Atividade digital como complementação colaborativa da sala de aula de inglês da rede pública: uma experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Marcos de Souza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29345
Resumo: As an English teacher, I came upon the lack of motivation of students throughout the elementary school years in the English classes. One possible solution to this problem would be to combine the technological resources in a collaborative way to the teaching and learning of English. Therefore, this study aims to identify the perceptions of students of a public school before and after the application of a digital collaborative activity as a complement in the English classroom. The theoretical basis are the National Curriculum Parameters (BRAZIL, 1998) and authors that explain collaboration and the use of technology as an educational resource. The research is characterized as a case study and was conducted with students from 6th grade in a public school in the city of São Paulo. The results showed that before the activity, the students accepted the possibility of learning in a digital collaborative way, but they did not know how that could occur and imagined activities related to the traditional classroom. After the application, students demonstrated a good acceptance of the activity, declared that the learning was effective and that they were more motivated. The inclusion of digital resources in teaching collaboratively appears as a hope to teachers when the lack of motivation is so big, but it requires investments in equipment and technological training of teachers.
id PUC_SP-1_ee5dec48e2fc258c717ef39a8b348459
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29345
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ramos, Rosinda de Castro GuerraMarinho, Marcos de Souza2022-10-25T21:00:56Z2022-10-25T21:00:56Z2014-12-06Marinho, Marcos de Souza. Atividade digital como complementação colaborativa da sala de aula de inglês da rede pública: uma experiência. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29345As an English teacher, I came upon the lack of motivation of students throughout the elementary school years in the English classes. One possible solution to this problem would be to combine the technological resources in a collaborative way to the teaching and learning of English. Therefore, this study aims to identify the perceptions of students of a public school before and after the application of a digital collaborative activity as a complement in the English classroom. The theoretical basis are the National Curriculum Parameters (BRAZIL, 1998) and authors that explain collaboration and the use of technology as an educational resource. The research is characterized as a case study and was conducted with students from 6th grade in a public school in the city of São Paulo. The results showed that before the activity, the students accepted the possibility of learning in a digital collaborative way, but they did not know how that could occur and imagined activities related to the traditional classroom. After the application, students demonstrated a good acceptance of the activity, declared that the learning was effective and that they were more motivated. The inclusion of digital resources in teaching collaboratively appears as a hope to teachers when the lack of motivation is so big, but it requires investments in equipment and technological training of teachers.Como professor de Inglês, sempre deparei-me com a desmotivação dos alunos ao passar das séries do Ensino Fundamental com as aulas de língua inglesa. Uma possível solução seria aliar os recursos tecnológicos de forma colaborativa ao ensino-aprendizagem. Portanto, este trabalho tem como objetivo verificar as percepções de alunos de uma escola da rede pública antes e depois da aplicação de uma atividade colaborativa digital como complementação da sala de aula de inglês. A fundamentação teórica em que me baseio encontra-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e autores que explicam colaboração e uso de tecnologia como recurso educacional. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso e foi realizada com alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública na zona sul de São Paulo. Os resultados obtidos mostram que antes da realização da atividade os alunos aceitaram a possibilidade de aprender de forma digital e colaborativa, mas não tinham nenhuma clareza de como isso poderia ocorrer e imaginavam atividades ligadas às tradicionais. Após a aplicação da atividade, os alunos demonstraram uma grande aceitação em geral, declararam que a aprendizagem foi efetiva e que se sentiram mais motivados. A inserção de recursos digitais no ensino de forma colaborativa apresenta-se como uma esperança aos professores em um cenário tão marcado pela desmotivação, mas demanda investimentos em equipamentos e em formação tecnológica dos docentes.porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASEnsino de InglêsTecnologiaColaboraçãoMaterial educacional digitalEnglish teachingTechnologyCollaborationDigital educational materialAtividade digital como complementação colaborativa da sala de aula de inglês da