A psicomotricidade relacional como prática educativa para inclusão de adolescentes com deficiência intelectual na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Maryana Pryscilla Silva de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25007
Resumo: Introdução: A Psicomotricidade Relacional (PR) foi desenvolvida na década 70 do século XX, pelos professores de educação física franceses André Lapierre e Bernard Aucouturier. É uma prática educativa que utiliza o jogo simbólico na ação do brincar espontâneo em prol do desenvolvimento integral e da autonomia do sujeito. Objetivo: Analisar o processo de inclusão de pessoas com deficiência intelectual na educação física escolar, por intermédio da prática educativa da PR. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de cunho “participante” de forma não probabilística, e um tipo de amostragem por conveniência. As coletas de dados foram realizadas com um grupo de 36 estudantes do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola pública municipal de Natal-RN, e tendo 3 estudantes com deficiência intelectual. Os instrumentos de coletas desta pesquisa, foram 1 máquina fotográfica digital SONY Cyber-shot, 2 filmadoras digitais NAVCITY esportiva NG-100, anamnese de Sampaio (2010), os relatórios espontâneos dos discentes, os relatórios espontâneos e reflexivos dos professores. Foram realizadas 8 aulas de educação física com o jogo simbólico da Psicomotricidade Relacional, uma vez por semana, durante um bimestre letivo. Foi realizada uma análise qualitativa dos dados, incluindo codificação, decodificação, interpretação e construção do referencial teórico. Resultados: Nas oito aulas o processo inclusivo aconteceu gradualmente de forma espontânea não diretiva, ilustrado nas fotografias e audiovisuais. Os alunos puderam perceber a inclusão pedagógica e/ou social e vivenciá-la. Nos relatórios espontâneos e reflexivos dos professores, a inclusão pedagógica e/ou social aconteceu livremente. No que tange os relatórios espontâneos dos alunos, foram expressos os conteúdos vividos pelos estudantes com deficiência intelectual na relação com os demais colegas e professores. Os alunos com deficiência intelectual expressaram a relação com o outro e com os objetos por meio do grafismo. Conclusão: A abordagem da Psicomotricidade Relacional como vivência da prática pedagógica educativa nas aulas de educação física possibilitou a inclusão dos estudantes com deficiência intelectual, propiciando a eles à aceitação das diferenças corporais, intelectuais, morais, emocionais e a compreensão da relevância do processo inclusivo.
id UFRN_abec1869e721369d05c68e96bbf2de6b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25007
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Morais, Maryana Pryscilla Silva deSurdi, Aguinaldo CesarAlmeida, Hélio Franklin Rodrigues deBarros, Jonatas de França2018-04-06T16:15:21Z2018-04-06T16:15:21Z2017-09-11MORAIS, Maryana Pryscilla Silva de. A psicomotricidade relacional como prática educativa para inclusão de adolescentes com deficiência intelectual na educação física escolar. 2017. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25007Introdução: A Psicomotricidade Relacional (PR) foi desenvolvida na década 70 do século XX, pelos professores de educação física franceses André Lapierre e Bernard Aucouturier. É uma prática educativa que utiliza o jogo simbólico na ação do brincar espontâneo em prol do desenvolvimento integral e da autonomia do sujeito. Objetivo: Analisar o processo de inclusão de pessoas com deficiência intelectual na educação física escolar, por intermédio da prática educativa da PR. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de cunho “participante” de forma não probabilística, e um tipo de amostragem por conveniência. As coletas de dados foram realizadas com um grupo de 36 estudantes do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola pública municipal de Natal-RN, e tendo 3 estudantes com deficiência intelectual. Os instrumentos de coletas desta pesquisa, foram 1 máquina fotográfica digital SONY Cyber-shot, 2 filmadoras digitais NAVCITY esportiva NG-100, anamnese de Sampaio (2010), os relatórios espontâneos dos discentes, os relatórios espontâneos e reflexivos dos professores. Foram realizadas 8 aulas de educação física com o jogo simbólico da Psicomotricidade Relacional, uma vez por semana, durante um bimestre letivo. Foi realizada uma análise qualitativa dos dados, incluindo codificação, decodificação, interpretação e construção do referencial teórico. Resultados: Nas oito aulas o processo inclusivo aconteceu gradualmente de forma espontânea não diretiva, ilustrado nas fotografias e audiovisuais. Os alunos puderam perceber a inclusão pedagógica e/ou social e vivenciá-la. Nos relatórios espontâneos e reflexivos dos professores, a inclusão pedagógica e/ou social aconteceu livremente. No que tange os relatórios espontâneos dos alunos, foram expressos os conteúdos vividos pelos estudantes com deficiência intelectual na relação com os demais colegas e professores. Os alunos com deficiência intelectual expressaram a relação com o outro e com os objetos por meio do grafismo. Conclusão: A abordagem da Psicomotricidade Relacional como vivência da prática pedagógica educativa nas aulas de