Atividade digital como complementação colaborativa da sala de aula de inglês da rede pública: uma experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29345 |
Resumo: | As an English teacher, I came upon the lack of motivation of students throughout the elementary school years in the English classes. One possible solution to this problem would be to combine the technological resources in a collaborative way to the teaching and learning of English. Therefore, this study aims to identify the perceptions of students of a public school before and after the application of a digital collaborative activity as a complement in the English classroom. The theoretical basis are the National Curriculum Parameters (BRAZIL, 1998) and authors that explain collaboration and the use of technology as an educational resource. The research is characterized as a case study and was conducted with students from 6th grade in a public school in the city of São Paulo. The results showed that before the activity, the students accepted the possibility of learning in a digital collaborative way, but they did not know how that could occur and imagined activities related to the traditional classroom. After the application, students demonstrated a good acceptance of the activity, declared that the learning was effective and that they were more motivated. The inclusion of digital resources in teaching collaboratively appears as a hope to teachers when the lack of motivation is so big, but it requires investments in equipment and technological training of teachers. |
id |
PUC_SP-1_ee5dec48e2fc258c717ef39a8b348459 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/29345 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramos, Rosinda de Castro GuerraMarinho, Marcos de Souza2022-10-25T21:00:56Z2022-10-25T21:00:56Z2014-12-06Marinho, Marcos de Souza. Atividade digital como complementação colaborativa da sala de aula de inglês da rede pública: uma experiência. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29345As an English teacher, I came upon the lack of motivation of students throughout the elementary school years in the English classes. One possible solution to this problem would be to combine the technological resources in a collaborative way to the teaching and learning of English. Therefore, this study aims to identify the perceptions of students of a public school before and after the application of a digital collaborative activity as a complement in the English classroom. The theoretical basis are the National Curriculum Parameters (BRAZIL, 1998) and authors that explain collaboration and the use of technology as an educational resource. The research is characterized as a case study and was conducted with students from 6th grade in a public school in the city of São Paulo. The results showed that before the activity, the students accepted the possibility of learning in a digital collaborative way, but they did not know how that could occur and imagined activities related to the traditional classroom. After the application, students demonstrated a good acceptance of the activity, declared that the learning was effective and that they were more motivated. The inclusion of digital resources in teaching collaboratively appears as a hope to teachers when the lack of motivation is so big, but it requires investments in equipment and technological training of teachers.Como professor de Inglês, sempre deparei-me com a desmotivação dos alunos ao passar das séries do Ensino Fundamental com as aulas de língua inglesa. Uma possível solução seria aliar os recursos tecnológicos de forma colaborativa ao ensino-aprendizagem. Portanto, este trabalho tem como objetivo verificar as percepções de alunos de uma escola da rede pública antes e depois da aplicação de uma atividade colaborativa digital como complementação da sala de aula de inglês. A fundamentação teórica em que me baseio encontra-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e autores que explicam colaboração e uso de tecnologia como recurso educacional. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso e foi realizada com alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública na zona sul de São Paulo. Os resultados obtidos mostram que antes da realização da atividade os alunos aceitaram a possibilidade de aprender de forma digital e colaborativa, mas não tinham nenhuma clareza de como isso poderia ocorrer e imaginavam atividades ligadas às tradicionais. Após a aplicação da atividade, os alunos demonstraram uma grande aceitação em geral, declararam que a aprendizagem foi efetiva e que se sentiram mais motivados. A inserção de recursos digitais no ensino de forma colaborativa apresenta-se como uma esperança aos professores em um cenário tão marcado pela desmotivação, mas demanda investimentos em equipamentos e em formação tecnológica dos docentes.porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASEnsino de InglêsTecnologiaColaboraçãoMaterial educacional digitalEnglish teachingTechnologyCollaborationDigital educational materialAtividade digital como complementação colaborativa da sala de aula de inglês da rede pública: uma experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMARCOS DE SOUZA