Estimulação da atenção, criatividade e psicomotricidade de indivíduos com deficiência intelectual por meio de recursos lúdicos e musicais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28180 |
Resumo: | Com esse trabalho, buscou-se elaborar um projeto de intervenção para pessoas com diagnóstico de deficiência intelectual, aplicar as atividades de intervenção em indivíduos usuários de uma ONG situadana Zona Sul de São Paulo que presta atendimento especializado a essa população e, por fim, analisar os resultados obtidos. O intuito da intervenção foi o de proporcionar um ambiente de estimulação cognitiva que visa, no longo prazo, facilitar o desenvolvimento das habilidades atenção, criatividade e psicomotricidade, em um espaço de diversão e descontração. Para isso, optou-se pelo uso de recursos lúdicos e musicais, partindo de um levantamento bibliográfico que demonstra que esses recursos possuem alto potencial de promover a aprendizagem e o desenvolvimento. O procedimento consistiu na aplicação de doze atividades, que se repetiram, cada uma três vezes, sendo quatro delas voltadas para a estimulação da atenção, quatro para estimulação da psicomotricidade e quatro para a estimulação da criatividade. Como critério de avaliação, observou-se a participação, a atenção, a persistência e o processo criativo dos alunos, frente às atividades propostas, partindo do pressuposto de que esses critérios indicam posturas ativas do sujeito que facilitam no processo de aprendizagem. Como resultado, pôde-se observar que o ambiente de descontração e de diversão favoreceu a participação e a atenção dos alunos; em contrapartida, as atividades com maior grau de exposição do indivíduo ao grupo mostraram-se menos eficazes na produção de respostas criativas. O uso de instrumentos lúdicos e musicais auxiliou no processo de comunicação e interação dos alunos com as atividades, com os outros alunos e com a experimentadora. Ainda foi possível identificar que as atividades que podem ser aprendidas e realizadas por meio da imitação mobilizam a atenção e a participação dos alunos, com mais facilidade do que as atividades cuja produção envolve processos mais abstratos e imaginativos |
id |
PUC_SP-1_e7d86e22eab795b63e9465df50790925 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/28180 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Ribeiro, Marilda Pierro de OliveiraResende, Milene Tramansoli2022-09-30T12:38:18Z2022-09-30T12:38:18Z2015-08-12Resende, Milene Tramansoli. Estimulação da atenção, criatividade e psicomotricidade de indivíduos com deficiência intelectual por meio de recursos lúdicos e musicais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28180Com esse trabalho, buscou-se elaborar um projeto de intervenção para pessoas com diagnóstico de deficiência intelectual, aplicar as atividades de intervenção em indivíduos usuários de uma ONG situadana Zona Sul de São Paulo que presta atendimento especializado a essa população e, por fim, analisar os resultados obtidos. O intuito da intervenção foi o de proporcionar um ambiente de estimulação cognitiva que visa, no longo prazo, facilitar o desenvolvimento das habilidades atenção, criatividade e psicomotricidade, em um espaço de diversão e descontração. Para isso, optou-se pelo uso de recursos lúdicos e musicais, partindo de um levantamento bibliográfico que demonstra que esses recursos possuem alto potencial de promover a aprendizagem e o desenvolvimento. O procedimento consistiu na aplicação de doze atividades, que se repetiram, cada uma três vezes, sendo quatro delas voltadas para a estimulação da atenção, quatro para estimulação da psicomotricidade e quatro para a estimulação da criatividade. Como critério de avaliação, observou-se a participação, a atenção, a persistência e o processo criativo dos alunos, frente às atividades propostas, partindo do pressuposto de que esses critérios indicam posturas ativas do sujeito que facilitam no processo de aprendizagem. Como resultado, pôde-se observar que o ambiente de descontração e de diversão favoreceu a participação e a atenção dos alunos; em contrapartida, as atividades com maior grau de exposição do indivíduo ao grupo mostraram-se menos eficazes na produção de respostas criativas. O uso de instrumentos lúdicos e musicais auxiliou no processo de comunicação e interação dos alunos com as atividades, com os outros alunos e com a experimentadora. Ainda foi possível identificar que as atividades que podem ser aprendidas e realizadas por meio da imitação mobilizam a atenção e a participação dos alunos, com mais facilidade do que as atividades cuja produção envolve processos mais abstratos e imaginativosporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIADeficiência intelectualAtençãoCriatividadePsicomotricidadeEstimulação da atenção, criatividade e psicomotricidade de indivíduos com deficiência intelectual por meio de recursos lúdicos e musicaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMILENE TRAMANSOLI RESENDE - TCC.pdfapplication/pdf529550https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28180/1/MILENE%20TRAMANSOLI%20RESENDE%20-%20TCC.pdf67cc6c9355d713ac8b958d12ea65c6a1MD51TEXTMILENE TRAMANSOLI RESENDE - TCC.pdf.txtMILENE TRAMANSOLI RESENDE - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain136531https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28180/2/MILENE%20TRAMANSOLI%20RESENDE%20-%20TCC.pdf.txt0e026458bcfc9bdd1e63c69ff5989150MD52THUMBNAILMILENE TRAMANSOLI RESENDE - TCC.pdf.jpgMILENE TRAMANSOLI RESENDE - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28180/3/MILENE%20TRAMANSOLI%20RESENDE%20-%20TCC.pdf.jpg59ad83b8245b49be46989d9e5133b1c3MD53handle/281802022-10-01 01:02:16.846oai:repositorio.pucsp.br:handle/28180Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-01T04:02:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estimulação da atenção, criatividade e psicomotricidade de indivíduos com deficiência intelectual por meio de recursos lúdicos e musicais |
