A contribuição da ética da psicanálise para educação de alunos com autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Izabella Lorrayne Santana de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36191
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
id UNB_1ae57338941a64155e208f4185d28786
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/36191
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A contribuição da ética da psicanálise para educação de alunos com autismoAutismo - criançasPsicanálise e educaçãoInclusão escolarTranstorno do Espectro AutistaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.Os sujeitos com autismo estão cada vez mais presentes nas escolas da modalidade regular de ensino. O desafio da inclusão exige, sobretudo dos agentes e instituições responsáveis, uma compreensão mais profunda sobre essa forma de estar na vida e no campo da linguagem e as diferentes possibilidades de incluir esses alunos. A psicanálise tem acumulado, ao longo de muitos anos, uma prática clínica e conhecimento teórico para servir de fundamento para práticas pedagógicas inclusivas. Nessa perspectiva, a pesquisa em questão busca demonstrar o processo de inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista à luz do conceito de ética na teoria psicanalítica. Lançar-se-á mão de um Estudo de Caso sobre o processo de inclusão de um aluno com autismo matriculado na rede pública de ensino. O processo conta com a participação de três professoras que não utilizam nenhum manual em suas práticas, mas se pautam em uma postura ética de respeito ao sujeito e às diferenças de cada um. O Estudo de Caso foi construído por meio de Observação Participante e Entrevistas com as professoras e a mãe do aluno. Ao fim da pesquisa, pode-se perceber que, mesmo não tendo formação em psicanálise, as professoras realizam o processo inclusivo de forma ética, respeitando o aluno como sujeito, ao compreender que não há a possibilidade de inclusão de forma massificada, pois essa deve ser feita de forma singular, não cabendo generalizações acerca do trabalho com base em diagnósticos apresentados.Subjects with autism are increasingly present in regular schools nowadays. The challenge of inclusion requires, specially from the responsible agents and institutions, a deeper understanding of this way of being in life and in language and the different possibilities of including these students. Psychoanalysis has accumulated, over many years, a clinical practice and theoretical knowledge to serve as a foundation for inclusive pedagogical practices. In this perspective, the research in question seeks to demonstrate the process of school inclusion of a child diagnosed with Autism Spectrum Disorder through the concept of ethics in psychoanalytic theory. A Case Study on the process of inclusion of a student with autism enrolled in a public school will be used. This process has the participation of three teachers who do not use any manual in their practices, but are based on an ethical attitude of respect for the subject and the differences of each one. The Case Study was constructed through Participant Observation and Interviews with the teachers and the student's mother. At the end of the research, it can be seen that even though they do not have training in psychoanalysis, the teachers carry out the inclusive process in an ethical way, respecting the student as a subject by understanding that there is no possibility of inclusion in a massed form, it must be do in a singular way, without generalizations about the work based on presented diagnoses.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLegnani, Viviane NevesLima, Izabella Lorrayne Santana de2020-01-21T21:39:21Z2020-01-21T21:39:21Z2020-01-212019-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Izabella Lorrayne Santana de. A contribuição da ética da psicanálise para educação de alunos com autismo. 2019. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36191A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-22T16:42:24Zoai:repositorio.unb.br:10482/36191Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-22T16:42:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição da ética da psicanálise para educação de alunos com autismo
title A contribuição da ética da psicanálise para educação de alunos com autismo
spellingShingle A contribuição da ética da psicanálise para educação de alunos com autismo
Lima, Izabella Lorrayne Santana de
Autismo - crianças
Psicanálise e educação
Inclusão escolar
Transtorno do Espectro Autista
title_short A contribuição da ética da psicanálise para educação de alunos com autismo
title_full A contribuição da ética da psicanálise para educação de alunos com autismo
title_fullStr A contribuição da ética da psicanálise para educação de alunos com autismo
title_full_unstemmed A contribuição da ética da psicanálise para educação de alunos com autismo
title_sort A contribuição da ética da psicanálise para educação de alunos com autismo
author Lima, Izabella Lorrayne Santana de
author_facet Lima, Izabella Lorrayne Santana de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Legnani, Viviane Neves
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Izabella Lorrayne Santana de
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo - crianças
Psicanálise e educação
Inclusão escolar
Transtorno do Espectro Autista
topic Autismo - crianças
Psicanálise e educação
Inclusão escolar
Transtorno do Espectro Autista
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-14
2020-01-21T21:39:21Z
2020-01-21T21:39:21Z
2020-01-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Izabella Lorrayne Santana de. A contribuição da ética da psicanálise para educação de alunos com autismo. 2019. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36191
identifier_str_mv LIMA, Izabella Lorrayne Santana de. A contribuição da ética da psicanálise para educação de alunos com autismo. 2019. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580804445667328