Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo: contribuições da psicanálise a esse campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35709 |
Resumo: | Na contemporaneidade é possível observar o aumento do número de pessoas com diagnóstico de autismo nas instituições educacionais, indicando o desejado avanço da inclusão. Nesse cenário os educadores deparam com o constante desafio de aprender a trabalhar na e para a diversidade no contexto escolar. Nesse sentido o presente trabalho traz um recorte dessa experiência nas escolas da Rede Municipal de São Paulo, tomando como referência para a reflexão a psicanálise, considerando a teoria freudiana, assim como autores contemporâneos que falam sobre o autismo na perspectiva de considerar um diálogo entre psicanálise e educação acerca da intervenção junto às pessoas autistas no contexto escolar. Na tentativa de compartilhar a experiência realizada, a fim de contribuir na intervenção pedagógica, será apresentado um recorte da prática, permeado pelos conceitos psicanalíticos que permitiram elaborar as questões despertadas e construir saídas para os impasses apresentados pela prática. Autores contemporâneos como Julieta Jerusalinsky (2002), Alfredo Jerusalinsky (2012), Kupfer (2010); e autores de referência para o tema, como Leo Kanner (1943), conjuntamente com Freud, norteiam esta pesquisa |
id |
PUC_SP-1_e4dbd6b7d5664518d7e248ad0a192629 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/35709 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Jerusalinsky, JulietaSilva, Regina Célia Ribeiro da2023-07-05T19:50:49Z2023-07-05T19:50:49Z2014-12-03Silva, Regina Célia Ribeiro da. Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo: contribuições da psicanálise a esse campo. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Teoria Psicanalítica) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35709Na contemporaneidade é possível observar o aumento do número de pessoas com diagnóstico de autismo nas instituições educacionais, indicando o desejado avanço da inclusão. Nesse cenário os educadores deparam com o constante desafio de aprender a trabalhar na e para a diversidade no contexto escolar. Nesse sentido o presente trabalho traz um recorte dessa experiência nas escolas da Rede Municipal de São Paulo, tomando como referência para a reflexão a psicanálise, considerando a teoria freudiana, assim como autores contemporâneos que falam sobre o autismo na perspectiva de considerar um diálogo entre psicanálise e educação acerca da intervenção junto às pessoas autistas no contexto escolar. Na tentativa de compartilhar a experiência realizada, a fim de contribuir na intervenção pedagógica, será apresentado um recorte da prática, permeado pelos conceitos psicanalíticos que permitiram elaborar as questões despertadas e construir saídas para os impasses apresentados pela prática. Autores contemporâneos como Julieta Jerusalinsky (2002), Alfredo Jerusalinsky (2012), Kupfer (2010); e autores de referência para o tema, como Leo Kanner (1943), conjuntamente com Freud, norteiam esta pesquisaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Teoria PsicanalíticaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAPsicanáliseAutistaEscolaReflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo: contribuições da psicanálise a esse campoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALREGINA CÉLIA RIBEIRO DA SILVA.pdfapplication/pdf302978https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35709/1/REGINA%20C%c3%89LIA%20RIBEIRO%20DA%20SILVA.pdfac0737de5956af55372763f72ead95adMD51TEXTREGINA CÉLIA RIBEIRO DA SILVA.pdf.txtREGINA CÉLIA RIBEIRO DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain34985https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35709/2/REGINA%20C%c3%89LIA%20RIBEIRO%20DA%20SILVA.pdf.txt486eb360a218fffc16c73ca11bc94c5eMD52THUMBNAILREGINA CÉLIA RIBEIRO DA SILVA.pdf.jpgREGINA CÉLIA RIBEIRO DA SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1242https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35709/3/REGINA%20C%c3%89LIA%20RIBEIRO%20DA%20SILVA.pdf.jpg6523349eb9ed429d3355476c8e2a8ff7MD53handle/357092023-07-06 01:42:30.093oai:repositorio.pucsp.br:handle/35709Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:42:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo: contribuições da psicanálise a esse campo |
title |
Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo: contribuições da psicanálise a esse campo |
spellingShingle |
Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo: contribuições da psicanálise a esse campo Silva, Regina Célia Ribeiro da CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Psicanálise Autista Escola |
title_short |
Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo: contribuições da psicanálise a esse campo |
title_full |
Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo: contribuições da psicanálise a esse campo |
title_fullStr |
Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo: contribuições da psicanálise a esse campo |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo: contribuições da psicanálise a esse campo |
title_sort |
Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo: contribuições da psicanálise a esse campo |
author |
Silva, Regina Célia Ribeiro da |
author_facet |
Silva, Regina Célia Ribeiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jerusalinsky, Julieta |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Regina Célia Ribeiro da |
contributor_str_mv |
Jerusalinsky, Julieta |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Psicanálise Autista Escola |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicanálise Autista Escola |
description |
Na contemporaneidade é possível observar o aumento do número de pessoas com diagnóstico de autismo nas instituições educacionais, indicando o desejado avanço da inclusão. Nesse cenário os educadores deparam com o constante desafio de aprender a trabalhar na e para a diversidade no contexto escolar. Nesse sentido o presente trabalho traz um recorte dessa experiência nas escolas da Rede Municipal de São Paulo, tomando como referência para a reflexão a psicanálise, considerando a teoria freudiana, assim como autores contemporâneos que falam sobre o autismo na perspectiva de considerar um diálogo entre psicanálise e educação acerca da intervenção junto às pessoas autistas no contexto escolar. Na tentativa de compartilhar a experiência realizada, a fim de contribuir na intervenção pedagógica, será apresentado um recorte da prática, permeado pelos conceitos psicanalíticos que permitiram elaborar as questões despertadas e construir saídas para os impasses apresentados pela prática. Autores contemporâneos como Julieta Jerusalinsky (2002), Alfredo Jerusalinsky (2012), Kupfer (2010); e autores de referência para o tema, como Leo Kanner (1943), conjuntamente com Freud, norteiam esta pesquisa |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-12-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:50:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:50:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Silva, Regina Célia Ribeiro da. Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo: contribuições da psicanálise a esse campo. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Teoria Psicanalítica) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35709 |
identifier_str_mv |
Silva, Regina Célia Ribeiro da. Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo: contribuições da psicanálise a esse campo. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Teoria Psicanalítica) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Teoria Psicanalítica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35709/1/REGINA%20C%c3%89LIA%20RIBEIRO%20DA%20SILVA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35709/2/REGINA%20C%c3%89LIA%20RIBEIRO%20DA%20SILVA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35709/3/REGINA%20C%c3%89LIA%20RIBEIRO%20DA%20SILVA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ac0737de5956af55372763f72ead95ad 486eb360a218fffc16c73ca11bc94c5e 6523349eb9ed429d3355476c8e2a8ff7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277899560189952 |