Uma análise da introdução do cálculo da medida de área de figuras planas em livros didáticos do 6° ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Alex Sandro Miranda de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33737
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar as abordagens de medida de área em um Livro Didático aprovado pelo PNLD no ano de 2014 à luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD) desenvolvida por Yves Chevallard. Os trabalhos de Douady e Perrin-Glorian e Facco, segundo os quais o tratamento de área como uma grandeza favorece são a base para as análises realizadas. O estudo foi desenvolvido em três partes. A primeira faz um levantamento de estudos relacionados ao tema e, de como documentos oficiais, como os PCN, a Proposta Curricular do Estado de São Paulo e o PNLD expressam o tratamento que deve ser realizado no tema área de figuras planas. Na segunda parte foi realizada uma fundamentação teórica da Teoria utilizada para as análises, juntamente como o problema de pesquisa e os métodos e procedimentos que serão utilizados no mesmo. A terceira parte se faz das análises realizadas da Organização Matemática do Livro Didático escolhido. Os resultados estão expressos nas considerações finais, indicando que a ênfase dada no Livro Didático do tema escolhido é insuficiente e deixa a desejar em alguns aspectos, como o uso de softwares e a distribuição da quantidade de atividades para cada figura geométrica. Os tipos de tarefa que mais aparecem são o de calcular a medida de área de figuras planas, mostrando um foco maior no cálculo da medida de área, não explorando com clareza a grandeza. Os tipos de tarefas predominantes são do cálculo da medida de área de retângulos, quadrados e triângulos, deixando de explorar com mais dedicação a mudança da unidade de medida, ladrilhamento, composição e decomposição de figuras, montagem de figuras e o trabalho com softwares ou outras ferramentas que poderiam ser utilizadas, como o esquadro, a régua entre outros. O bloco teórico-tecnológico é unânime ao conceito e propriedades de figuras geométricas planas
id PUC_SP-1_f248af698197d54ad6d543e0345e70ab
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/33737
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Silva, Maria José Ferreira daCastro, Alex Sandro Miranda de2023-07-05T19:23:06Z2023-07-05T19:23:06Z2015-02-09Castro, Alex Sandro Miranda de. Uma análise da introdução do cálculo da medida de área de figuras planas em livros didáticos do 6° ano. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33737O presente estudo teve como objetivo analisar as abordagens de medida de área em um Livro Didático aprovado pelo PNLD no ano de 2014 à luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD) desenvolvida por Yves Chevallard. Os trabalhos de Douady e Perrin-Glorian e Facco, segundo os quais o tratamento de área como uma grandeza favorece são a base para as análises realizadas. O estudo foi desenvolvido em três partes. A primeira faz um levantamento de estudos relacionados ao tema e, de como documentos oficiais, como os PCN, a Proposta Curricular do Estado de São Paulo e o PNLD expressam o tratamento que deve ser realizado no tema área de figuras planas. Na segunda parte foi realizada uma fundamentação teórica da Teoria utilizada para as análises, juntamente como o problema de pesquisa e os métodos e procedimentos que serão utilizados no mesmo. A terceira parte se faz das análises realizadas da Organização Matemática do Livro Didático escolhido. Os resultados estão expressos nas considerações finais, indicando que a ênfase dada no Livro Didático do tema escolhido é insuficiente e deixa a desejar em alguns aspectos, como o uso de softwares e a distribuição da quantidade de atividades para cada figura geométrica. Os tipos de tarefa que mais aparecem são o de calcular a medida de área de figuras planas, mostrando um foco maior no cálculo da medida de área, não explorando com clareza a grandeza. Os tipos de tarefas predominantes são do cálculo da medida de área de retângulos, quadrados e triângulos, deixando de explorar com mais dedicação a mudança da unidade de medida, ladrilhamento, composição e decomposição de figuras, montagem de figuras e o trabalho com softwares ou outras ferramentas que poderiam ser utilizadas, como o esquadro, a régua entre outros. O bloco teórico-tecnológico é unânime ao conceito e propriedades de figuras geométricas planasporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e MetodológicosPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICALivro didáticoMedida de áreaTeoria antropológica do didáticoUma análise da introdução do cálculo da medida de área de figuras planas em livros didáticos do 6° anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALALEX SANDRO MIRANDA DE CASTRO.pdfapplication/pdf1536122https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33737/1/ALEX%20SANDRO%20MIRANDA%20DE%20CASTRO.pdf205c987447f9fe677f062427b51e9b20MD51TEXTALEX SANDRO MIRANDA DE CASTRO.pdf.txtALEX SANDRO MIRANDA DE CASTRO.pdf.txtExtracted texttext/plain84753https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33737/2/ALEX%20SANDRO%20MIRANDA%20DE%20CASTRO.pdf.txt3f2ea8a3af14e9d90ecd07bd373be0a1MD52THUMBNAILALEX SANDRO MIRANDA DE CASTRO.pdf.jpgALEX SANDRO MIRANDA DE CASTRO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1379https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33737/3/ALEX%20SANDRO%20MIRANDA%20DE%20CASTRO.pdf.jpg76238308feef58b6f365d502b4059cc8MD53handle/337372023-07-06 01:11:53.097oai:repositorio.pucsp.br:handle/33737Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:11:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise da introdução do cálculo da medida de área de figuras planas em livros didáticos do 6° ano
