A interpretação de enunciados em problemas de aritmética : um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracaju

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Suzana Gama dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5125
Resumo: This research emphasized the didactic engineering methodology developed by Michele Artigue to try to identify the difficulties students, who are in the sixth grade of the elementary school of a public school in Aracaju, have regarding the interpretation of arithmetic problems. We applied a didactic sequence composed by six activities based on Dante´s book (Problem formulation and solving) and inspired by Brousseau´s didactic situations theory. The sequence was analysed according to the Polya schemes. At the end of this analysis we were able to answer the questions of our research. Based on the results, we concluded that, to solve an arithmetic problem situation, it is necessary that the students understand not only the questions proposed, but the students also have to understand the concepts, and they have to be able to develop appropriate algorithms according to each situation and also to want to solve the proposed problem.
id UFS-2_4b2f441b532d633b1c70dcfa37592e78
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/5125
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Melo, Suzana Gama dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/2177713463189438Silva, Veleida Anahí dahttp://lattes.cnpq.br/78552128365170152017-09-26T18:15:05Z2017-09-26T18:15:05Z2015-03-06MELO, Suzana Gama dos Santos. A interpretação de enunciados em problemas de aritmética : um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracaju. 2015. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.https://ri.ufs.br/handle/riufs/5125This research emphasized the didactic engineering methodology developed by Michele Artigue to try to identify the difficulties students, who are in the sixth grade of the elementary school of a public school in Aracaju, have regarding the interpretation of arithmetic problems. We applied a didactic sequence composed by six activities based on Dante´s book (Problem formulation and solving) and inspired by Brousseau´s didactic situations theory. The sequence was analysed according to the Polya schemes. At the end of this analysis we were able to answer the questions of our research. Based on the results, we concluded that, to solve an arithmetic problem situation, it is necessary that the students understand not only the questions proposed, but the students also have to understand the concepts, and they have to be able to develop appropriate algorithms according to each situation and also to want to solve the proposed problem.A presente pesquisa enfatizou a metodologia da engenharia didática difundida por Michele Artigue, procurando fazer um estudo das dificuldades apresentadas em relação à interpretação de problemas de aritmética em uma turma de sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Aracaju. Para isto, aplicamos uma sequência didática, seguida por seis atividades baseadas na formulação e resolução de problemas no livro de Dante (2010), e inspirada na teoria das situações didáticas de Brousseau. Para análise da sequência, foram utilizados os esquemas de Polya (2007) para responder os questionamentos ao final dessa análise. Os resultados encontrados refletem que no universo da resolução de uma situação problema envolvendo aritmética, além da compreensão do enunciado das questões, faz-se necessário entender conceitos e possuir habilidades capazes de desenvolver os algoritmos apropriados para cada tipo de situação, como também possuir disposição e aspiração para resolver o problema proposto.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFSBREngenharia didáticaTeoria das situações didáticasSequência didáticaResolução de problemasDidactic engineeringDidactic situations theoryTeaching sequenceTroubleshootingCNPQ::OUTROS::CIENCIASA interpretação de enunciados em problemas de aritmética : um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracajuinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALSUZANA_GAMA_SANTOS_MELO.pdfapplication/pdf928450https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5125/1/SUZANA_GAMA_SANTOS_MELO.pdf2c8ffd31375b3724a8732b6e5f2b6020MD51TEXTSUZANA_GAMA_SANTOS_MELO.pdf.txtSUZANA_GAMA_SANTOS_MELO.pdf.txtExtracted texttext/plain111392https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5125/2/SUZANA_GAMA_SANTOS_MELO.pdf.txt5d52079dafab38291eb8c19d25f5d233MD52THUMBNAILSUZANA_GAMA_SANTOS_MELO.pdf.jpgSUZANA_GAMA_SANTOS_MELO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1310https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5125/3/SUZANA_GAMA_SANTOS_MELO.pdf.jpg4361eeed144ad7d87ee87ee2317277cbMD53riufs/51252017-11-28 17:17:47.401oai:ufs.br:riufs/5125Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-28T20:17:47Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv A interpretação de enunciados em problemas de aritmética : um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracaju
title A interpretação de enunciados em problemas de aritmética : um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracaju
spellingShingle A interpretação de enunciados em problemas de aritmética : um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracaju
Melo, Suzana Gama dos Santos
Engenharia didática
Teoria das situações didáticas
Sequência didática
Resolução de problemas
Didactic engineering
Didactic situations theory
Teaching sequence
Troubleshooting
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
title_short A interpretação de enunciados em problemas de aritmética : um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracaju
title_full A interpretação de enunciados em problemas de aritmética : um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracaju
title_fullStr A interpretação de enunciados em problemas de aritmética : um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracaju
title_full_unstemmed A interpretação de enunciados em problemas de aritmética : um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracaju
title_sort A interpretação de enunciados em problemas de aritmética : um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracaju
author Melo, Suzana Gama dos Santos
author_facet Melo, Suzana Gama dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Suzana Gama dos Santos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2177713463189438
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Veleida Anahí da
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7855212836517015
contributor_str_mv Silva, Veleida Anahí da
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia didática
Teoria das situações didáticas
Sequência didática
Resolução de problemas
topic Engenharia didática
Teoria das situações didáticas
Sequência didática
Resolução de problemas
Didactic engineering
Didactic situations theory
Teaching sequence
Troubleshooting
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Didactic engineering
Didactic situations theory
Teaching sequence
Troubleshooting
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
description This research emphasized the didactic engineering methodology developed by Michele Artigue to try to identify the difficulties students, who are in the sixth grade of the elementary school of a public school in Aracaju, have regarding the interpretation of arithmetic problems. We applied a didactic sequence composed by six activities based on Dante´s book (Problem formulation and solving) and inspired by Brousseau´s didactic situations theory. The sequence was analysed according to the Polya schemes. At the end of this analysis we were able to answer the questions of our research. Based on the results, we concluded that, to solve an arithmetic problem situation, it is necessary that the students understand not only the questions proposed, but the students also have to understand the concepts, and they have to be able to develop appropriate algorithms according to each situation and also to want to solve the proposed problem.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T18:15:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T18:15:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELO, Suzana Gama dos Santos. A interpretação de enunciados em problemas de aritmética : um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracaju. 2015. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/5125
identifier_str_mv MELO, Suzana Gama dos Santos. A interpretação de enunciados em problemas de aritmética : um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracaju. 2015. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/5125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5125/1/SUZANA_GAMA_SANTOS_MELO.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5125/2/SUZANA_GAMA_SANTOS_MELO.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5125/3/SUZANA_GAMA_SANTOS_MELO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c8ffd31375b3724a8732b6e5f2b6020
5d52079dafab38291eb8c19d25f5d233
4361eeed144ad7d87ee87ee2317277cb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110822020808704