Formação de professores de natação/educação física: contribuições de princípios e conceitos wallonianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Limongelli, Ana Martha de Almeida
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16249
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id PUC_SP-1_e5d94ba243248974e870c9beae8ace92
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16249
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Mahoney, Abigail AlvarengaLimongelli, Ana Martha de Almeida2016-04-28T20:57:03Z2007-09-042006-06-08Limongelli, Ana Martha de Almeida. Formação de professores de natação/educação física: contribuições de princípios e conceitos wallonianos. 2006. 322 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16249Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO problema desta pesquisa foi em que um programa de natação, subsidiado por conceitos e princípios da teoria walloniana, pode contribuir para a formação do professor de natação/Educação Física? Para tanto, o estudo descreve e analisa o processo de formação acadêmico-profissional vivenciado por mim e meus alunos, durante as aulas da disciplina de natação, dentro de um curso de Licenciatura em Educação Física em uma instituição de ensino superior privada de um município da região da Grande São Paulo. O método adotado foi a pesquisa-ação, envolvendo o total de 23 alunos. A coleta de dados de registro foi realizada em dois momentos. No primeiro momento participaram os 23 alunos, acontecendo no final do segundo semestre de 2001, ao término da disciplina de natação IV por meio da utilização de um questionário com questões abertas. No segundo momento participaram 9 alunos, dos 23 do primeiro momento, acontecendo no final do segundo semestre de 2003, ao término do curso de Licenciatura em Educação Física, por meio de entrevista individual reflexiva semi-estruturada e análise de incidente crítico. Utilizou-se a análise de conteúdo para avaliar os dados coletados. Concluiu-se que: a) os princípios da teoria walloniana, predominantemente os conteúdos da Formação Psicológica integram-se aos conteúdos da Formação Específica do professor de natação, pois fundamenta a Trama Dinâmica da Natação, base para estruturar e compreender o nadar elementar-utilitário; b) a organização didático-pedagógica da disciplina precisa utilizar dinâmicas de centro de interesses, métodos ativos de ensino e trabalho de projeto construídos com os alunos; c) os conceitos e princípios da teoria walloniana ofereceram pano de fundo para as ações dos alunos, enquanto professores de natação, desenvolvendo neles a observação cuidadosa e atenta de seus alunos na identificação das necessidades e potencialidades dos mesmos; d) as relações entre medo e equilíbrio expressas pela teoria walloniana permitem ao professor de natação lidar de forma ativa com seus alunos que apresentarem tal emoção; e) o trabalho de projetos, como o Projeto AcquaFênix, ofereceu condições facilitadoras para o desenvolvimento da Formação Psicológica dos alunos, indicando que tal formação não pode ficar restrita aos livros e interações entre alunos da turma; f) não há processo padrão de ensino, o foco da aula de natação não são as técnicas dos nados, mas sim o aluno em sua totalidade dinâmica e complexa; e por fim, g) o reconhecimento por parte de todos os envolvidos no processo, professora e alunos, que a formação do professor de natação/Educação Física consciente de suas responsabilidades e compromissado com o desenvolvimento da autonomia do seu aluno no meio líquido precisa integrar os conteúdos da Formação Psicológica, Pedagógica e Específica subsidiados por conceitos e princípios da teoria wallonianaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32451/AnaLimongelli.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaFormação de professoresDesenvolvimento humanoNataçãoProfessores de educacao fisica -- Formacao profissionalTreinadores de natacaoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALFormação de professores de natação/educação física: contribuições de princípios e conceitos wallonianosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAnaLimongelli.pdf.txtAnaLimongelli.pdf.txtExtracted texttext/plain12557https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16249/3/AnaLimongelli.pdf.txt690a5b6109a712b0dd900739f69917d3MD53ORIGINALAnaLimongelli.pdfapplication/pdf64382https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16249/1/AnaLimongelli.pdf506836859f81da510d06adc29f31f92dMD51THUMBNAILAnaLimongelli.pdf.jpgAnaLimongelli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3532https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16249/2/AnaLimongelli.pdf.jpgf7662bfa7f15a41cb6f13fd2cd1b6282MD52handle/162492022-04-27 15:40:27.596oai:repositorio.pucsp.br:handle/16249Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:40:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Formação de professores de natação/educação física: contribuições de princípios e conceitos wallonianos
title Formação de professores de natação/educação física: contribuições de princípios e conceitos wallonianos
spellingShingle Formação de professores de natação/educação física: contribuições de princípios e conceitos wallonianos
Limongelli, Ana Martha de Almeida
Formação de professores
Desenvolvimento humano
Natação
Professores de educacao fisica -- Formacao profissional
Treinadores de natacao
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Formação de professores de natação/educação física: contribuições de princípios e conceitos wallonianos
title_full Formação de professores de natação/educação física: contribuições de princípios e conceitos wallonianos
title_fullStr Formação de professores de natação/educação física: contribuições de princípios e conceitos wallonianos
title_full_unstemmed Formação de professores de natação/educação física: contribuições de princípios e conceitos wallonianos
title_sort Formação de professores de natação/educação física: contribuições de princípios e conceitos wallonianos
author Limongelli, Ana Martha de Almeida
author_facet Limongelli, Ana Martha de Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mahoney, Abigail Alvarenga
dc.contributor.author.fl_str_mv Limongelli, Ana Martha de Almeida
contributor_str_mv Mahoney, Abigail Alvarenga
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Desenvolvimento humano
Natação
Professores de educacao fisica -- Formacao profissional
Treinadores de natacao
topic Formação de professores
Desenvolvimento humano
Natação
Professores de educacao fisica -- Formacao profissional
Treinadores de natacao
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-06-08
dc.date.available.fl_str_mv 2007-09-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:57:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Limongelli, Ana Martha de Almeida. Formação de professores de natação/educação física: contribuições de princípios e conceitos wallonianos. 2006. 322 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16249
identifier_str_mv Limongelli, Ana Martha de Almeida. Formação de professores de natação/educação física: contribuições de princípios e conceitos wallonianos. 2006. 322 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16249/3/AnaLimongelli.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16249/1/AnaLimongelli.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16249/2/AnaLimongelli.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 690a5b6109a712b0dd900739f69917d3
506836859f81da510d06adc29f31f92d
f7662bfa7f15a41cb6f13fd2cd1b6282
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796119554752512