardada a identidade de ambas. Elas lecionam numa instituição de Educação Infantil da cidade de Cajazeiras/PB, nas séries de nível II e III. A investigação revelou que elas por vezes utilizam canções em suas aulas de maneira espontânea, sem relacioná-las ao conteúdo escolar e sem ampliar o gosto musical das crianças, como também desconhecem como utilizar a música como recurso didático-pedagógico em sala de aula de maneira significativa. Foi possível perceber ainda, que as educadoras não aproveitam para enriquecer o gosto musical das crianças trazendo outras canções que possivelmente elas não tenham acesso fora da sala de aula. Por fim, através desse trabalho foi possível constatar algumas das contribuições do uso da música como forma de promover o desenvolvimento integral da criança facilitando a aprendizagem de conteúdos escolares.
id UFCG_0c2574c96a73be05c00f69d45c3c67da
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9963
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil.The use of music in the learning process in early childhood education.Música - educação infantilArteMúsicaCriançaMusic - early childhood educationArtMusicKidEducação.O trabalho aqui apresentado tem como título O uso da Música no Processo de Aprendizagem na Educação Infantil e intenciona apresentar uma reflexão sobre como educadoras desta fase do ensino introduzem esse recurso em suas metodologias. O objetivo geral desse estudo é analisar como as educadoras utilizam a música na sala de aula na Educação Infantil. O objetivo geral desdobrou-se nos objetivos específicos: investigar com quais objetivos as professoras utilizam a música na sala de aula; observar como os educandos reagem quando se trabalha com música na sala de aula. Trazendo também para essa reflexão, a Arte, já que a música representa uma de suas linguagens. Essa investigação inscreve-se como uma pesquisa de caráter qualitativo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram à observação e a entrevista com as educadoras, Marta e Lúcia, sendo que estes nomes são fictícios a fim de manter guardada a identidade de ambas. Elas lecionam numa instituição de Educação Infantil da cidade de Cajazeiras/PB, nas séries de nível II e III. A investigação revelou que elas por vezes utilizam canções em suas aulas de maneira espontânea, sem relacioná-las ao conteúdo escolar e sem ampliar o gosto musical das crianças, como também desconhecem como utilizar a música como recurso didático-pedagógico em sala de aula de maneira significativa. Foi possível perceber ainda, que as educadoras não aproveitam para enriquecer o gosto musical das crianças trazendo outras canções que possivelmente elas não tenham acesso fora da sala de aula. Por fim, através desse trabalho foi possível constatar algumas das contribuições do uso da música como forma de promover o desenvolvimento integral da criança facilitando a aprendizagem de conteúdos escolares.The work presented here has as its theme The use of Music in Childhood Education Learning Process. In this way it presents a reflection on how educators of Childhood Education introduce this resource in their methodologies, also bringing to this reflection Art, since Music represents one of its languages. This investigation registers as a qualitative type research, based on some principles of Case Study. It had locus in the São José Nursery in Cajazeiras city – PB. The instruments used for the data collection were the observation and the interview with the teachers of Childhood Education Marta and Lúcia, whose names are fictitious in order to safeguard the identity of both. They teach in level one and level two grades. The investigation revealed that the educators sometimes employ some songs in their classes spontaneously, without relate them to the content or even without taking into account the children’s musical taste, as well as they do not know how to use this resource. It was also possible to realize that the educators do not take advantage of these moments to enrich the children’s musical taste bringing other songs that they possibly do not have access outside the classroom. At last, through this work it was possible to realize the contributions of the use of music as a way to promote the children’s integral development facilitating the learning of scholar contents.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGVIDEIRA, Piedade Lino.VIDEIRA, Piedade L.http://lattes.cnpq.br/4269580489108934SANTOS , Elzanir dos.PEREIRA , Zildene Francisca.SILVA, Cícera Pereira da.20122019-12-06T15:52:38Z2019-12-062019-12-06T15:52:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9963SILVA, Cícera Pereira da. O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil. 2012. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T11:31:32Zoai:localhost:riufcg/9963Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T11:31:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil.
The use of music in the learning process in early childhood education.
title O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil.
spellingShingle O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil.
SILVA, Cícera Pereira da.
Música - educação infantil
Arte
Música
Criança
Music - early childhood education
Art
Music
Kid
Educação.
title_short O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil.
title_full O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil.
title_fullStr O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil.
title_full_unstemmed O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil.
title_sort O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil.
author SILVA, Cícera Pereira da.
author_facet SILVA, Cícera Pereira da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv VIDEIRA, Piedade Lino.
VIDEIRA, Piedade L.
http://lattes.cnpq.br/4269580489108934
SANTOS , Elzanir dos.
PEREIRA , Zildene Francisca.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Cícera Pereira da.
dc.subject.por.fl_str_mv Música - educação infantil
Arte
Música
Criança
Music - early childhood education
Art
Music
Kid
Educação.
topic Música - educação infantil
Arte
Música
Criança
Music - early childhood education
Art
Music
Kid
Educação.
description O trabalho aqui apresentado tem como título O uso da Música no Processo de Aprendizagem na Educação Infantil e intenciona apresentar uma reflexão sobre como educadoras desta fase do ensino introduzem esse recurso em suas metodologias. O objetivo geral desse estudo é analisar como as educadoras utilizam a música na sala de aula na Educação Infantil. O objetivo geral desdobrou-se nos objetivos específicos: investigar com quais objetivos as professoras utilizam a música na sala de aula; observar como os educandos reagem quando se trabalha com música na sala de aula. Trazendo também para essa reflexão, a Arte, já que a música representa uma de suas linguagens. Essa investigação inscreve-se como uma pesquisa de caráter qualitativo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram à observação e a entrevista com as educadoras, Marta e Lúcia, sendo que estes nomes são fictícios a fim de manter guardada a identidade de ambas. Elas lecionam numa instituição de Educação Infantil da cidade de Cajazeiras/PB, nas séries de nível II e III. A investigação revelou que elas por vezes utilizam canções em suas aulas de maneira espontânea, sem relacioná-las ao conteúdo escolar e sem ampliar o gosto musical das crianças, como também desconhecem como utilizar a música como recurso didático-pedagógico em sala de aula de maneira significativa. Foi possível perceber ainda, que as educadoras não aproveitam para enriquecer o gosto musical das crianças trazendo outras canções que possivelmente elas não tenham acesso fora da sala de aula. Por fim, através desse trabalho foi possível constatar algumas das contribuições do uso da música como forma de promover o desenvolvimento integral da criança facilitando a aprendizagem de conteúdos escolares.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-12-06T15:52:38Z
2019-12-06
2019-12-06T15:52:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9963
SILVA, Cícera Pereira da. O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil. 2012. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9963
identifier_str_mv SILVA, Cícera Pereira da. O uso da música no processo de aprendizagem na educação infantil. 2012. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744420493328384