MARINHO.pdfapplication/pdf1043878https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29345/1/MARCOS%20DE%20SOUZA%20MARINHO.pdffd65880c83f325a6e921451bb1d1c748MD51TEXTMARCOS DE SOUZA MARINHO.pdf.txtMARCOS DE SOUZA MARINHO.pdf.txtExtracted texttext/plain104853https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29345/2/MARCOS%20DE%20SOUZA%20MARINHO.pdf.txt9fe443181678fe50e57013cba709b45bMD52THUMBNAILMARCOS DE SOUZA MARINHO.pdf.jpgMARCOS DE SOUZA MARINHO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1337https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29345/3/MARCOS%20DE%20SOUZA%20MARINHO.pdf.jpgc6c170feb6e4fa639b4d7e98040a1573MD53handle/293452022-10-26 01:02:39.762oai:repositorio.pucsp.br:handle/29345Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-26T04:02:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atividade digital como complementação colaborativa da sala de aula de inglês da rede pública: uma experiência |
title |
Atividade digital como complementação colaborativa da sala de aula de inglês da rede pública: uma experiência |
spellingShingle |
Atividade digital como complementação colaborativa da sala de aula de inglês da rede pública: uma experiência Marinho, Marcos de Souza CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Ensino de Inglês Tecnologia Colaboração Material educacional digital English teaching Technology Collaboration Digital educational material |
title_short |
Atividade digital como complementação colaborativa da sala de aula de inglês da rede pública: uma experiência |
title_full |
Atividade digital como complementação colaborativa da sala de aula de inglês da rede pública: uma experiência |
title_fullStr |
Atividade digital como complementação colaborativa da sala de aula de inglês da rede pública: uma experiência |
title_full_unstemmed |
Atividade digital como complementação colaborativa da sala de aula de inglês da rede pública: uma experiência |
title_sort |
Atividade digital como complementação colaborativa da sala de aula de inglês da rede pública: uma experiência |
author |
Marinho, Marcos de Souza |
author_facet |
Marinho, Marcos de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Rosinda de Castro Guerra |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinho, Marcos de Souza |
contributor_str_mv |
Ramos, Rosinda de Castro Guerra |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Ensino de Inglês Tecnologia Colaboração Material educacional digital English teaching Technology Collaboration Digital educational material |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Inglês Tecnologia Colaboração Material educacional digital |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
English teaching Technology Collaboration Digital educational material |
description |
As an English teacher, I came upon the lack of motivation of students throughout the elementary school years in the English classes. One possible solution to this problem would be to combine the technological resources in a collaborative way to the teaching and learning of English. Therefore, this study aims to identify the perceptions of students of a public school before and after the application of a digital collaborative activity as a complement in the English classroom. The theoretical basis are the National Curriculum Parameters (BRAZIL, 1998) and authors that explain collaboration and the use of technology as an educational resource. The research is characterized as a case study and was conducted with students from 6th grade in a public school in the city of São Paulo. The results showed that before the activity, the students accepted the possibility of learning in a digital collaborative way, but they did not know how that could occur and imagined activities related to the traditional classroom. After the application, students demonstrated a good acceptance of the activity, declared that the learning was effective and that they were more motivated. The inclusion of digital resources in teaching collaboratively appears as a hope to teachers when the lack of motivation is so big, but it requires investments in equipment and technological training of teachers. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-12-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-25T21:00:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-25T21:00:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Marinho, Marcos de Souza. Atividade digital como complementação colaborativa da sala de aula de inglês da rede pública: uma experiência. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29345 |
identifier_str_mv |
Marinho, Marcos de Souza. Atividade digital como complementação colaborativa da sala de aula de inglês da rede pública: uma experiência. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29345/1/MARCOS%20DE%20SOUZA%20MARINHO.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29345/2/MARCOS%20DE%20SOUZA%20MARINHO.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29345/3/MARCOS%20DE%20SOUZA%20MARINHO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fd65880c83f325a6e921451bb1d1c748 9fe443181678fe50e57013cba709b45b c6c170feb6e4fa639b4d7e98040a1573 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277956572315648 |