Estimulação da atenção, criatividade e psicomotricidade de indivíduos com deficiência intelectual por meio de recursos lúdicos e musicais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Milene Tramansoli
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28180
Resumo: Com esse trabalho, buscou-se elaborar um projeto de intervenção para pessoas com diagnóstico de deficiência intelectual, aplicar as atividades de intervenção em indivíduos usuários de uma ONG situadana Zona Sul de São Paulo que presta atendimento especializado a essa população e, por fim, analisar os resultados obtidos. O intuito da intervenção foi o de proporcionar um ambiente de estimulação cognitiva que visa, no longo prazo, facilitar o desenvolvimento das habilidades atenção, criatividade e psicomotricidade, em um espaço de diversão e descontração. Para isso, optou-se pelo uso de recursos lúdicos e musicais, partindo de um levantamento bibliográfico que demonstra que esses recursos possuem alto potencial de promover a aprendizagem e o desenvolvimento. O procedimento consistiu na aplicação de doze atividades, que se repetiram, cada uma três vezes, sendo quatro delas voltadas para a estimulação da atenção, quatro para estimulação da psicomotricidade e quatro para a estimulação da criatividade. Como critério de avaliação, observou-se a participação, a atenção, a persistência e o processo criativo dos alunos, frente às atividades propostas, partindo do pressuposto de que esses critérios indicam posturas ativas do sujeito que facilitam no processo de aprendizagem. Como resultado, pôde-se observar que o ambiente de descontração e de diversão favoreceu a participação e a atenção dos alunos; em contrapartida, as atividades com maior grau de exposição do indivíduo ao grupo mostraram-se menos eficazes na produção de respostas criativas. O uso de instrumentos lúdicos e musicais auxiliou no processo de comunicação e interação dos alunos com as atividades, com os outros alunos e com a experimentadora. Ainda foi possível identificar que as atividades que podem ser aprendidas e realizadas por meio da imitação mobilizam a atenção e a participação dos alunos, com mais facilidade do que as atividades cuja produção envolve processos mais abstratos e imaginativos
id PUC_SP-1_e7d86e22eab795b63e9465df50790925
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28180
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ribeiro, Marilda Pierro de OliveiraResende, Milene Tramansoli2022-09-30T12:38:18Z2022-09-30T12:38:18Z2015-08-12Resende, Milene Tramansoli. Estimulação da atenção, criatividade e psicomotricidade de indivíduos com deficiência intelectual por meio de recursos lúdicos e musicais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28180Com esse trabalho, buscou-se elaborar um projeto de intervenção para pessoas com diagnóstico de deficiência intelectual, aplicar as atividades de intervenção em indivíduos usuários de uma ONG situadana Zona Sul de São Paulo que presta atendimento especializado a essa população e, por fim, analisar os resultados obtidos. O intuito da intervenção foi o de proporcionar um ambiente de estimulação cognitiva que visa, no longo prazo, facilitar o desenvolvimento das habilidades atenção, criatividade e psicomotricidade, em um espaço de diversão e descontração. Para isso, optou-se pelo uso de recursos lúdicos e musicais, partindo de um levantamento bibliográfico que demonstra que esses recursos possuem alto potencial de promover a aprendizagem e o desenvolvimento. O procedimento consistiu na aplicação de doze atividades, que se repetiram, cada uma três vezes, sendo quatro delas voltadas para a estimulação da atenção, quatro para estimulação da psicomotricidade e quatro para a estimulação da criatividade. Como critério de avaliação, observou-se a participação, a atenção, a persistência e o processo criativo dos alunos, frente às atividades propostas, partindo do pressuposto de que esses critérios indicam posturas ativas do sujeito que facilitam no processo de aprendizagem. Como resultado, pôde-se observar que o ambiente de descontração e de diversão favoreceu a participação e a atenção dos alunos; em contrapartida, as atividades com maior grau de exposição do indivíduo ao grupo mostraram-se menos eficazes na produção de respostas criativas. O uso de instrumentos lúdicos e musicais auxiliou no processo de comunicação e interação dos alunos com as atividades, com os outros alunos e com a experimentadora. Ainda foi possível identificar que as atividades que podem ser aprendidas e realizadas por meio da imitação mobilizam a atenção e a participação dos alunos, com mais facilidade do que as atividades cuja produção envolve processos mais abstratos e imaginativosporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIADeficiência intelectualAtençãoCriatividadePsicomotricidadeEstimulação da atenção, criatividade e psicomotricidade de indivíduos com deficiência intelectual por meio de recursos lúdicos e musicaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMILENE TRAMANSOLI RESENDE - TCC.pdfapplication/pdf529550https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28180/1/MILENE%20TRAMANSOLI%20RESENDE%20-%20TCC.pdf67cc6c9355d713ac8b958d12ea65c6a1MD51TEXTMILENE TRAMANSOLI RESENDE - TCC.pdf.txtMILENE TRAMANSOLI RESENDE - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain136531https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28180/2/MILENE%20TRAMANSOLI%20RESENDE%20-%20TCC.pdf.txt0e026458bcfc9bdd1e63c69ff5989150MD52THUMBNAILMILENE TRAMANSOLI RESENDE - TCC.pdf.jpgMILENE TRAMANSOLI RESENDE - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28180/3/MILENE%20TRAMANSOLI%20RESENDE%20-%20TCC.pdf.jpg59ad83b8245b49be46989d9e5133b1c3MD53handle/281802022-10-01 01:02:16.846oai:repositorio.pucsp.br:handle/28180Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-01T04:02:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estimulação da atenção, criatividade e psicomotricidade de indivíduos com deficiência intelectual por meio de recursos lúdicos e musicais
