O psicopedagogo no processo de inclusão escolar: tutoria - uma prática possível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34804 |
Resumo: | This paper aims to raise questions for the inclusion process mandatory in educational institutions in the public and private network. It also intends to present a model for the inclusion assists with the accompaniment of a professional educational psychology addressing the considerations inherent in this process, leading to a reflection of the role that professional. We also discuss considerations about mentoring as a tool for inclusion and reflect on aspects and possible interventions to work effectively inclusive targeting the student, the school, the family and the tutor |
id |
PUC_SP-1_f0410be3d777c897974ec848fc75387f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/34804 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Teixeira, Vera Regina VitaglianoPanis, Lucimara Dutra Fogaça2023-07-05T19:35:51Z2023-07-05T19:35:51Z2013-10-17Panis, Lucimara Dutra Fogaça. O psicopedagogo no processo de inclusão escolar: tutoria - uma prática possível. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34804This paper aims to raise questions for the inclusion process mandatory in educational institutions in the public and private network. It also intends to present a model for the inclusion assists with the accompaniment of a professional educational psychology addressing the considerations inherent in this process, leading to a reflection of the role that professional. We also discuss considerations about mentoring as a tool for inclusion and reflect on aspects and possible interventions to work effectively inclusive targeting the student, the school, the family and the tutorO presente trabalho tem o objetivo de levantar questões para o processo de inclusão obrigatório nas instituições de ensino da rede privada e pública. Pretende ainda, apresentar um modelo de auxílio à inclusão com o acompanhamento de um profissional da psicopedagogia abordando as considerações inerentes a esse processo, levando à reflexão do papel fundamental desse profissional. Discute-se também ponderações sobre a tutoria como uma ferramenta para inclusão e também de refletir sobre seus aspectos e as intervenções possíveis para um trabalho efetivamente inclusivo visando o aluno, a escola, a família e o tutorporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em PsicopedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALPsicopedagogiaInclusão EducacionalTutoriaPsychologyEducational InclusionMentoringO psicopedagogo no processo de inclusão escolar: tutoria - uma prática possívelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALLucimara Dutra Fogaça Panis.pdfapplication/pdf1042362https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34804/1/Lucimara%20Dutra%20Foga%c3%a7a%20Panis.pdfeb73d11b38a595c0f7044b72e0f55837MD51TEXTLucimara Dutra Fogaça Panis.pdf.txtLucimara Dutra Fogaça Panis.pdf.txtExtracted texttext/plain60211https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34804/2/Lucimara%20Dutra%20Foga%c3%a7a%20Panis.pdf.txt039d1e7178dfb949bcd0a36f015f5536MD52THUMBNAILLucimara Dutra Fogaça Panis.pdf.jpgLucimara Dutra Fogaça Panis.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1143https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34804/3/Lucimara%20Dutra%20Foga%c3%a7a%20Panis.pdf.jpg4a7bbabca5f5058e36adbc4f08f34dc9MD53handle/348042023-07-06 01:26:09.185oai:repositorio.pucsp.br:handle/34804Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:26:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O psicopedagogo no processo de inclusão escolar: tutoria - uma prática possível |
title |
O psicopedagogo no processo de inclusão escolar: tutoria - uma prática possível |
spellingShingle |
O psicopedagogo no processo de inclusão escolar: tutoria - uma prática possível Panis, Lucimara Dutra Fogaça CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL Psicopedagogia Inclusão Educacional Tutoria Psychology Educational Inclusion Mentoring |
title_short |
O psicopedagogo no processo de inclusão escolar: tutoria - uma prática possível |
title_full |
O psicopedagogo no processo de inclusão escolar: tutoria - uma prática possível |
title_fullStr |
O psicopedagogo no processo de inclusão escolar: tutoria - uma prática possível |
title_full_unstemmed |
O psicopedagogo no processo de inclusão escolar: tutoria - uma prática possível |
title_sort |
O psicopedagogo no processo de inclusão escolar: tutoria - uma prática possível |
author |
Panis, Lucimara Dutra Fogaça |
author_facet |
Panis, Lucimara Dutra Fogaça |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Teixeira, Vera Regina Vitagliano |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Panis, Lucimara Dutra Fogaça |
contributor_str_mv |
Teixeira, Vera Regina Vitagliano |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL Psicopedagogia Inclusão Educacional Tutoria Psychology Educational Inclusion Mentoring |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicopedagogia Inclusão Educacional Tutoria |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Psychology Educational Inclusion Mentoring |
description |
This paper aims to raise questions for the inclusion process mandatory in educational institutions in the public and private network. It also intends to present a model for the inclusion assists with the accompaniment of a professional educational psychology addressing the considerations inherent in this process, leading to a reflection of the role that professional. We also discuss considerations about mentoring as a tool for inclusion and reflect on aspects and possible interventions to work effectively inclusive targeting the student, the school, the family and the tutor |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-10-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:35:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:35:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Panis, Lucimara Dutra Fogaça. O psicopedagogo no processo de inclusão escolar: tutoria - uma prática possível. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34804 |
identifier_str_mv |
Panis, Lucimara Dutra Fogaça. O psicopedagogo no processo de inclusão escolar: tutoria - uma prática possível. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Psicopedagogia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34804/1/Lucimara%20Dutra%20Foga%c3%a7a%20Panis.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34804/2/Lucimara%20Dutra%20Foga%c3%a7a%20Panis.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34804/3/Lucimara%20Dutra%20Foga%c3%a7a%20Panis.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eb73d11b38a595c0f7044b72e0f55837 039d1e7178dfb949bcd0a36f015f5536 4a7bbabca5f5058e36adbc4f08f34dc9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277844483735552 |