As propostas da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) para a definição do curso de pedagogia no Brasil (1990-2006)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massias, Simone Carvalho
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10611
Resumo: This essay aims to characterize the proposals of formation elaborated by Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) to define the Pedagogy Course in Brazil, once the course has been discussed long its history, and being as an intensified form since the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional , promulgated in 1996. The characterization ANFOPE s proposals was achieved trough studies of Final Documents elaborated by the association itself at the end of each meeting promoted at national level aiming the discussion of educational area watters. As the study has the focus on the proposals the association to the Pedagogy Course, there was a concern to dedicate a chapter in which the story of the course is presented, followed by a chapter dedicated to the association history and another one to the presentation of its formation proposals. In the end of this essay, beginning with knowledge of discussions carried out on the Pedagogy Course, of the main actions and formation proposals by ANFOPE it was possible to point at the final considerations, that the discussions and clashes along history, were related to the definition of the course as licenciateship and bachelorship, sending to discussion on the identity of the Pedagogy Course and, consequently, on the profissional identity of the pedagogue
id PUC_SP-1_e766d1a6943990012b2a90a50171d520
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10611
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Vicentini, Paula PerinVicentini, Paula PerinMassias, Simone Carvalho2016-04-27T16:33:25Z2007-10-232007-08-27Massias, Simone Carvalho. As propostas da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) para a definição do curso de pedagogia no Brasil (1990-2006). 2007. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10611This essay aims to characterize the proposals of formation elaborated by Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) to define the Pedagogy Course in Brazil, once the course has been discussed long its history, and being as an intensified form since the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional , promulgated in 1996. The characterization ANFOPE s proposals was achieved trough studies of Final Documents elaborated by the association itself at the end of each meeting promoted at national level aiming the discussion of educational area watters. As the study has the focus on the proposals the association to the Pedagogy Course, there was a concern to dedicate a chapter in which the story of the course is presented, followed by a chapter dedicated to the association history and another one to the presentation of its formation proposals. In the end of this essay, beginning with knowledge of discussions carried out on the Pedagogy Course, of the main actions and formation proposals by ANFOPE it was possible to point at the final considerations, that the discussions and clashes along history, were related to the definition of the course as licenciateship and bachelorship, sending to discussion on the identity of the Pedagogy Course and, consequently, on the profissional identity of the pedagogueEsta dissertação tem como objetivo caracterizar as propostas de formação elaboradas pela Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) para a definição do Curso de Pedagogia no Brasil, uma vez que o curso tem sido discutido ao longo de sua história, sendo de forma intensificada a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, promulgada em 1996. A caracterização das propostas da ANFOPE foi realizada por meio do estudo dos Documentos Finais elaborados pela própria associação ao término de cada encontro que promoveu, em nível nacional, com o objetivo de discutir questões da área educacional. Devido ao estudo ter como foco as propostas da associação para o Curso de Pedagogia, houve a preocupação em dedicar um capítulo em que a história do mesmo é apresentada, seguida do capítulo dedicado à história da associação e outro a apresentação das suas propostas de formação. Ao final desta dissertação, a partir do conhecimento das discussões realizadas em torno do Curso de Pedagogia, das principais ações e propostas de formação da ANFOPE, foi possível apontar nas considerações finais, que as discussões e embates ao longo da história, foram relacionados à definição do curso como licenciatura ou bacharelado, remetendo a discussão sobre a identidade do Curso de Pedagogia e, conseqüentemente, sobre a identidade profissional do pedagogoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23469/Simone%20Carvalho%20Massias.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoCurso de pedagogiaPropostas de formaçãoANFOPEProfissionais da educaçãoFormação do pedagogoAssociacao Nacional pela Formacao dos Profissionais da Educacao (Brasil)Educacao -- Estudo e ensinoProfessores -- Formacao profissionalPedagogy courseFormation proposalsANFOPEEducation professionalsPedagogue formationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAs propostas da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) para a definição do curso de pedagogia no Brasil (1990-2006)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTSimone Carvalho Massias.pdf.txtSimone Carvalho Massias.pdf.txtExtracted texttext/plain288855https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10611/3/Simone%20Carvalho%20Massias.pdf.txtbc25b152f791c0e2a1b4d92f5ea63b67MD53ORIGINALSimone Carvalho Massias.pdfapplication/pdf603567https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10611/1/Simone%20Carvalho%20Massias.pdfe0dbb751c792493d22d493ef1fe4bee3MD51THUMBNAILSimone Carvalho Massias.pdf.jpgSimone Carvalho Massias.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3377https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10611/2/Simone%20Carvalho%20Massias.pdf.jpg0516ec71c9e5b232047e6e5778c66c72MD52handle/106112022-06-28 16:40:10.547oai:repositorio.pucsp.br:handle/10611Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-28T19:40:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv As propostas da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) para a definição do curso de pedagogia no Brasil (1990-2006)