educação física possibilitou a inclusão dos estudantes com deficiência intelectual, propiciando a eles à aceitação das diferenças corporais, intelectuais, morais, emocionais e a compreensão da relevância do processo inclusivo.Introduction: Relational Psychomotricity (PR) was developed in the 1970s by French physical education teachers André Lapierre and Bernard Aucouturier. It is an educational practice that uses the symbolic game in the action of spontaneous play for the integral development and the autonomy of the subject. Objective: To analyze the process of inclusion of people with intellectual disabilities in school physical education, through the PR educational practice. Methodology: This is a "participant" research in a non-probabilistic way, and a kind of sampling for convenience. Data were collected with a group of 36 students from the 7th grade of elementary school II of a municipal public school in Natal-RN, and having 3 students with intellectual disabilities. The collection instruments of this research were 1 SONY Cyber-shot digital camera, 2 NG-100 sports digital camcorders, Sampaio anamnesis (2010), the spontaneous reports of the students, the spontaneous and reflexive reports of the teachers. Eight physical education classes were held with the symbolic game of Relational Psychomotricity, once a week, during a two-month period. A qualitative analysis of the data was performed, including coding, decoding, interpretation and construction of the theoretical framework. Results: In the eight classes the inclusive process happened gradually in a spontaneous non-directive form, illustrated in the photographs and audiovisual. The students were able to perceive the pedagogical and / or social inclusion and to experience it. In the spontaneous and reflective reports of teachers, pedagogical and / or social inclusion occurred freely. Regarding the students' spontaneous reports, the contents of the students with intellectual disabilities were expressed in the relationship with other colleagues and teachers. Students with intellectual disabilities expressed their relationship with each other and with objects through graphics. Conclusion: The approach of Relational Psychomotricity as an experience of educational pedagogical practice in physical education classes allowed the inclusion of students with intellectual disabilities, providing them with the acceptance of the corporal, intellectual, moral and emotional differences and the comprehension of the relevance of the inclusive process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEducação física escolarPsicomotricidade relacionalInclusãoDeficiência intelectualA psicomotricidade relacional como prática educativa para inclusão de adolescentes com deficiência intelectual na educação física escolarRelational psychomotricity as educational practice for the inclusion of intellectual deficient adolescents in school physical educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMaryanaPryscillaSilvaDeMorais_DISSERT.pdf.txtMaryanaPryscillaSilvaDeMorais_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain281561https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25007/2/MaryanaPryscillaSilvaDeMorais_DISSERT.pdf.txtbf78626b8f5e290c685d7fa0f1792a73MD52THUMBNAILMaryanaPryscillaSilvaDeMorais_DISSERT.pdf.jpgMaryanaPryscillaSilvaDeMorais_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4131https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25007/3/MaryanaPryscillaSilvaDeMorais_DISSERT.pdf.jpgd973383cc0d5f21322d757f96ffcc388MD53TEXTMaryanaPryscillaSilvaDeMorais_DISSERT.pdf.txtMaryanaPryscillaSilvaDeMorais_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain281561https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25007/2/MaryanaPryscillaSilvaDeMorais_DISSERT.pdf.txtbf78626b8f5e290c685d7fa0f1792a73MD52THUMBNAILMaryanaPryscillaSilvaDeMorais_DISSERT.pdf.jpgMaryanaPryscillaSilvaDeMorais_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4131https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25007/3/MaryanaPryscillaSilvaDeMorais_DISSERT.pdf.jpgd973383cc0d5f21322d757f96ffcc388MD53ORIGINALMaryanaPryscillaSilvaDeMorais_DISSERT.pdfMaryanaPryscillaSilvaDeMorais_DISSERT.pdfapplication/pdf6752798https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25007/1/MaryanaPryscillaSilvaDeMorais_DISSERT.pdf77b0bf5e946c23c70bc6457461630ff0MD51123456789/250072019-01-30 17:20:30.214oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25007Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T20:20:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A psicomotricidade relacional como prática educativa para inclusão de adolescentes com deficiência intelectual na educação física escolar
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Relational psychomotricity as educational practice for the inclusion of intellectual deficient adolescents in school physical education
title A psicomotricidade relacional como prática educativa para inclusão de adolescentes com deficiência intelectual na educação física escolar
spellingShingle A psicomotricidade relacional como prática educativa para inclusão de adolescentes com deficiência intelectual na educação física escolar
Morais, Maryana Pryscilla Silva de