title Uma análise da introdução do cálculo da medida de área de figuras planas em livros didáticos do 6° ano
spellingShingle Uma análise da introdução do cálculo da medida de área de figuras planas em livros didáticos do 6° ano
Castro, Alex Sandro Miranda de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Livro didático
Medida de área
Teoria antropológica do didático
title_short Uma análise da introdução do cálculo da medida de área de figuras planas em livros didáticos do 6° ano
title_full Uma análise da introdução do cálculo da medida de área de figuras planas em livros didáticos do 6° ano
title_fullStr Uma análise da introdução do cálculo da medida de área de figuras planas em livros didáticos do 6° ano
title_full_unstemmed Uma análise da introdução do cálculo da medida de área de figuras planas em livros didáticos do 6° ano
title_sort Uma análise da introdução do cálculo da medida de área de figuras planas em livros didáticos do 6° ano
author Castro, Alex Sandro Miranda de
author_facet Castro, Alex Sandro Miranda de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Maria José Ferreira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Alex Sandro Miranda de
contributor_str_mv Silva, Maria José Ferreira da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Livro didático
Medida de área
Teoria antropológica do didático
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Medida de área
Teoria antropológica do didático
description O presente estudo teve como objetivo analisar as abordagens de medida de área em um Livro Didático aprovado pelo PNLD no ano de 2014 à luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD) desenvolvida por Yves Chevallard. Os trabalhos de Douady e Perrin-Glorian e Facco, segundo os quais o tratamento de área como uma grandeza favorece são a base para as análises realizadas. O estudo foi desenvolvido em três partes. A primeira faz um levantamento de estudos relacionados ao tema e, de como documentos oficiais, como os PCN, a Proposta Curricular do Estado de São Paulo e o PNLD expressam o tratamento que deve ser realizado no tema área de figuras planas. Na segunda parte foi realizada uma fundamentação teórica da Teoria utilizada para as análises, juntamente como o problema de pesquisa e os métodos e procedimentos que serão utilizados no mesmo. A terceira parte se faz das análises realizadas da Organização Matemática do Livro Didático escolhido. Os resultados estão expressos nas considerações finais, indicando que a ênfase dada no Livro Didático do tema escolhido é insuficiente e deixa a desejar em alguns aspectos, como o uso de softwares e a distribuição da quantidade de atividades para cada figura geométrica. Os tipos de tarefa que mais aparecem são o de calcular a medida de área de figuras planas, mostrando um foco maior no cálculo da medida de área, não explorando com clareza a grandeza. Os tipos de tarefas predominantes são do cálculo da medida de área de retângulos, quadrados e triângulos, deixando de explorar com mais dedicação a mudança da unidade de medida, ladrilhamento, composição e decomposição de figuras, montagem de figuras e o trabalho com softwares ou outras ferramentas que poderiam ser utilizadas, como o esquadro, a régua entre outros. O bloco teórico-tecnológico é unânime ao conceito e propriedades de figuras geométricas planas
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:23:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:23:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Castro, Alex Sandro Miranda de. Uma análise da introdução do cálculo da medida de área de figuras planas em livros didáticos do 6° ano. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33737
identifier_str_mv Castro, Alex Sandro Miranda de. Uma análise da introdução do cálculo da medida de área de figuras planas em livros didáticos do 6° ano. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33737/1/ALEX%20SANDRO%20MIRANDA%20DE%20CASTRO.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33737/2/ALEX%20SANDRO%20MIRANDA%20DE%20CASTRO.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33737/3/ALEX%20SANDRO%20MIRANDA%20DE%20CASTRO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 205c987447f9fe677f062427b51e9b20
3f2ea8a3af14e9d90ecd07bd373be0a1
76238308feef58b6f365d502b4059cc8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277785136431104