title As propostas da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) para a definição do curso de pedagogia no Brasil (1990-2006)
spellingShingle As propostas da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) para a definição do curso de pedagogia no Brasil (1990-2006)
Massias, Simone Carvalho
Curso de pedagogia
Propostas de formação
ANFOPE
Profissionais da educação
Formação do pedagogo
Associacao Nacional pela Formacao dos Profissionais da Educacao (Brasil)
Educacao -- Estudo e ensino
Professores -- Formacao profissional
Pedagogy course
Formation proposals
ANFOPE
Education professionals
Pedagogue formation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short As propostas da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) para a definição do curso de pedagogia no Brasil (1990-2006)
title_full As propostas da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) para a definição do curso de pedagogia no Brasil (1990-2006)
title_fullStr As propostas da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) para a definição do curso de pedagogia no Brasil (1990-2006)
title_full_unstemmed As propostas da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) para a definição do curso de pedagogia no Brasil (1990-2006)
title_sort As propostas da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) para a definição do curso de pedagogia no Brasil (1990-2006)
author Massias, Simone Carvalho
author_facet Massias, Simone Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vicentini, Paula Perin
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv Vicentini, Paula Perin
dc.contributor.author.fl_str_mv Massias, Simone Carvalho
contributor_str_mv Vicentini, Paula Perin
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de pedagogia
Propostas de formação
ANFOPE
Profissionais da educação
Formação do pedagogo
Associacao Nacional pela Formacao dos Profissionais da Educacao (Brasil)
Educacao -- Estudo e ensino
Professores -- Formacao profissional
topic Curso de pedagogia
Propostas de formação
ANFOPE
Profissionais da educação
Formação do pedagogo
Associacao Nacional pela Formacao dos Profissionais da Educacao (Brasil)
Educacao -- Estudo e ensino
Professores -- Formacao profissional
Pedagogy course
Formation proposals
ANFOPE
Education professionals
Pedagogue formation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogy course
Formation proposals
ANFOPE
Education professionals
Pedagogue formation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This essay aims to characterize the proposals of formation elaborated by Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) to define the Pedagogy Course in Brazil, once the course has been discussed long its history, and being as an intensified form since the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional , promulgated in 1996. The characterization ANFOPE s proposals was achieved trough studies of Final Documents elaborated by the association itself at the end of each meeting promoted at national level aiming the discussion of educational area watters. As the study has the focus on the proposals the association to the Pedagogy Course, there was a concern to dedicate a chapter in which the story of the course is presented, followed by a chapter dedicated to the association history and another one to the presentation of its formation proposals. In the end of this essay, beginning with knowledge of discussions carried out on the Pedagogy Course, of the main actions and formation proposals by ANFOPE it was possible to point at the final considerations, that the discussions and clashes along history, were related to the definition of the course as licenciateship and bachelorship, sending to discussion on the identity of the Pedagogy Course and, consequently, on the profissional identity of the pedagogue
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-10-23
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-08-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:33:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Massias, Simone Carvalho. As propostas da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) para a definição do curso de pedagogia no Brasil (1990-2006). 2007. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10611
identifier_str_mv Massias, Simone Carvalho. As propostas da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) para a definição do curso de pedagogia no Brasil (1990-2006). 2007. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10611/3/Simone%20Carvalho%20Massias.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10611/1/Simone%20Carvalho%20Massias.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10611/2/Simone%20Carvalho%20Massias.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bc25b152f791c0e2a1b4d92f5ea63b67
e0dbb751c792493d22d493ef1fe4bee3
0516ec71c9e5b232047e6e5778c66c72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277860188258304