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Educação física escolar
Psicomotricidade relacional
Inclusão
Deficiência intelectual
title_short A psicomotricidade relacional como prática educativa para inclusão de adolescentes com deficiência intelectual na educação física escolar
title_full A psicomotricidade relacional como prática educativa para inclusão de adolescentes com deficiência intelectual na educação física escolar
title_fullStr A psicomotricidade relacional como prática educativa para inclusão de adolescentes com deficiência intelectual na educação física escolar
title_full_unstemmed A psicomotricidade relacional como prática educativa para inclusão de adolescentes com deficiência intelectual na educação física escolar
title_sort A psicomotricidade relacional como prática educativa para inclusão de adolescentes com deficiência intelectual na educação física escolar
author Morais, Maryana Pryscilla Silva de
author_facet Morais, Maryana Pryscilla Silva de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Surdi, Aguinaldo Cesar
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Almeida, Hélio Franklin Rodrigues de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Maryana Pryscilla Silva de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barros, Jonatas de França
contributor_str_mv Barros, Jonatas de França
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Educação física escolar
Psicomotricidade relacional
Inclusão
Deficiência intelectual
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Psicomotricidade relacional
Inclusão
Deficiência intelectual
description Introdução: A Psicomotricidade Relacional (PR) foi desenvolvida na década 70 do século XX, pelos professores de educação física franceses André Lapierre e Bernard Aucouturier. É uma prática educativa que utiliza o jogo simbólico na ação do brincar espontâneo em prol do desenvolvimento integral e da autonomia do sujeito. Objetivo: Analisar o processo de inclusão de pessoas com deficiência intelectual na educação física escolar, por intermédio da prática educativa da PR. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de cunho “participante” de forma não probabilística, e um tipo de amostragem por conveniência. As coletas de dados foram realizadas com um grupo de 36 estudantes do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola pública municipal de Natal-RN, e tendo 3 estudantes com deficiência intelectual. Os instrumentos de coletas desta pesquisa, foram 1 máquina fotográfica digital SONY Cyber-shot, 2 filmadoras digitais NAVCITY esportiva NG-100, anamnese de Sampaio (2010), os relatórios espontâneos dos discentes, os relatórios espontâneos e reflexivos dos professores. Foram realizadas 8 aulas de educação física com o jogo simbólico da Psicomotricidade Relacional, uma vez por semana, durante um bimestre letivo. Foi realizada uma análise qualitativa dos dados, incluindo codificação, decodificação, interpretação e construção do referencial teórico. Resultados: Nas oito aulas o processo inclusivo aconteceu gradualmente de forma espontânea não diretiva, ilustrado nas fotografias e audiovisuais. Os alunos puderam perceber a inclusão pedagógica e/ou social e vivenciá-la. Nos relatórios espontâneos e reflexivos dos professores, a inclusão pedagógica e/ou social aconteceu livremente. No que tange os relatórios espontâneos dos alunos, foram expressos os conteúdos vividos pelos estudantes com deficiência intelectual na relação com os demais colegas e professores. Os alunos com deficiência intelectual expressaram a relação com o outro e com os objetos por meio do grafismo. Conclusão: A abordagem da Psicomotricidade Relacional como vivência da prática pedagógica educativa nas aulas de educação física possibilitou a inclusão dos estudantes com deficiência intelectual, propiciando a eles à aceitação das diferenças corporais, intelectuais, morais, emocionais e a compreensão da relevância do processo inclusivo.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-06T16:15:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-06T16:15:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MORAIS, Maryana Pryscilla Silva de. A psicomotricidade relacional como prática educativa para inclusão de adolescentes com deficiência intelectual na educação física escolar. 2017. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25007
identifier_str_mv MORAIS, Maryana Pryscilla Silva de. A psicomotricidade relacional como prática educativa para inclusão de adolescentes com deficiência intelectual na educação física escolar. 2017. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25007/2/MaryanaPryscillaSilvaDeMorais_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25007/3/MaryanaPryscillaSilvaDeMorais_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25007/2/MaryanaPryscillaSilvaDeMorais_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25007/3/MaryanaPryscillaSilvaDeMorais_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25007/1/MaryanaPryscillaSilvaDeMorais_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bf78626b8f5e290c685d7fa0f1792a73
d973383cc0d5f21322d757f96ffcc388
bf78626b8f5e290c685d7fa0f1792a73
d973383cc0d5f21322d757f96ffcc388
77b0bf5e946c23c70bc6457461630ff0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117650298437632