O psicopedagogo no processo de inclusão escolar: tutoria - uma prática possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Panis, Lucimara Dutra Fogaça
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34804
Resumo: This paper aims to raise questions for the inclusion process mandatory in educational institutions in the public and private network. It also intends to present a model for the inclusion assists with the accompaniment of a professional educational psychology addressing the considerations inherent in this process, leading to a reflection of the role that professional. We also discuss considerations about mentoring as a tool for inclusion and reflect on aspects and possible interventions to work effectively inclusive targeting the student, the school, the family and the tutor
id PUC_SP-1_f0410be3d777c897974ec848fc75387f
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/34804
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Teixeira, Vera Regina VitaglianoPanis, Lucimara Dutra Fogaça2023-07-05T19:35:51Z2023-07-05T19:35:51Z2013-10-17Panis, Lucimara Dutra Fogaça. O psicopedagogo no processo de inclusão escolar: tutoria - uma prática possível. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34804This paper aims to raise questions for the inclusion process mandatory in educational institutions in the public and private network. It also intends to present a model for the inclusion assists with the accompaniment of a professional educational psychology addressing the considerations inherent in this process, leading to a reflection of the role that professional. We also discuss considerations about mentoring as a tool for inclusion and reflect on aspects and possible interventions to work effectively inclusive targeting the student, the school, the family and the tutorO presente trabalho tem o objetivo de levantar questões para o processo de inclusão obrigatório nas instituições de ensino da rede privada e pública. Pretende ainda, apresentar um modelo de auxílio à inclusão com o acompanhamento de um profissional da psicopedagogia abordando as considerações inerentes a esse processo, levando à reflexão do papel fundamental desse profissional. Discute-se também ponderações sobre a tutoria como uma ferramenta para inclusão e também de refletir sobre seus aspectos e as intervenções possíveis para um trabalho efetivamente inclusivo visando o aluno, a escola, a família e o tutorporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em PsicopedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALPsicopedagogiaInclusão EducacionalTutoriaPsychologyEducational InclusionMentoringO psicopedagogo no processo de inclusão escolar: tutoria - uma prática possívelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALLucimara Dutra Fogaça Panis.pdfapplication/pdf1042362https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34804/1/Lucimara%20Dutra%20Foga%c3%a7a%20Panis.pdfeb73d11b38a595c0f7044b72e0f55837MD51TEXTLucimara Dutra Fogaça Panis.pdf.txtLucimara Dutra Fogaça Panis.pdf.txtExtracted texttext/plain60211https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34804/2/Lucimara%20Dutra%20Foga%c3%a7a%20Panis.pdf.txt039d1e7178dfb949bcd0a36f015f5536MD52THUMBNAILLucimara Dutra Fogaça Panis.pdf.jpgLucimara Dutra Fogaça Panis.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1143https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34804/3/Lucimara%20Dutra%20Foga%c3%a7a%20Panis.pdf.jpg4a7bbabca5f5058e36adbc4f08f34dc9MD53handle/348042023-07-06 01:26:09.185oai:repositorio.pucsp.br:handle/34804Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:26:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O psicopedagogo no processo de inclusão escolar: tutoria - uma prática possível
title O psicopedagogo no processo de inclusão escolar: tutoria - uma prática possível
spellingShingle O psicopedagogo no processo de inclusão escolar: tutoria - uma prática possível
Panis, Lucimara Dutra Fogaça
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Psicopedagogia
Inclusão Educacional
Tutoria
Psychology
Educational Inclusion
Mentoring
title_short O psicopedagogo no processo de inclusão escolar: tutoria - uma prática possível
title_full O psicopedagogo no processo de inclusão escolar: tutoria - uma prática possível
title_fullStr O psicopedagogo no processo de inclusão escolar: tutoria - uma prática possível
title_full_unstemmed O psicopedagogo no processo de inclusão escolar: tutoria - uma prática possível
title_sort O psicopedagogo no processo de inclusão escolar: tutoria - uma prática possível
author Panis, Lucimara Dutra Fogaça
author_facet Panis, Lucimara Dutra Fogaça
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Teixeira, Vera Regina Vitagliano
dc.contributor.author.fl_str_mv Panis, Lucimara Dutra Fogaça
contributor_str_mv Teixeira, Vera Regina Vitagliano
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Psicopedagogia
Inclusão Educacional
Tutoria
Psychology
Educational Inclusion
Mentoring
dc.subject.por.fl_str_mv Psicopedagogia
Inclusão Educacional
Tutoria
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychology
Educational Inclusion
Mentoring
description This paper aims to raise questions for the inclusion process mandatory in educational institutions in the public and private network. It also intends to present a model for the inclusion assists with the accompaniment of a professional educational psychology addressing the considerations inherent in this process, leading to a reflection of the role that professional. We also discuss considerations about mentoring as a tool for inclusion and reflect on aspects and possible interventions to work effectively inclusive targeting the student, the school, the family and the tutor
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:35:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:35:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Panis, Lucimara Dutra Fogaça. O psicopedagogo no processo de inclusão escolar: tutoria - uma prática possível. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34804
identifier_str_mv Panis, Lucimara Dutra Fogaça. O psicopedagogo no processo de inclusão escolar: tutoria - uma prática possível. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Psicopedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34804/1/Lucimara%20Dutra%20Foga%c3%a7a%20Panis.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34804/2/Lucimara%20Dutra%20Foga%c3%a7a%20Panis.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34804/3/Lucimara%20Dutra%20Foga%c3%a7a%20Panis.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv eb73d11b38a595c0f7044b72e0f55837
039d1e7178dfb949bcd0a36f015f5536
4a7bbabca5f5058e36adbc4f08f34dc9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277844483735552