title |
Estimulação da atenção, criatividade e psicomotricidade de indivíduos com deficiência intelectual por meio de recursos lúdicos e musicais |
spellingShingle |
Estimulação da atenção, criatividade e psicomotricidade de indivíduos com deficiência intelectual por meio de recursos lúdicos e musicais Resende, Milene Tramansoli CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Deficiência intelectual Atenção Criatividade Psicomotricidade |
title_short |
Estimulação da atenção, criatividade e psicomotricidade de indivíduos com deficiência intelectual por meio de recursos lúdicos e musicais |
title_full |
Estimulação da atenção, criatividade e psicomotricidade de indivíduos com deficiência intelectual por meio de recursos lúdicos e musicais |
title_fullStr |
Estimulação da atenção, criatividade e psicomotricidade de indivíduos com deficiência intelectual por meio de recursos lúdicos e musicais |
title_full_unstemmed |
Estimulação da atenção, criatividade e psicomotricidade de indivíduos com deficiência intelectual por meio de recursos lúdicos e musicais |
title_sort |
Estimulação da atenção, criatividade e psicomotricidade de indivíduos com deficiência intelectual por meio de recursos lúdicos e musicais |
author |
Resende, Milene Tramansoli |
author_facet |
Resende, Milene Tramansoli |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende, Milene Tramansoli |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Deficiência intelectual Atenção Criatividade Psicomotricidade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência intelectual Atenção Criatividade Psicomotricidade |
description |
Com esse trabalho, buscou-se elaborar um projeto de intervenção para pessoas com diagnóstico de deficiência intelectual, aplicar as atividades de intervenção em indivíduos usuários de uma ONG situadana Zona Sul de São Paulo que presta atendimento especializado a essa população e, por fim, analisar os resultados obtidos. O intuito da intervenção foi o de proporcionar um ambiente de estimulação cognitiva que visa, no longo prazo, facilitar o desenvolvimento das habilidades atenção, criatividade e psicomotricidade, em um espaço de diversão e descontração. Para isso, optou-se pelo uso de recursos lúdicos e musicais, partindo de um levantamento bibliográfico que demonstra que esses recursos possuem alto potencial de promover a aprendizagem e o desenvolvimento. O procedimento consistiu na aplicação de doze atividades, que se repetiram, cada uma três vezes, sendo quatro delas voltadas para a estimulação da atenção, quatro para estimulação da psicomotricidade e quatro para a estimulação da criatividade. Como critério de avaliação, observou-se a participação, a atenção, a persistência e o processo criativo dos alunos, frente às atividades propostas, partindo do pressuposto de que esses critérios indicam posturas ativas do sujeito que facilitam no processo de aprendizagem. Como resultado, pôde-se observar que o ambiente de descontração e de diversão favoreceu a participação e a atenção dos alunos; em contrapartida, as atividades com maior grau de exposição do indivíduo ao grupo mostraram-se menos eficazes na produção de respostas criativas. O uso de instrumentos lúdicos e musicais auxiliou no processo de comunicação e interação dos alunos com as atividades, com os outros alunos e com a experimentadora. Ainda foi possível identificar que as atividades que podem ser aprendidas e realizadas por meio da imitação mobilizam a atenção e a participação dos alunos, com mais facilidade do que as atividades cuja produção envolve processos mais abstratos e imaginativos |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-30T12:38:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-30T12:38:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Resende, Milene Tramansoli. Estimulação da atenção, criatividade e psicomotricidade de indivíduos com deficiência intelectual por meio de recursos lúdicos e musicais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28180 |
identifier_str_mv |
Resende, Milene Tramansoli. Estimulação da atenção, criatividade e psicomotricidade de indivíduos com deficiência intelectual por meio de recursos lúdicos e musicais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28180/1/MILENE%20TRAMANSOLI%20RESENDE%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28180/2/MILENE%20TRAMANSOLI%20RESENDE%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28180/3/MILENE%20TRAMANSOLI%20RESENDE%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
67cc6c9355d713ac8b958d12ea65c6a1 0e026458bcfc9bdd1e63c69ff5989150 59ad83b8245b49be46989d9e5133b1c3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1799796070409043968 |