Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo: contribuições da psicanálise a esse campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Regina Célia Ribeiro da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35709
Resumo: Na contemporaneidade é possível observar o aumento do número de pessoas com diagnóstico de autismo nas instituições educacionais, indicando o desejado avanço da inclusão. Nesse cenário os educadores deparam com o constante desafio de aprender a trabalhar na e para a diversidade no contexto escolar. Nesse sentido o presente trabalho traz um recorte dessa experiência nas escolas da Rede Municipal de São Paulo, tomando como referência para a reflexão a psicanálise, considerando a teoria freudiana, assim como autores contemporâneos que falam sobre o autismo na perspectiva de considerar um diálogo entre psicanálise e educação acerca da intervenção junto às pessoas autistas no contexto escolar. Na tentativa de compartilhar a experiência realizada, a fim de contribuir na intervenção pedagógica, será apresentado um recorte da prática, permeado pelos conceitos psicanalíticos que permitiram elaborar as questões despertadas e construir saídas para os impasses apresentados pela prática. Autores contemporâneos como Julieta Jerusalinsky (2002), Alfredo Jerusalinsky (2012), Kupfer (2010); e autores de referência para o tema, como Leo Kanner (1943), conjuntamente com Freud, norteiam esta pesquisa
id PUC_SP-1_e4dbd6b7d5664518d7e248ad0a192629
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/35709
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Jerusalinsky, JulietaSilva, Regina Célia Ribeiro da2023-07-05T19:50:49Z2023-07-05T19:50:49Z2014-12-03Silva, Regina Célia Ribeiro da. Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo: contribuições da psicanálise a esse campo. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Teoria Psicanalítica) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35709Na contemporaneidade é possível observar o aumento do número de pessoas com diagnóstico de autismo nas instituições educacionais, indicando o desejado avanço da inclusão. Nesse cenário os educadores deparam com o constante desafio de aprender a trabalhar na e para a diversidade no contexto escolar. Nesse sentido o presente trabalho traz um recorte dessa experiência nas escolas da Rede Municipal de São Paulo, tomando como referência para a reflexão a psicanálise, considerando a teoria freudiana, assim como autores contemporâneos que falam sobre o autismo na perspectiva de considerar um diálogo entre psicanálise e educação acerca da intervenção junto às pessoas autistas no contexto escolar. Na tentativa de compartilhar a experiência realizada, a fim de contribuir na intervenção pedagógica, será apresentado um recorte da prática, permeado pelos conceitos psicanalíticos que permitiram elaborar as questões despertadas e construir saídas para os impasses apresentados pela prática. Autores contemporâneos como Julieta Jerusalinsky (2002), Alfredo Jerusalinsky (2012), Kupfer (2010); e autores de referência para o tema, como Leo Kanner (1943), conjuntamente com Freud, norteiam esta pesquisaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Teoria PsicanalíticaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAPsicanáliseAutistaEscolaReflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo: contribuições da psicanálise a esse campoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALREGINA CÉLIA RIBEIRO DA SILVA.pdfapplication/pdf302978https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35709/1/REGINA%20C%c3%89LIA%20RIBEIRO%20DA%20SILVA.pdfac0737de5956af55372763f72ead95adMD51TEXTREGINA CÉLIA RIBEIRO DA SILVA.pdf.txtREGINA CÉLIA RIBEIRO DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain34985https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35709/2/REGINA%20C%c3%89LIA%20RIBEIRO%20DA%20SILVA.pdf.txt486eb360a218fffc16c73ca11bc94c5eMD52THUMBNAILREGINA CÉLIA RIBEIRO DA SILVA.pdf.jpgREGINA CÉLIA RIBEIRO DA SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1242https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35709/3/REGINA%20C%c3%89LIA%20RIBEIRO%20DA%20SILVA.pdf.jpg6523349eb9ed429d3355476c8e2a8ff7MD53handle/357092023-07-06 01:42:30.093oai:repositorio.pucsp.br:handle/35709Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:42:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo: contribuições da psicanálise a esse campo
title Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo: contribuições da psicanálise a esse campo
spellingShingle Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo: contribuições da psicanálise a esse campo
Silva, Regina Célia Ribeiro da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Psicanálise
Autista
Escola
title_short Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo: contribuições da psicanálise a esse campo
title_full Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo: contribuições da psicanálise a esse campo
title_fullStr Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo: contribuições da psicanálise a esse campo
title_full_unstemmed Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo: contribuições da psicanálise a esse campo
title_sort Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo: contribuições da psicanálise a esse campo
author Silva, Regina Célia Ribeiro da
author_facet Silva, Regina Célia Ribeiro da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jerusalinsky, Julieta
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Regina Célia Ribeiro da
contributor_str_mv Jerusalinsky, Julieta
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Psicanálise
Autista
Escola
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Autista
Escola
description Na contemporaneidade é possível observar o aumento do número de pessoas com diagnóstico de autismo nas instituições educacionais, indicando o desejado avanço da inclusão. Nesse cenário os educadores deparam com o constante desafio de aprender a trabalhar na e para a diversidade no contexto escolar. Nesse sentido o presente trabalho traz um recorte dessa experiência nas escolas da Rede Municipal de São Paulo, tomando como referência para a reflexão a psicanálise, considerando a teoria freudiana, assim como autores contemporâneos que falam sobre o autismo na perspectiva de considerar um diálogo entre psicanálise e educação acerca da intervenção junto às pessoas autistas no contexto escolar. Na tentativa de compartilhar a experiência realizada, a fim de contribuir na intervenção pedagógica, será apresentado um recorte da prática, permeado pelos conceitos psicanalíticos que permitiram elaborar as questões despertadas e construir saídas para os impasses apresentados pela prática. Autores contemporâneos como Julieta Jerusalinsky (2002), Alfredo Jerusalinsky (2012), Kupfer (2010); e autores de referência para o tema, como Leo Kanner (1943), conjuntamente com Freud, norteiam esta pesquisa
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:50:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:50:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva, Regina Célia Ribeiro da. Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo: contribuições da psicanálise a esse campo. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Teoria Psicanalítica) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35709
identifier_str_mv Silva, Regina Célia Ribeiro da. Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo: contribuições da psicanálise a esse campo. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Teoria Psicanalítica) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Teoria Psicanalítica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35709/1/REGINA%20C%c3%89LIA%20RIBEIRO%20DA%20SILVA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35709/2/REGINA%20C%c3%89LIA%20RIBEIRO%20DA%20SILVA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35709/3/REGINA%20C%c3%89LIA%20RIBEIRO%20DA%20SILVA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ac0737de5956af55372763f72ead95ad
486eb360a218fffc16c73ca11bc94c5e
6523349eb9ed429d3355476c8e2a8ff7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277899560189952