Formação de professores de natação/educação física: contribuições de princípios e conceitos wallonianos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16249 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
PUC_SP-1_e5d94ba243248974e870c9beae8ace92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16249 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Mahoney, Abigail AlvarengaLimongelli, Ana Martha de Almeida2016-04-28T20:57:03Z2007-09-042006-06-08Limongelli, Ana Martha de Almeida. Formação de professores de natação/educação física: contribuições de princípios e conceitos wallonianos. 2006. 322 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16249Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO problema desta pesquisa foi em que um programa de natação, subsidiado por conceitos e princípios da teoria walloniana, pode contribuir para a formação do professor de natação/Educação Física? Para tanto, o estudo descreve e analisa o processo de formação acadêmico-profissional vivenciado por mim e meus alunos, durante as aulas da disciplina de natação, dentro de um curso de Licenciatura em Educação Física em uma instituição de ensino superior privada de um município da região da Grande São Paulo. O método adotado foi a pesquisa-ação, envolvendo o total de 23 alunos. A coleta de dados de registro foi realizada em dois momentos. No primeiro momento participaram os 23 alunos, acontecendo no final do segundo semestre de 2001, ao término da disciplina de natação IV por meio da utilização de um questionário com questões abertas. No segundo momento participaram 9 alunos, dos 23 do primeiro momento, acontecendo no final do segundo semestre de 2003, ao término do curso de Licenciatura em Educação Física, por meio de entrevista individual reflexiva semi-estruturada e análise de incidente crítico. Utilizou-se a análise de conteúdo para avaliar os dados coletados. Concluiu-se que: a) os princípios da teoria walloniana, predominantemente os conteúdos da Formação Psicológica integram-se aos conteúdos da Formação Específica do professor de natação, pois fundamenta a Trama Dinâmica da Natação, base para estruturar e compreender o nadar elementar-utilitário; b) a organização didático-pedagógica da disciplina precisa utilizar dinâmicas de centro de interesses, métodos ativos de ensino e trabalho de projeto construídos com os alunos; c) os conceitos e princípios da teoria walloniana ofereceram pano de fundo para as ações dos alunos, enquanto professores de natação, desenvolvendo neles a observação cuidadosa e atenta de seus alunos na identificação das necessidades e potencialidades dos mesmos; d) as relações entre medo e equilíbrio expressas pela teoria walloniana permitem ao professor de natação lidar de forma ativa com seus alunos que apresentarem tal emoção; e) o trabalho de projetos, como o Projeto AcquaFênix, ofereceu condições facilitadoras para o desenvolvimento da Formação Psicológica dos alunos, indicando que tal formação não pode ficar restrita aos livros e interações entre alunos da turma; f) não há processo padrão de ensino, o foco da aula de natação não são as técnicas dos nados, mas sim o aluno em sua totalidade dinâmica e complexa; e por fim, g) o reconhecimento por parte de todos os envolvidos no processo, professora e alunos, que a formação do professor de natação/Educação Física consciente de suas responsabilidades e compromissado com o desenvolvimento da autonomia do seu aluno no meio líquido precisa integrar os conteúdos da Formação Psicológica, Pedagógica e Específica subsidiados por conceitos e princípios da teoria wallonianaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32451/AnaLimongelli.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaFormação de professoresDesenvolvimento humanoNataçãoProfessores de educacao fisica -- Formacao profissionalTreinadores de natacaoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALFormação de professores de natação/educação física: contribuições de princípios e conceitos wallonianosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAnaLimongelli.pdf.txtAnaLimongelli.pdf.txtExtracted texttext/plain12557https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16249/3/AnaLimongelli.pdf.txt690a5b6109a712b0dd900739f69917d3MD53ORIGINALAnaLimongelli.pdfapplication/pdf64382https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16249/1/AnaLimongelli.pdf506836859f81da510d06adc29f31f92dMD51THUMBNAILAnaLimongelli.pdf.jpgAnaLimongelli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3532https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16249/2/AnaLimongelli.pdf.jpgf7662bfa7f15a41cb6f13fd2cd1b6282MD52handle/162492022-04-27 15:40:27.596oai:repositorio.pucsp.br:handle/16249Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:40:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Formação de professores de natação/educação física: contribuições de princípios e conceitos wallonianos |
title |
Formação de professores de natação/educação física: contribuições de princípios e conceitos wallonianos |
spellingShingle |
Formação de professores de natação/educação física: contribuições de princípios e conceitos wallonianos Limongelli, Ana Martha de Almeida Formação de professores Desenvolvimento humano Natação Professores de educacao fisica -- Formacao profissional Treinadores de natacao CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
Formação de professores de natação/educação física: contribuições de princípios e conceitos wallonianos |
title_full |
Formação de professores de natação/educação física: contribuições de princípios e conceitos wallonianos |
title_fullStr |
Formação de professores de natação/educação física: contribuições de princípios e conceitos wallonianos |
title_full_unstemmed |
Formação de professores de natação/educação física: contribuições de princípios e conceitos wallonianos |
title_sort |
Formação de professores de natação/educação física: contribuições de princípios e conceitos wallonianos |
author |
Limongelli, Ana Martha de Almeida |
author_facet |
Limongelli, Ana Martha de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mahoney, Abigail Alvarenga |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Limongelli, Ana Martha de Almeida |
contributor_str_mv |
Mahoney, Abigail Alvarenga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Desenvolvimento humano Natação Professores de educacao fisica -- Formacao profissional Treinadores de natacao |
topic |
Formação de professores Desenvolvimento humano Natação Professores de educacao fisica -- Formacao profissional Treinadores de natacao CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-06-08 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-09-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:57:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Limongelli, Ana Martha de Almeida. Formação de professores de natação/educação física: contribuições de princípios e conceitos wallonianos. 2006. 322 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16249 |
identifier_str_mv |
Limongelli, Ana Martha de Almeida. Formação de professores de natação/educação física: contribuições de princípios e conceitos wallonianos. 2006. 322 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16249/3/AnaLimongelli.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16249/1/AnaLimongelli.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16249/2/AnaLimongelli.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
690a5b6109a712b0dd900739f69917d3 506836859f81da510d06adc29f31f92d f7662bfa7f15a41cb6f13fd2cd1b6282 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1799796119554752512 |