rede pública: uma experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMARCOS DE SOUZA MARINHO.pdfapplication/pdf1043878https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29345/1/MARCOS%20DE%20SOUZA%20MARINHO.pdffd65880c83f325a6e921451bb1d1c748MD51TEXTMARCOS DE SOUZA MARINHO.pdf.txtMARCOS DE SOUZA MARINHO.pdf.txtExtracted texttext/plain104853https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29345/2/MARCOS%20DE%20SOUZA%20MARINHO.pdf.txt9fe443181678fe50e57013cba709b45bMD52THUMBNAILMARCOS DE SOUZA MARINHO.pdf.jpgMARCOS DE SOUZA MARINHO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1337https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29345/3/MARCOS%20DE%20SOUZA%20MARINHO.pdf.jpgc6c170feb6e4fa639b4d7e98040a1573MD53handle/293452022-10-26 01:02:39.762oai:repositorio.pucsp.br:handle/29345Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-26T04:02:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atividade digital como complementação colaborativa da sala de aula de inglês da rede pública: uma experiência
title Atividade digital como complementação colaborativa da sala de aula de inglês da rede pública: uma experiência
spellingShingle Atividade digital como complementação colaborativa da sala de aula de inglês da rede pública: uma experiência
Marinho, Marcos de Souza
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Ensino de Inglês
Tecnologia
Colaboração
Material educacional digital
English teaching
Technology
Collaboration
Digital educational material
title_short Atividade digital como complementação colaborativa da sala de aula de inglês da rede pública: uma experiência
title_full Atividade digital como complementação colaborativa da sala de aula de inglês da rede pública: uma experiência
title_fullStr Atividade digital como complementação colaborativa da sala de aula de inglês da rede pública: uma experiência
title_full_unstemmed Atividade digital como complementação colaborativa da sala de aula de inglês da rede pública: uma experiência
title_sort Atividade digital como complementação colaborativa da sala de aula de inglês da rede pública: uma experiência
author Marinho, Marcos de Souza
author_facet Marinho, Marcos de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Rosinda de Castro Guerra
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Marcos de Souza
contributor_str_mv Ramos, Rosinda de Castro Guerra
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Ensino de Inglês
Tecnologia
Colaboração
Material educacional digital
English teaching
Technology
Collaboration
Digital educational material
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Inglês
Tecnologia
Colaboração
Material educacional digital
dc.subject.eng.fl_str_mv English teaching
Technology
Collaboration
Digital educational material
description As an English teacher, I came upon the lack of motivation of students throughout the elementary school years in the English classes. One possible solution to this problem would be to combine the technological resources in a collaborative way to the teaching and learning of English. Therefore, this study aims to identify the perceptions of students of a public school before and after the application of a digital collaborative activity as a complement in the English classroom. The theoretical basis are the National Curriculum Parameters (BRAZIL, 1998) and authors that explain collaboration and the use of technology as an educational resource. The research is characterized as a case study and was conducted with students from 6th grade in a public school in the city of São Paulo. The results showed that before the activity, the students accepted the possibility of learning in a digital collaborative way, but they did not know how that could occur and imagined activities related to the traditional classroom. After the application, students demonstrated a good acceptance of the activity, declared that the learning was effective and that they were more motivated. The inclusion of digital resources in teaching collaboratively appears as a hope to teachers when the lack of motivation is so big, but it requires investments in equipment and technological training of teachers.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-25T21:00:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-25T21:00:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Marinho, Marcos de Souza. Atividade digital como complementação colaborativa da sala de aula de inglês da rede pública: uma experiência. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29345
identifier_str_mv Marinho, Marcos de Souza. Atividade digital como complementação colaborativa da sala de aula de inglês da rede pública: uma experiência. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29345/1/MARCOS%20DE%20SOUZA%20MARINHO.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29345/2/MARCOS%20DE%20SOUZA%20MARINHO.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29345/3/MARCOS%20DE%20SOUZA%20MARINHO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fd65880c83f325a6e921451bb1d1c748
9fe443181678fe50e57013cba709b45b
c6c170feb6e4fa639b4d7e98040a1573
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277956572315648