title Estimulação da atenção, criatividade e psicomotricidade de indivíduos com deficiência intelectual por meio de recursos lúdicos e musicais
spellingShingle Estimulação da atenção, criatividade e psicomotricidade de indivíduos com deficiência intelectual por meio de recursos lúdicos e musicais
Resende, Milene Tramansoli
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Deficiência intelectual
Atenção
Criatividade
Psicomotricidade
title_short Estimulação da atenção, criatividade e psicomotricidade de indivíduos com deficiência intelectual por meio de recursos lúdicos e musicais
title_full Estimulação da atenção, criatividade e psicomotricidade de indivíduos com deficiência intelectual por meio de recursos lúdicos e musicais
title_fullStr Estimulação da atenção, criatividade e psicomotricidade de indivíduos com deficiência intelectual por meio de recursos lúdicos e musicais
title_full_unstemmed Estimulação da atenção, criatividade e psicomotricidade de indivíduos com deficiência intelectual por meio de recursos lúdicos e musicais
title_sort Estimulação da atenção, criatividade e psicomotricidade de indivíduos com deficiência intelectual por meio de recursos lúdicos e musicais
author Resende, Milene Tramansoli
author_facet Resende, Milene Tramansoli
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Milene Tramansoli
contributor_str_mv Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Deficiência intelectual
Atenção
Criatividade
Psicomotricidade
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência intelectual
Atenção
Criatividade
Psicomotricidade
description Com esse trabalho, buscou-se elaborar um projeto de intervenção para pessoas com diagnóstico de deficiência intelectual, aplicar as atividades de intervenção em indivíduos usuários de uma ONG situadana Zona Sul de São Paulo que presta atendimento especializado a essa população e, por fim, analisar os resultados obtidos. O intuito da intervenção foi o de proporcionar um ambiente de estimulação cognitiva que visa, no longo prazo, facilitar o desenvolvimento das habilidades atenção, criatividade e psicomotricidade, em um espaço de diversão e descontração. Para isso, optou-se pelo uso de recursos lúdicos e musicais, partindo de um levantamento bibliográfico que demonstra que esses recursos possuem alto potencial de promover a aprendizagem e o desenvolvimento. O procedimento consistiu na aplicação de doze atividades, que se repetiram, cada uma três vezes, sendo quatro delas voltadas para a estimulação da atenção, quatro para estimulação da psicomotricidade e quatro para a estimulação da criatividade. Como critério de avaliação, observou-se a participação, a atenção, a persistência e o processo criativo dos alunos, frente às atividades propostas, partindo do pressuposto de que esses critérios indicam posturas ativas do sujeito que facilitam no processo de aprendizagem. Como resultado, pôde-se observar que o ambiente de descontração e de diversão favoreceu a participação e a atenção dos alunos; em contrapartida, as atividades com maior grau de exposição do indivíduo ao grupo mostraram-se menos eficazes na produção de respostas criativas. O uso de instrumentos lúdicos e musicais auxiliou no processo de comunicação e interação dos alunos com as atividades, com os outros alunos e com a experimentadora. Ainda foi possível identificar que as atividades que podem ser aprendidas e realizadas por meio da imitação mobilizam a atenção e a participação dos alunos, com mais facilidade do que as atividades cuja produção envolve processos mais abstratos e imaginativos
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-30T12:38:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-30T12:38:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Resende, Milene Tramansoli. Estimulação da atenção, criatividade e psicomotricidade de indivíduos com deficiência intelectual por meio de recursos lúdicos e musicais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28180
identifier_str_mv Resende, Milene Tramansoli. Estimulação da atenção, criatividade e psicomotricidade de indivíduos com deficiência intelectual por meio de recursos lúdicos e musicais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28180/1/MILENE%20TRAMANSOLI%20RESENDE%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28180/2/MILENE%20TRAMANSOLI%20RESENDE%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28180/3/MILENE%20TRAMANSOLI%20RESENDE%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 67cc6c9355d713ac8b958d12ea65c6a1
0e026458bcfc9bdd1e63c69ff5989150
59ad83b8245b49be46989d9e5133b1c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796070409043968