A modalidade oral e os cadernos de inglês do Estado de São Paulo: proposta de complementação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Juliana Munhoz dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13724
Resumo: This research aims to investigate what the senses and meanings that the English public school teacher attributes to the oral modality at the Public School and how teachers evaluate a complementary oral material with oral activities. This study was conducted from the perspective of Critical Applied Linguistics, based on Moita Lopes (2006). It is based on socio-cultural-historical theory (VYGOTSKY, [1934] 2013) and in oral concepts discussed by Marcuschi (2008); Savignon (1997) and Byrne (1976). The methodology used is the critical-interpretive (MOITA LOPES, 1994; 1996); and the data were collected through an online questionnaire, a reflective conversation on the material created by the researcher and a reflective conversation about orality in English classes. For analysis and discussion of the results, it was used the thematic content category by Bronckart ([1997] 1999), evidenced by lexical choices of the participants, about the orality and about the complementary material as well. The results can guide a more specific work about the oral modality in English language classes at the public schools, enabling the transformation of practices in the classroom
id PUC_SP-1_9bddd306ddee4e342f127680e31cbc6a
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/13724
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Lessa, Angela Brambila Cavenaghi Themudohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4657111H7Santos, Juliana Munhoz dos2016-04-28T18:23:02Z2015-03-252015-03-02Santos, Juliana Munhoz dos. A modalidade oral e os cadernos de inglês do Estado de São Paulo: proposta de complementação. 2015. 146 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13724This research aims to investigate what the senses and meanings that the English public school teacher attributes to the oral modality at the Public School and how teachers evaluate a complementary oral material with oral activities. This study was conducted from the perspective of Critical Applied Linguistics, based on Moita Lopes (2006). It is based on socio-cultural-historical theory (VYGOTSKY, [1934] 2013) and in oral concepts discussed by Marcuschi (2008); Savignon (1997) and Byrne (1976). The methodology used is the critical-interpretive (MOITA LOPES, 1994; 1996); and the data were collected through an online questionnaire, a reflective conversation on the material created by the researcher and a reflective conversation about orality in English classes. For analysis and discussion of the results, it was used the thematic content category by Bronckart ([1997] 1999), evidenced by lexical choices of the participants, about the orality and about the complementary material as well. The results can guide a more specific work about the oral modality in English language classes at the public schools, enabling the transformation of practices in the classroomEsta pesquisa tem como tema o ensino de Língua Inglesa na escola pública estadual e objetiva investigar quais os sentido-e-significados que o professor de inglês de escola pública atribui à modalidade oral e como os professores avaliam uma proposta de complementação dos cadernos com atividades orais. Este estudo foi realizado dentro da perspectiva da Linguística Aplicada Crítica, com base em Moita Lopes (2006), e apoia-se na teoria sócio-histórico-cultural (VYGOTSKY, [1934] 2013 e seus colaboradores) e nos conceitos de oralidade discutidos por (Marcuschi (2008); Savignon(1997); Byrne(1976) e Paiva (2009). A metodologia de pesquisa utilizada é a crítico-interpretativista (Moita Lopes, 1994;1996; e os dados foram coletado por meio de um questionário online, uma conversa reflexiva sobre o material criado pela pesquisadora e uma outra conversa reflexiva sobre a oralidade nas aulas de Língua Inglesa. Para análise e discussão dos resultados foi utilizada a categoria de conteúdo temático (BRONCKART, [1997] 1999), evidenciada pelas escolhas lexicais dos participantes, tendo como eixos de interpretação de análise os sentidos-e-significados atribuídos pelos professores participantes tanto para a oralidade quanto sobre o material criado. Os resultados obtidos podem nortear um trabalho mais especifico a respeito da modalidade oral nas aulas de Língua Inglesa da rede pública, possibilitando a transformação de práticas em sala de aulaSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30517/Juliana%20Munhoz%20dos%20Santos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaOralidadeCadernos de InglêsMaterial complementar oralSentidos-e-significadosOralityEnglish materialOral complementary materialSenses and meaningsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAA modalidade oral e os cadernos de inglês do Estado de São Paulo: proposta de complementaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTJuliana Munhoz dos Santos.pdf.txtJuliana Munhoz dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain303873https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13724/3/Juliana%20Munhoz%20dos%20Santos.pdf.txt06ab0aa92ff7b76e8ed9e720a36fc7b5MD53ORIGINALJuliana Munhoz dos Santos.pdfapplication/pdf1264768https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13724/1/Juliana%20Munhoz%20dos%20Santos.pdffe046c330e1e41cf4589fb18ccfaaca1MD51THUMBNAILJuliana Munhoz dos Santos.pdf.jpgJuliana Munhoz dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13724/2/Juliana%20Munhoz%20dos%20Santos.