Resolução de problemas em contextos de ensino de Matemática: uma abordagem por meio da Teoria dos Grafos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pezeta, Jefferson Ricart
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10976
Resumo: Problem solving has been the subject of studies and research in order to define strategies to facilitate actions in its resolution. The graph theory is presented as a strategy that enables the modeling and solving problems, especially those that address issues related to economic paths, coloring, counting, among others, in the context of mathematics, providing a means for the student to structure and model the thinking and actions of resolution. This study is an investigation into the use of graphs as a theoretical basis in solving problems, students performed with the second and third year of high school Boni Consilii School, located in the city of São Paulo, in the district Champs Elysées. The thoughts and observations of the students are brought along the text, favoring analyzes that took into account the students' difficulties in solving problems and possibilities of Graphs in formalization and modeling strategies. In conjunction with Graph Theory, authors like Polya and Brousseau had representative participation in theoretical workshops and strategies applied in the preparation of the sequences that were prepared
id PUC_SP-1_ea5e7629550c5513c981a020bcaf5d04
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10976
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Oliveira, Gerson Pastre dePezeta, Jefferson Ricart2016-04-27T16:57:28Z2013-12-122013-10-30Pezeta, Jefferson Ricart. Resolução de problemas em contextos de ensino de Matemática: uma abordagem por meio da Teoria dos Grafos. 2013. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10976Problem solving has been the subject of studies and research in order to define strategies to facilitate actions in its resolution. The graph theory is presented as a strategy that enables the modeling and solving problems, especially those that address issues related to economic paths, coloring, counting, among others, in the context of mathematics, providing a means for the student to structure and model the thinking and actions of resolution. This study is an investigation into the use of graphs as a theoretical basis in solving problems, students performed with the second and third year of high school Boni Consilii School, located in the city of São Paulo, in the district Champs Elysées. The thoughts and observations of the students are brought along the text, favoring analyzes that took into account the students' difficulties in solving problems and possibilities of Graphs in formalization and modeling strategies. In conjunction with Graph Theory, authors like Polya and Brousseau had representative participation in theoretical workshops and strategies applied in the preparation of the sequences that were preparedA resolução de problemas tem sido objeto de estudos e pesquisas no sentido de definir estratégias que facilitem ações na sua resolução. A Teoria dos Grafos se apresenta como uma estratégia que possibilita a modelagem e resolução de problemas, principalmente os que abordam questões relativas a percursos econômicos, coloração, contagem, entre outros, no âmbito da matemática, proporcionando meios para que o aluno estruture e modele o pensamento e as ações de resolução. Este estudo trata de uma investigação sobre o uso de Grafos como base teórica na resolução de problemas, realizada com alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio da Escola Boni Consilii, localizada na cidade de São Paulo, no bairro Campos Elíseos. As reflexões e observações dos alunos são trazidas ao longo do texto, favorecendo análises que levaram em conta as dificuldades dos alunos na resolução de problemas e as possibilidades de Grafos nas formalizações e modelagens de estratégias. Em conjunto com Teoria dos Grafos, autores como Polya e Brousseau tiveram representativa participação no embasamento teórico das oficinas e das estratégias aplicadas na elaboração das sequências que foram elaboradasapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24183/Jefferson%20Ricart%20Pezeta.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoResolução de problemasTeoria dos GrafosTeoria das situações didáticasTroubleshootingGraph TheoryTheory of didactic situationsMathematicsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAResolução de problemas em contextos de ensino de Matemática: uma abordagem por meio da Teoria dos Grafosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTJefferson Ricart Pezeta.pdf.txtJefferson Ricart Pezeta.pdf.txtExtracted texttext/plain237397https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10976/3/Jefferson%20Ricart%20Pezeta.pdf.txtfecb63dfa90431df650432636f5f95c9MD53ORIGINALJefferson Ricart Pezeta.pdfapplication/pdf2838360https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10976/1/Jefferson%20Ricart%20Pezeta.pdff176cbebd7975b05f20f73de1d10dc19MD51THUMBNAILJefferson Ricart Pezeta.pdf.jpgJefferson Ricart Pezeta.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2104https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10976/2/Jefferson%20Ricart%20Pezeta.pdf.jpgc4715912a635b5fbde63d2a9b070733fMD52handle/109762022-04-27 13:10:59.145oai:repositorio.pucsp.br:handle/10976Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T16:10:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Resolução de problemas em contextos de ensino de Matemática: uma abordagem por meio da Teoria dos Grafos
title Resolução de problemas em contextos de ensino de Matemática: uma abordagem por meio da Teoria dos Grafos
spellingShingle Resolução de problemas em contextos de ensino de Matemática: uma abordagem por meio da Teoria dos Grafos
Pezeta, Jefferson Ricart
Resolução de problemas
Teoria dos Grafos
Teoria das situações didáticas
Troubleshooting
Graph Theory
Theory of didactic situations
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Resolução de problemas em contextos de ensino de Matemática: uma abordagem por meio da Teoria dos Grafos
title_full Resolução de problemas em contextos de ensino de Matemática: uma abordagem por meio da Teoria dos Grafos
title_fullStr Resolução de problemas em contextos de ensino de Matemática: uma abordagem por meio da Teoria dos Grafos
title_full_unstemmed Resolução de problemas em contextos de ensino de Matemática: uma abordagem por meio da Teoria dos Grafos
title_sort Resolução de problemas em contextos de ensino de Matemática: uma abordagem por meio da Teoria dos Grafos
author Pezeta, Jefferson Ricart
author_facet Pezeta, Jefferson Ricart
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Gerson Pastre de
dc.contributor.author.fl_str_mv Pezeta, Jefferson Ricart
contributor_str_mv Oliveira, Gerson Pastre de
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Teoria dos Grafos
Teoria das situações didáticas
topic Resolução de problemas
Teoria dos Grafos
Teoria das situações didáticas
Troubleshooting
Graph Theory
Theory of didactic situations
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Troubleshooting
Graph Theory
Theory of didactic situations
Mathematics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Problem solving has been the subject of studies and research in order to define strategies to facilitate actions in its resolution. The graph theory is presented as a strategy that enables the modeling and solving problems, especially those that address issues related to economic paths, coloring, counting, among others, in the context of mathematics, providing a means for the student to structure and model the thinking and actions of resolution. This study is an investigation into the use of graphs as a theoretical basis in solving problems, students performed with the second and third year of high school Boni Consilii School, located in the city of São Paulo, in the district Champs Elysées. The thoughts and observations of the students are brought along the text, favoring analyzes that took into account the students' difficulties in solving problems and possibilities of Graphs in formalization and modeling strategies. In conjunction with Graph Theory, authors like Polya and Brousseau had representative participation in theoretical workshops and strategies applied in the preparation of the sequences that were prepared
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-12-12
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:57:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Pezeta, Jefferson Ricart. Resolução de problemas em contextos de ensino de Matemática: uma abordagem por meio da Teoria dos Grafos. 2013. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10976
identifier_str_mv Pezeta, Jefferson Ricart. Resolução de problemas em contextos de ensino de Matemática: uma abordagem por meio da Teoria dos Grafos. 2013. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10976/3/Jefferson%20Ricart%20Pezeta.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10976/1/Jefferson%20Ricart%20Pezeta.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10976/2/Jefferson%20Ricart%20Pezeta.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fecb63dfa90431df650432636f5f95c9
f176cbebd7975b05f20f73de1d10dc19
c4715912a635b5fbde63d2a9b070733f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278030670987264