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/137242022-04-27 22:36:20.643oai:repositorio.pucsp.br:handle/13724Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T01:36:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A modalidade oral e os cadernos de inglês do Estado de São Paulo: proposta de complementação
title A modalidade oral e os cadernos de inglês do Estado de São Paulo: proposta de complementação
spellingShingle A modalidade oral e os cadernos de inglês do Estado de São Paulo: proposta de complementação
Santos, Juliana Munhoz dos
Oralidade
Cadernos de Inglês
Material complementar oral
Sentidos-e-significados
Orality
English material
Oral complementary material
Senses and meanings
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short A modalidade oral e os cadernos de inglês do Estado de São Paulo: proposta de complementação
title_full A modalidade oral e os cadernos de inglês do Estado de São Paulo: proposta de complementação
title_fullStr A modalidade oral e os cadernos de inglês do Estado de São Paulo: proposta de complementação
title_full_unstemmed A modalidade oral e os cadernos de inglês do Estado de São Paulo: proposta de complementação
title_sort A modalidade oral e os cadernos de inglês do Estado de São Paulo: proposta de complementação
author Santos, Juliana Munhoz dos
author_facet Santos, Juliana Munhoz dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lessa, Angela Brambila Cavenaghi Themudo
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4657111H7
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Juliana Munhoz dos
contributor_str_mv Lessa, Angela Brambila Cavenaghi Themudo
dc.subject.por.fl_str_mv Oralidade
Cadernos de Inglês
Material complementar oral
Sentidos-e-significados
topic Oralidade
Cadernos de Inglês
Material complementar oral
Sentidos-e-significados
Orality
English material
Oral complementary material
Senses and meanings
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv Orality
English material
Oral complementary material
Senses and meanings
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description This research aims to investigate what the senses and meanings that the English public school teacher attributes to the oral modality at the Public School and how teachers evaluate a complementary oral material with oral activities. This study was conducted from the perspective of Critical Applied Linguistics, based on Moita Lopes (2006). It is based on socio-cultural-historical theory (VYGOTSKY, [1934] 2013) and in oral concepts discussed by Marcuschi (2008); Savignon (1997) and Byrne (1976). The methodology used is the critical-interpretive (MOITA LOPES, 1994; 1996); and the data were collected through an online questionnaire, a reflective conversation on the material created by the researcher and a reflective conversation about orality in English classes. For analysis and discussion of the results, it was used the thematic content category by Bronckart ([1997] 1999), evidenced by lexical choices of the participants, about the orality and about the complementary material as well. The results can guide a more specific work about the oral modality in English language classes at the public schools, enabling the transformation of practices in the classroom
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-25
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T18:23:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Juliana Munhoz dos. A modalidade oral e os cadernos de inglês do Estado de São Paulo: proposta de complementação. 2015. 146 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13724
identifier_str_mv Santos, Juliana Munhoz dos. A modalidade oral e os cadernos de inglês do Estado de São Paulo: proposta de complementação. 2015. 146 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Lingüística
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13724/3/Juliana%20Munhoz%20dos%20Santos.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13724/1/Juliana%20Munhoz%20dos%20Santos.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13724/2/Juliana%20Munhoz%20dos%20Santos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 06ab0aa92ff7b76e8ed9e720a36fc7b5
fe046c330e1e41cf4589fb18ccfaaca1
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796051507412992